Já há fumo branco para os ginásios. Podem reabrir a 1 de Junho com utentes num “tabuleiro de xadrez”

A Direcção Geral de Saúde (DGS) já acertou com os representantes dos ginásios as regras para a reabertura em tempos de pandemia de covid-19. O objectivo é que possam voltar a funcionar já a 1 de Junho, mas com muitas limitações.

O presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), José Carlos Reis, revela ao Expresso que já há “total acordo” com a DGS quanto às novas normas para a reabertura dos ginásios, em tempos de pandemia de covid-19.

Essas regras não foram ainda tornadas públicas, mas este responsável destaca que vão ao encontro das “expectativas” dos gestores dos ginásios.

“Estamos muito contentes com o trabalho apresentado pela DGS e concordámos com a totalidade das medidas apresentadas”, salienta José Carlos Reis, realçando que os ginásios vão “cumprir escrupulosamente aquilo que a DGS emanou”.

Sem abrir demasiado o véu das regras definidas pela DGS, José Carlos Reis salienta que “estão muito próximas das propostas” que foram apresentadas pela AGAP.

“Falta agora apenas deixarem-nos abrir a 1 de Junho”, constata o responsável da AGAP.

Ainda não há uma data definida para a reabertura, mas a Associação espera que possa ocorrer já no início do próximo mês, assegurando que os ginásios estão preparados para cumprir as limitações impostas pela pandemia.

“O que nós temos em mente é que sejam feitos no chão quadrados de dois metros por dois metros a ocupar por uma pessoa. Depois não pode haver ninguém ao lado ou à frente. Será semelhante a um tabuleiro de xadrez“, refere José Carlos Reis.

Entre as medidas que tinham sido propostas pela AGAP e que deverão fazer parte das orientações da DGS estão a limitação da lotação dos ginásios, a frequência por marcação prévia, a interdição do uso dos duches e a limitação da permanência de cada utente a uma hora.

O uso de máscara por parte dos utentes já foi rejeitado pela AGAP que admite, porém, que os instrutores poderão usar protecções individuais “se quiserem”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …