No Japão, “boom” de compras online está a esgotar números de cartões de crédito

As empresas japonesas emissoras de cartões de crédito receiam ficar sem combinações de 16 dígitos, uma situação provocada pelo crescimento das compras online e pelo programa nacional de recompensas para incentivar as transações sem dinheiro.

As empresas japonesas emissoras de cartões de crédito estão a ficar sem combinações de 16 dígitos, uma vez que o aparecimento do novo coronavírus, e o consequente confinamento, provocou um “boom” das compras online, avança o jornal The Mainichi.

Além do aumento dos pagamentos com cartão de crédito, a situação também está a ser dificultada desde que, em outubro de 2019, o Governo nipónico introduziu um programa de recompensas baseado num sistema de pontos para incentivar as transações sem dinheiro, o que fez aumentar a emissão de cartões.

Embora este crescimento seja vantajoso para as empresas emissoras de cartões de crédito, também representa um problema. Atualmente, há cerca de 280 empresas no Japão, a larga maioria das quais emite cartões com 16 dígitos por fazer parceria com marcas internacionais como Visa, Mastercard e JCB.

Os primeiros seis dígitos representam o país, a marca e o tipo da entidade emissora do cartão, entre outros elementos. Os restantes dez são administrados pelas próprias empresas e mostram informações como, por exemplo, o número da conta e o tipo de inscrição do titular do cartão.

De acordo com a Associação Japonesa de Crédito ao Consumidor, o número de cartões de crédito emitidos no país, em março de 2019, era de 283 milhões, um número que aumenta cerca de 2% ao ano.

Para fazer face a esta situação, algumas empresas estão a “reciclar” números de cartões de crédito que já expiraram ou que foram cancelados, embora esta estratégia não vá resolver o problema a longo prazo (e aumenta, também, o risco de fraude).

Em declarações ao jornal japonês, fonte próxima desta indústria diz que a solução para lidar com este problema é aumentar o número de dígitos. No entanto, esta mudança pode ter um custo entre 10 mil milhões e 100 mil milhões de ienes (cerca de 80 milhões e 800 milhões de euros).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …