Já é possível beber licor de pastel de nata

joaoantonio.guterrespereira / Facebook

Joao Antonio Guterres Pereira, produtor do primeiro gin tinto do mundo - e agora,do licor de pastel de nata

Joao Antonio Guterres Pereira, produtor do primeiro gin tinto do mundo – e agora, do licor de pastel de nata

Um ano depois de ter lançado o primeiro gin tinto do mundo, um empresário de Valença fez chegar ao mercado nacional as primeiras garrafas de licor de pastel de nata.

“O licor de pastel de nata e de perico, um fruto autóctone de Valença, são apenas dois dos seis que estamos a lançar”, explicou à Lusa o produtor do novo licor de pastel de nata, João Guterres Pereira.

Segundo o empresário valenciano, “não há no mercado licores com as características do licor de pastel de nata e de perico”.

Os dois licores integram uma nova linha de seis licores “com sabores tipicamente portugueses”, acrescenta o vinicultor.

“Fizemos seis mil garrafas, mil de cada um dos licores, que foram colocadas à venda sobretudo nas lojas francas dos aeroportos. Vamos ver qual vai ser o impacto, mas estamos confiantes no sucesso desta aposta”, diz Guterres Pereira.

tintogin / Facebook

Garrafas do novo licor de pastel de nata, do produtor João Guterres Pereira

Garrafas do novo licor de pastel de nata, do produtor João Guterres Pereira

“A garrafa que concebemos para este produto é muito identificativa da região, com um coração vermelho em filigrana e uma alusão aos bordados de Viana“, explica o empresário.

No rótulo, as garrafas têm o nome “Cantares de Portugal” e frases de autores portugueses preferidos pelo empresário. No contra rótulo está a nota de prova que explica como se foram construindo cada um dos licores.

Além do licor pastel de nata e de perico de Valença a nova linha inclui o de arroz doce, ervas aromáticas, café original e chocolate e ginja.

“Já estou a trabalhar na criação de outros sabores, como o de pimenta da India, ginja com especiarias, flor de sabugueiro, de papoila, de borrachinhos de Valença, de biscoitas milhas do convento do bom jesus de Valença”, explica.

Ligado ao sector há mais de 50 anos, fundador da Decanter, João Guterres, de 64 anos, destacou a “suavidade” do licor de pastel de nata e “aroma” do perico de Valença.

“O licor de pastel de nata pode beber-se frio conjugado com pau de canela ou canela moída. O licor de perico de Valença é muito aromático. É um fruto pequeno e amargo que cresce numa planta infestante que era utilizada para dividir as propriedades”, explica.

E ficou apenas por esclarecer uma pequena dúvida existencial: afinal, o licor de pastel de nata é tecnicamente o digestivo ou a sobremesa?

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital Santa Maria descarta negligência na morte de Ruben de Carvalho

O Hospital de Santa Maria descarta responsabilidades na morte de Ruben de Carvalho, que estava internado no hospital quando faleceu, a 11 de junho. Segundo o Correio da Manhã, o hospital de Santa Maria deu por …

Na entrevista "mais reveladora" de sempre de Ronaldo, nem as lágrimas faltaram

O canal britânico ITV emite nesta terça-feira uma entrevista do jornalista Piers Morgan com Cristiano Ronaldo que está a ser anunciada como "explosiva". Nas imagens antecipadas é possível ver o avançado a chorar por causa …

Médicos sem especialização em cancro estão a avaliar medicamentos oncológicos

Há médicos que não são oncologistas a avaliar medicamentos para o cancro. O Infarmed defende que as avaliações são feitas por equipas que incluem sempre oncologistas. O presidente do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos, …

"Que venha praga que limpe esta merda de gente." PAN repudia declarações de ex-dirigente

A publicação de uma ex-dirigente do PAN no Facebook está a gerar uma onda de revolta e já levou o Partido Pessoas Animais Natureza a "repudiar" o seu conteúdo. Em causa está o desabafo "que …

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …