ADN pode ter confirmado verdadeira identidade de Jack, o Estripador

Um novo teste de ADN pode ter confirmado a verdadeira identidade de Jack, o Estripador, o mais famoso serial killer de sempre. As teorias de que Jack era Aaron Kosminski ganham cada vez mais força com as novas provas.

Em 2014, um autor britânico avançou que Jack, o Estripador, era um imigrante polaco chamado Aaron Kosminski. As ilações foram feitas graças a uma análise ao seu ADN. Agora, cinco anos depois, um novo teste de ADN volta a “confirmar” que o barbeiro polaco poderá ter sido o famoso assassino.

O estudo publicado, esta semana, na revista científica Journal of Forensic Sciences, por dois investigadores das universidades britânicas de Leeds e de John Moores, revela a possível identidade do serial killer.

De acordo com o Diário de Notícias, o ADN foi retirado de um lenço de seda, alegadamente encontrado junto ao corpo de uma das cinco vítimas do homicida, há 130 anos. A análise dá força à teoria de que Jack, o Estripador, era um barbeiro polaco chamado Aaron Kosminski.

Foi feita uma análise molecular do lenço de seda manchado com sangue e sémen que estaria junto ao corpo mutilado de Catherine Eddowes, de 46 anos. Os resultados mostram que Jack teria olhos e cabelos castanhos.

“A identidade do assassino permanece um mistério até hoje. Aqui, descrevemos a investigação com a única evidência física, ao que se sabe, ligada aos homicídios, recuperada de uma das vitimas na cena do crime”, escreveram os autores do estudo, Jari Louhelainen e David Miller.

Os investigadores reconhecem que esta pode não ser a resposta ao mistério centenário, uma vez que não se sabe a 100% como é que o lenço foi parar junto ao corpo de Catherine. O lenço foi adquirido num leilão pelo empresário e autor da teoria da identidade de Jack, Russell Edwards, em 2007.

Segundo o DN, Kosminski era um emigrante polaco que foi para Inglaterra com a sua família em 1881. Foi internado por várias vezes em hospícios e foi num destes asilos para doentes mentais que acabou por morrer, em 1899, com 53 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …