Britânico diz ter descoberto identidade de Jack, o Estripador

Fenrizulf / deviantART

"Jack o Estripador" por Fenrizulf

“Jack o Estripador” por Fenrizulf

Jack, o Estripador, era um imigrante polaco chamado Aaron Kosminski, avança um autor britânico, que afirma em livro ter resolvido o mistério da identidade do mais célebre assassino da História, graças a uma análise ao seu ADN.

Há anos que se especula sobre a identidade de Jack, o Estripador, um assassino em série que há mais de um século aterrorizou o bairro de Whitechapel em Londres, matando várias prostitutas.

Na altura dezenas de pessoas foram suspeitas, incluindo membros da família real britânica e primeiros-ministros, mas, num livro que chega terça-feira às bancas, o empresário e autor Russell Edwards garante que Aaron Kosminski, um dos suspeitos da altura que morreu num asilo para doentes mentais, era o verdadeiro Jack, o Estripador.

Segundo Russell Edwards, um entusiasta pela procura da identidade do assassino, não há qualquer margem para dúvida: o assassino era Aaron Kosminski, um imigrante judeu vindo da Polónia e que trabalhava numa barbearia.

Edwards sustenta a sua tese em análises de ADN feitas a um xaile recolhido na cena do crime da quarta vítima do assassino, Catherine Eddowes, morta a 30 de setembro de 1888.

A peça tinha sido recolhida da cena do crime por um polícia que pretendia oferecê-la a sua mulher, que se recusou a usá-la.

O xaile foi entretanto guardado numa caixa e acabou no museu do crime da Scotland Yard, tendo sido comprado por Russell Edwards num leilão, em 2007.

Análises ao ADN deixadas na peça foram comparadas com amostras recolhidas junto de descendentes de Aaron Kosminski, o que permite, segundo o autor, afirmar que ele esteve no local do crime.

Catherine Eddowes, 46 anos, foi morta na mesma noite que a terceira vítima do assassino. Ÿrfã, a jovem prostituía-se ocasionalmente, tinha três filhos.

O corpo estripado foi encontrado às 1h45 horas.

Aaron Kosminski nasceu em Klodawa no centro da Polónia em 1865. A sua família vivia em Londres desde 1880, na zona onde os crimes aconteceram.

A tese de Russel Edwards está já a ser contestada por vários investigadores.

O professor Alec Jeffreys, que em 1985 inventou a técnica de análise do ADN que permite estabelecer o perfil genético de cada indivíduo, considerou que o livro não fornece “qualquer prova” sobre quem foi o assassino.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …