Benítez deixa no ar a ideia de que James deve mesmo sair do Everton. FC Porto atento

Cesare Abbate / EPA

Rafa Benitez

Novo treinador do Everton não mencionou nomes mas avisou: quem ganha muito e joga pouco, é para sair. Foram recordadas declarações do espanhol quando treinava o rival Liverpool.

Pela primeira vez na história do futebol inglês, um antigo treinador do Liverpool é agora treinador do rival Everton. Rafael Benítez é o estreante e a polícia já foi chamada para investigar uma ameaça, através de uma faixa, na qual se lia: “Sabemos onde moras, não assines”.

Apesar deste episódio, o espanhol assegurou que tem tido uma reação positiva por parte dos adeptos com quem se tem cruzado, quer do Everton, quer do Liverpool: “Não estou assustado e não tenho medo de ninguém. Gosto deste desafio. E espero que a nossa equipa também não tenha medo de ninguém”.

Benítez, que assinou um contrato válido até 2024, esteve pela primeira vez numa conferência de imprensa enquanto líder do Everton, nesta quarta-feira. E foram recordadas as suas palavras, quando era treinador do Liverpool: “O Everton é um clube pequeno”, afirmou o técnico, depois de um dérbi em 2007.

14 anos depois, e agora no outro lado, a explicação: “Depende do contexto. Isso foi há muito tempo. Tu lutas pelo teu clube e é isso que vou fazer agora. Vou lutar pelo Everton. Farei o meu melhor por toda a gente”.

Saídas em breve?

O mercado de transferências também foi abordado. Nos últimos cinco anos o Everton gastou quase 500 milhões de euros em reforços. Uma média de quase 100 milhões de euros por época mas que nem sempre trouxe os melhores resultados.

Fabian Delph, internacional inglês, custou mais de 10 milhões de euros mas deve sair nos próximos dias. Tal como James Rodríguez – que no entanto era um jogador livre quando assinou pelo Everton, no ano passado. Delph só jogou 10 vezes na época passada e James participou em 26 partidas.

Nenhum é titular habitual e, por isso, devem ser transferidos. Rafael Benítez recusou mencionar nomes mas avisou: “Temos que ter em conta o fair play financeiro, por causa do dinheiro que o clube tem gastado nos últimos anos. Se há jogadores a receber salários elevados e que habitualmente não jogam, então temos de encontrar uma solução. E essa solução passa por ter mais dinheiro para gastar em reforços”.

James poderá voltar ao FC Porto. O jornal O Jogo já havia indicado que o internacional colombiano quer regressar ao Estádio do Dragão, que deixou em 2013. No entanto, o seu salário é um obstáculo ao regresso imediato.

Na segunda-feira passada, James Rodríguez completou 30 anos; o FC Porto deu-lhe os parabéns e o jogador comentou: “Vemo-nos em breve”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Vendas de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …