Japão declara guerra aos fax (e quer acabar com o tradicional carimbo Hanko)

Depois de ser escolhido como ministro da reforma administrativa, o primeiro-ministro Taro Kono não perdeu muito tempo a travar uma guerra contra os emblemas da burocracia japonesa.

De acordo com o Japan Times, na sexta-feira passada, o primeiro-ministro japonês Taro Kono disse que não considera o fax necessário, uma vez que é mais um desperdício de papel.

“Para ser honesto, não acho que existam muitos procedimentos administrativos que realmente precisem de ser impressos em papel e fax”, disse Kono. “Por que precisamos de imprimir em papel? Em muitos casos, isso ocorre simplesmente porque o carimbo hanko é necessário. Portanto, se conseguirmos acabar com essa cultura, isso irá naturalmente dispensar a necessidade de impressão e envio de fax”.

Hanko, também conhecido como inkan, é um carimbo pessoal que soletra o nome de uma pessoa e é usado como prova de autenticação para uma série de documentos públicos e formulários de inscrição. Na maioria dos casos, o hanko deve ser carimbado manualmente, forçando muitos a comparecer aos escritórios da empresa só para esse propósito.

A prática passou por um escrutínio intenso no início deste ano, quando forçou milhares de empresários a deslocarem-se aos seus locais de trabalho – mesmo quando o Japão se via a braços com a pandemia de covid-19.

A ideia de reduzir o uso de papel é apoiada pelo ministro do Meio Ambiente, Shinjiro Koizumi. O ministério “eliminou” o uso de hanko, um carimbo individual para certos papéis, como o formulário de pedido de licença-maternidade.

Numa entrevista coletiva na sexta-feira, Koizumi disse que “têm um selo hanko especial que apenas o ministro tem permissão para usar”. “A minha equipa, às vezes, vem ao meu gabinete apenas para pedir que eu carimbe documentos. É muito ineficiente”, referiu.

Apesar de já estarem bastante absoletos, os fax ainda são comuns e os maiores compradores são dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Reino Unido, respetivamente.

Além disso, 17 mil milhões de documentos são enviados todos os anos – tudo graças aos 43 milhões de fax em uso atualmente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …