Jack, o Estripador. Finalmente descoberta a identidade do misterioso serial killer?

London Metropolitan Archives

Hyam Hyams, fotografado em 1899 no Asilo Psiquiátrico de Colney Hatch

Sarah Bax Horton, tetraneta de um agente da polícia britânica que investigou o caso dos assassinatos atribuídos a ‘Jack, o Estripador’, acredita ter descoberto a identidade do famoso criminoso que aterrorizou o leste de Londres no século XIX.

A identidade Jack, o Estripador, o famigerado serial killer responsável por pelo menos seis mortes em 1888 no bairro de Whitechapel, em Londres, é um dos maiores mistérios do crime britânico.

No livro “One-Armed Jack: Uncovering the Real Jack the Ripper”, que vai ser publicado em Agosto, Sarah Bax Horton defende que o verdadeiro assassino era Hyam Hyams, um fabricante de charutos londrino que sofria de epilepsia e alcoolismo.

Segundo o The Telegraph, as conclusões de Horton são baseadas em registos médicos da época, que descrevem Hyams como um indivíduo com cerca de 30 anos, com um braço rígido e problemas no joelho.

Horton descobriu que Hyams, que tinha 35 anos em 1888, tinha sofrido uma lesão que o impedia de dobrar ou esticar o braço esquerdo, além de um problema num joelho e uma forma severa de epilepsia, com ataques frequentes.

A autora encontrou também semelhanças entre a estatura e a constituição física de Hyams e as descrições dadas pelas testemunhas da época.

Hyams foi internado permanentemente num hospital psiquiátrico em setembro de 1889 e morreu em 1913. Antes, tinha atacado a esposa e a própria mãe com uma faca de talhante. Horton acredita que terá sido o seu declínio físico e mental, agravado pelo alcoolismo, que o levou a cometer os assassinatos.

Paul Begg, especialista no caso de ‘Jack, o Estripador’, apoia a hipótese de Horton e descreve o seu livro como um “livro bem documentado, bem escrito e muito necessário”.

O mistério à volta de ‘Jack, o Estripador’ desperta curiosidade e fascínio há décadas, havendo inúmeros livros dedicados ao assunto, exposições e visitas guiadas ao local dos crimes. Agora, poderemos estar mais próximos de conhecer a verdadeira identidade os misterioso criminoso.

Mas não é a primeira vez que alguém alega ter finalmente descoberto a verdadeira identidade do infame assassino em série.

Em 2014, um autor britânico avançou que Jack, o Estripador, era um barbeiro polaco emigrado em Londres chamado Aaron Kosminski — uma teoria que terá sido suportada em 2019 por uma análise de ADN.

Em 2017, um grupo de investigadores provou a autenticidade de um diário vitoriano com mais de 9 mil palavras, James Maybrick, um comerciante de algodão de Liverpool, confessava os assassinatos brutais das cinco mulheres em East End, assim como o de uma prostituta em Manchester.

David Wilson, professor de criminologia da Birmingham City University, lançou em 2019 a teoria de que o assassino seria Harold Jones, um galês condenado por assassinar duas jovens na sua cidade natal, Abertillery, na década de 1920.

E há mesmo uma teoria, aventada em 2015, segundo a qual o serial killer era apenas um “mito urbano” — e que na realidade Jack, o Estripador nunca existiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.