Já se pode visitar a sala de controlo de Chernobyl (mas só durante cinco minutos)

A Ucrânia vai permitir que os turistas visitem a sala de controlo do infame reator quatro, onde foram tomadas decisões que, em 1986, contribuíram para o pior acidente nuclear da História.

Depois do acidente nuclear de Chernobyl, a 26 de abril de 1986, as autoridades locais isolaram as áreas mais contaminadas em torno da central ucraniana. Esta área restrita, conhecida como Zona de Exclusão de Chernobyl, estende-se atualmente por 2589 quilómetros quadrados.

Para além de ser ilegal morar nesta zona (embora algumas famílias tenham desafiado a legislação), não pode ser visitada por menores de 18 anos. Durante décadas, os turistas mais curiosos só tiveram permissão para ver recreios abandonados de escolas, parques de diversões e salas de aula fora da central nuclear.

O infame reator quatro, onde ocorreu a explosão em 1986, esteve fechado para todas as pessoas, com exceção de investigadores, técnicos de limpeza e alguns jornalistas. Mas agora, avança o Business Insider, isso está prestes a mudar.

Em declarações à CNN, as empresas de turismo locais afirmaram recentemente que a Ucrânia vai permitir que os turistas visitem a sala de controlo do reator, onde foram tomadas decisões que contribuíram para o desastre.

Nessa sala, acredita-se que o vice-engenheiro-chefe da central tenha instruído os seus funcionários a continuar com o teste de segurança, apesar de uma queda significativa de energia que o tornava perigoso.

Atualmente, os níveis de radiação desta sala podem ser 40 mil vezes mais altos do que o normal, informa a agência de notícias Ruptly. Por isso, para assegurar a segurança dos visitantes, qualquer pessoa terá de vestir uma fato de proteção e usar capacete, máscara e botas industriais. Além disso, os visitantes também serão rastreados duas vezes depois da tour, que dura apenas cinco minutos para limitar a exposição à radiação.

A sala de controlo foi um dos cenários em destaque na série da HBO Chernobyl, que ganhou dez Emmys no final do mês de setembro. Desde que a série saiu em maio que as empresas de turismo têm recebido um boom de turistas na região.

Só este ano, cerca de 85 mil pessoas visitaram a chamada Zona de Exclusão. As tours diárias custam cerca de 90 euros por pessoa. Em julho, a Ucrânia declarou a região de Chernobyl como uma atração turística oficial, de forma a conseguir regular esta elevada procura. O Governo também planeia investir em novos percursos e postos de controlo para melhorar a experiência dos visitantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …