Já há um drone capaz de transportar pessoas

Uma empresa chinesa apresentou esta semana o primeiro drone capaz de transportar uma pessoa.

O drone foi apresentado esta semana na CES, feira tecnológica nos Estados Unidos, e revelou ser uma das principais inovações no setor dos transportes. Criado pela empresa chinesa Ehang, é o primeiro drone capaz de carregar passageiros e pode transportar cargas ou pessoas que pesem até 100 quilos.

Denominado Ehang 184, o aparelho tem quase 1,5 metros, pesa cerca de 200 quilos, pode deslocar-se a uma velocidade até 100 km/h e atingir uma altitude de quase 3,5km. Tem uma autonomia até 23 minutos e precisa de quatro horas para estar totalmente carregado.

À primeira vista, este pode parecer um “mini helicóptero” mas a verdadeira diferença para o outro meio de transporte é que o drone não tem comandos.

O passageiro precisa apenas de indicar no mapa para onde deseja ir e usar dois botões simples: “descolar” e “aterrar”. Além disso, as hélices estão situadas na base, ao contrário dos helicópteros.

Este revolucionário meio de transporte deverá enfrentar restrições legais em muitos países, pelo que, para já, só deverá começar a ser comercializado na China. Espera-se que chegue ao mercado no final do ano, com um preço final que pode rondar os 200 e os 300 mil dólares, aproximadamente 186 a 279 mil euros.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …