//

E se Jack, o Estripador afinal nunca tiver existido?

Fenrizulf / deviantART

"Jack o Estripador" por Fenrizulf

“Jack o Estripador” por Fenrizulf

Jack, o Estripador nunca existiu, é um “mito urbano”! É o que defende um detective britânico que levou a cabo uma investigação em torno do caso.

De acordo com a teoria deste polícia já reformado, os crimes atribuídos a Jack, o Estripador devem ter sido cometidos por várias pessoas. Trevor Marriott considera que a “lenda de Jack, O Estripador não é mais do que um mito urbano criado por um membro da imprensa em 1888”.

Este autor de dois livros sobre a ideia de que Jack, O Estripador nunca existiu, alega que os crimes terão sido cometidos por assassinos distintos. E avança com a tese de que o famoso criminoso foi, afinal, uma personagem criada pelo jornalista Thomas Bulling, numa alegada carta enviada à Scotland Yard, como se fosse o assassino, para dar a ideia de ter informação privilegiada sobre o caso.

O mistério em torno da identidade de Jack, o Estripador, que terá assassinado várias prostitutas, em Londres, entre Agosto e Novembro de 1888, tem dado azo a diversas teorias, investigações, livros e até filmes. A identidade do verdadeiro assassino nunca foi descoberta e vários suspeitos foram apontados, entre médicos, talhantes, até um dos netos da Rainha Vitória e mesmo o escritor Lewis Carroll.

Recentemente, um investigador garantiu ter descoberto o verdadeiro Jack, o Estripador, com base numa análise de ADN, mas Trevor Marriott defende que os factos em torno do caso têm sido “totalmente distorcidos pela imprensa, a televisão, os média e pelos muitos autores que, ao longo dos anos, publicaram mais de 100 livros sobre o mistério”.

O detective começou a sua investigação em 2002, no âmbito da tese de doutoramento em Estudos Criminais, utilizando técnicas e procedimentos modernos, conforme o próprio sublinha no seu síte. Recorrendo ao “conhecimento e experiência” como detective da divisão de homicídios, Trevor Marriott constata que examinou e identificou “falhas significativas” nos diversos estudos que vêm sendo feitos em torno do caso.

A investigação de Trevor Marriott está explicada e documentada nos livros “Jack, O Estripador – Ficheiros Policiais Secretos” e “Jack, O Estripador: Uma Investigação do Século 21”.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.