Britânico diz ter descoberto identidade de Jack, o Estripador

Fenrizulf / deviantART

"Jack o Estripador" por Fenrizulf

“Jack o Estripador” por Fenrizulf

Jack, o Estripador, era um imigrante polaco chamado Aaron Kosminski, avança um autor britânico, que afirma em livro ter resolvido o mistério da identidade do mais célebre assassino da História, graças a uma análise ao seu ADN.

Há anos que se especula sobre a identidade de Jack, o Estripador, um assassino em série que há mais de um século aterrorizou o bairro de Whitechapel em Londres, matando várias prostitutas.

Na altura dezenas de pessoas foram suspeitas, incluindo membros da família real britânica e primeiros-ministros, mas, num livro que chega terça-feira às bancas, o empresário e autor Russell Edwards garante que Aaron Kosminski, um dos suspeitos da altura que morreu num asilo para doentes mentais, era o verdadeiro Jack, o Estripador.

Segundo Russell Edwards, um entusiasta pela procura da identidade do assassino, não há qualquer margem para dúvida: o assassino era Aaron Kosminski, um imigrante judeu vindo da Polónia e que trabalhava numa barbearia.

Edwards sustenta a sua tese em análises de ADN feitas a um xaile recolhido na cena do crime da quarta vítima do assassino, Catherine Eddowes, morta a 30 de setembro de 1888.

A peça tinha sido recolhida da cena do crime por um polícia que pretendia oferecê-la a sua mulher, que se recusou a usá-la.

O xaile foi entretanto guardado numa caixa e acabou no museu do crime da Scotland Yard, tendo sido comprado por Russell Edwards num leilão, em 2007.

Análises ao ADN deixadas na peça foram comparadas com amostras recolhidas junto de descendentes de Aaron Kosminski, o que permite, segundo o autor, afirmar que ele esteve no local do crime.

Catherine Eddowes, 46 anos, foi morta na mesma noite que a terceira vítima do assassino. Ÿrfã, a jovem prostituía-se ocasionalmente, tinha três filhos.

O corpo estripado foi encontrado às 1h45 horas.

Aaron Kosminski nasceu em Klodawa no centro da Polónia em 1865. A sua família vivia em Londres desde 1880, na zona onde os crimes aconteceram.

A tese de Russel Edwards está já a ser contestada por vários investigadores.

O professor Alec Jeffreys, que em 1985 inventou a técnica de análise do ADN que permite estabelecer o perfil genético de cada indivíduo, considerou que o livro não fornece “qualquer prova” sobre quem foi o assassino.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …