/

Japão declara guerra aos fax (e quer acabar com o tradicional carimbo Hanko)

Depois de ser escolhido como ministro da reforma administrativa, o primeiro-ministro Taro Kono não perdeu muito tempo a travar uma guerra contra os emblemas da burocracia japonesa.

De acordo com o Japan Times, na sexta-feira passada, o primeiro-ministro japonês Taro Kono disse que não considera o fax necessário, uma vez que é mais um desperdício de papel.

“Para ser honesto, não acho que existam muitos procedimentos administrativos que realmente precisem de ser impressos em papel e fax”, disse Kono. “Por que precisamos de imprimir em papel? Em muitos casos, isso ocorre simplesmente porque o carimbo hanko é necessário. Portanto, se conseguirmos acabar com essa cultura, isso irá naturalmente dispensar a necessidade de impressão e envio de fax”.

Hanko, também conhecido como inkan, é um carimbo pessoal que soletra o nome de uma pessoa e é usado como prova de autenticação para uma série de documentos públicos e formulários de inscrição. Na maioria dos casos, o hanko deve ser carimbado manualmente, forçando muitos a comparecer aos escritórios da empresa só para esse propósito.

A prática passou por um escrutínio intenso no início deste ano, quando forçou milhares de empresários a deslocarem-se aos seus locais de trabalho – mesmo quando o Japão se via a braços com a pandemia de covid-19.

A ideia de reduzir o uso de papel é apoiada pelo ministro do Meio Ambiente, Shinjiro Koizumi. O ministério “eliminou” o uso de hanko, um carimbo individual para certos papéis, como o formulário de pedido de licença-maternidade.

Numa entrevista coletiva na sexta-feira, Koizumi disse que “têm um selo hanko especial que apenas o ministro tem permissão para usar”. “A minha equipa, às vezes, vem ao meu gabinete apenas para pedir que eu carimbe documentos. É muito ineficiente”, referiu.

Apesar de já estarem bastante absoletos, os fax ainda são comuns e os maiores compradores são dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Reino Unido, respetivamente.

Além disso, 17 mil milhões de documentos são enviados todos os anos – tudo graças aos 43 milhões de fax em uso atualmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.