Já se pode visitar a sala de controlo de Chernobyl (mas só durante cinco minutos)

A Ucrânia vai permitir que os turistas visitem a sala de controlo do infame reator quatro, onde foram tomadas decisões que, em 1986, contribuíram para o pior acidente nuclear da História.

Depois do acidente nuclear de Chernobyl, a 26 de abril de 1986, as autoridades locais isolaram as áreas mais contaminadas em torno da central ucraniana. Esta área restrita, conhecida como Zona de Exclusão de Chernobyl, estende-se atualmente por 2589 quilómetros quadrados.

Para além de ser ilegal morar nesta zona (embora algumas famílias tenham desafiado a legislação), não pode ser visitada por menores de 18 anos. Durante décadas, os turistas mais curiosos só tiveram permissão para ver recreios abandonados de escolas, parques de diversões e salas de aula fora da central nuclear.

O infame reator quatro, onde ocorreu a explosão em 1986, esteve fechado para todas as pessoas, com exceção de investigadores, técnicos de limpeza e alguns jornalistas. Mas agora, avança o Business Insider, isso está prestes a mudar.

Em declarações à CNN, as empresas de turismo locais afirmaram recentemente que a Ucrânia vai permitir que os turistas visitem a sala de controlo do reator, onde foram tomadas decisões que contribuíram para o desastre.

Nessa sala, acredita-se que o vice-engenheiro-chefe da central tenha instruído os seus funcionários a continuar com o teste de segurança, apesar de uma queda significativa de energia que o tornava perigoso.

Atualmente, os níveis de radiação desta sala podem ser 40 mil vezes mais altos do que o normal, informa a agência de notícias Ruptly. Por isso, para assegurar a segurança dos visitantes, qualquer pessoa terá de vestir uma fato de proteção e usar capacete, máscara e botas industriais. Além disso, os visitantes também serão rastreados duas vezes depois da tour, que dura apenas cinco minutos para limitar a exposição à radiação.

A sala de controlo foi um dos cenários em destaque na série da HBO Chernobyl, que ganhou dez Emmys no final do mês de setembro. Desde que a série saiu em maio que as empresas de turismo têm recebido um boom de turistas na região.

Só este ano, cerca de 85 mil pessoas visitaram a chamada Zona de Exclusão. As tours diárias custam cerca de 90 euros por pessoa. Em julho, a Ucrânia declarou a região de Chernobyl como uma atração turística oficial, de forma a conseguir regular esta elevada procura. O Governo também planeia investir em novos percursos e postos de controlo para melhorar a experiência dos visitantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …