E se Jack, o Estripador afinal nunca tiver existido?

Fenrizulf / deviantART

"Jack o Estripador" por Fenrizulf

“Jack o Estripador” por Fenrizulf

Jack, o Estripador nunca existiu, é um “mito urbano”! É o que defende um detective britânico que levou a cabo uma investigação em torno do caso.

De acordo com a teoria deste polícia já reformado, os crimes atribuídos a Jack, o Estripador devem ter sido cometidos por várias pessoas. Trevor Marriott considera que a “lenda de Jack, O Estripador não é mais do que um mito urbano criado por um membro da imprensa em 1888”.

Este autor de dois livros sobre a ideia de que Jack, O Estripador nunca existiu, alega que os crimes terão sido cometidos por assassinos distintos. E avança com a tese de que o famoso criminoso foi, afinal, uma personagem criada pelo jornalista Thomas Bulling, numa alegada carta enviada à Scotland Yard, como se fosse o assassino, para dar a ideia de ter informação privilegiada sobre o caso.

O mistério em torno da identidade de Jack, o Estripador, que terá assassinado várias prostitutas, em Londres, entre Agosto e Novembro de 1888, tem dado azo a diversas teorias, investigações, livros e até filmes. A identidade do verdadeiro assassino nunca foi descoberta e vários suspeitos foram apontados, entre médicos, talhantes, até um dos netos da Rainha Vitória e mesmo o escritor Lewis Carroll.

Recentemente, um investigador garantiu ter descoberto o verdadeiro Jack, o Estripador, com base numa análise de ADN, mas Trevor Marriott defende que os factos em torno do caso têm sido “totalmente distorcidos pela imprensa, a televisão, os média e pelos muitos autores que, ao longo dos anos, publicaram mais de 100 livros sobre o mistério”.

O detective começou a sua investigação em 2002, no âmbito da tese de doutoramento em Estudos Criminais, utilizando técnicas e procedimentos modernos, conforme o próprio sublinha no seu síte. Recorrendo ao “conhecimento e experiência” como detective da divisão de homicídios, Trevor Marriott constata que examinou e identificou “falhas significativas” nos diversos estudos que vêm sendo feitos em torno do caso.

A investigação de Trevor Marriott está explicada e documentada nos livros “Jack, O Estripador – Ficheiros Policiais Secretos” e “Jack, O Estripador: Uma Investigação do Século 21”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …