/

Já há fumo branco para os ginásios. Podem reabrir a 1 de Junho com utentes num “tabuleiro de xadrez”

A Direcção Geral de Saúde (DGS) já acertou com os representantes dos ginásios as regras para a reabertura em tempos de pandemia de covid-19. O objectivo é que possam voltar a funcionar já a 1 de Junho, mas com muitas limitações.

O presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), José Carlos Reis, revela ao Expresso que já há “total acordo” com a DGS quanto às novas normas para a reabertura dos ginásios, em tempos de pandemia de covid-19.

Essas regras não foram ainda tornadas públicas, mas este responsável destaca que vão ao encontro das “expectativas” dos gestores dos ginásios.

“Estamos muito contentes com o trabalho apresentado pela DGS e concordámos com a totalidade das medidas apresentadas”, salienta José Carlos Reis, realçando que os ginásios vão “cumprir escrupulosamente aquilo que a DGS emanou”.

Sem abrir demasiado o véu das regras definidas pela DGS, José Carlos Reis salienta que “estão muito próximas das propostas” que foram apresentadas pela AGAP.

“Falta agora apenas deixarem-nos abrir a 1 de Junho”, constata o responsável da AGAP.

Ainda não há uma data definida para a reabertura, mas a Associação espera que possa ocorrer já no início do próximo mês, assegurando que os ginásios estão preparados para cumprir as limitações impostas pela pandemia.

“O que nós temos em mente é que sejam feitos no chão quadrados de dois metros por dois metros a ocupar por uma pessoa. Depois não pode haver ninguém ao lado ou à frente. Será semelhante a um tabuleiro de xadrez“, refere José Carlos Reis.

Entre as medidas que tinham sido propostas pela AGAP e que deverão fazer parte das orientações da DGS estão a limitação da lotação dos ginásios, a frequência por marcação prévia, a interdição do uso dos duches e a limitação da permanência de cada utente a uma hora.

O uso de máscara por parte dos utentes já foi rejeitado pela AGAP que admite, porém, que os instrutores poderão usar protecções individuais “se quiserem”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.