Já há fumo branco para os ginásios. Podem reabrir a 1 de Junho com utentes num “tabuleiro de xadrez”

A Direcção Geral de Saúde (DGS) já acertou com os representantes dos ginásios as regras para a reabertura em tempos de pandemia de covid-19. O objectivo é que possam voltar a funcionar já a 1 de Junho, mas com muitas limitações.

O presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), José Carlos Reis, revela ao Expresso que já há “total acordo” com a DGS quanto às novas normas para a reabertura dos ginásios, em tempos de pandemia de covid-19.

Essas regras não foram ainda tornadas públicas, mas este responsável destaca que vão ao encontro das “expectativas” dos gestores dos ginásios.

“Estamos muito contentes com o trabalho apresentado pela DGS e concordámos com a totalidade das medidas apresentadas”, salienta José Carlos Reis, realçando que os ginásios vão “cumprir escrupulosamente aquilo que a DGS emanou”.

Sem abrir demasiado o véu das regras definidas pela DGS, José Carlos Reis salienta que “estão muito próximas das propostas” que foram apresentadas pela AGAP.

“Falta agora apenas deixarem-nos abrir a 1 de Junho”, constata o responsável da AGAP.

Ainda não há uma data definida para a reabertura, mas a Associação espera que possa ocorrer já no início do próximo mês, assegurando que os ginásios estão preparados para cumprir as limitações impostas pela pandemia.

“O que nós temos em mente é que sejam feitos no chão quadrados de dois metros por dois metros a ocupar por uma pessoa. Depois não pode haver ninguém ao lado ou à frente. Será semelhante a um tabuleiro de xadrez“, refere José Carlos Reis.

Entre as medidas que tinham sido propostas pela AGAP e que deverão fazer parte das orientações da DGS estão a limitação da lotação dos ginásios, a frequência por marcação prévia, a interdição do uso dos duches e a limitação da permanência de cada utente a uma hora.

O uso de máscara por parte dos utentes já foi rejeitado pela AGAP que admite, porém, que os instrutores poderão usar protecções individuais “se quiserem”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix vai cancelar automaticamente contas inativas

A Netflix decidiu cancelar, de forma automática, todas as contas de clientes inativos há mais de um ano. A decisão foi exposta num comunicado publicado esta quinta-feira pela multinacional. De forma a concretizar esta resolução, a …

Engenheiros imprimiram o núcleo de um reator nuclear numa impressora 3D

Uma equipa de engenheiros e físicos nucleares tem um plano fora do comum para revolucionar o setor de energia nuclear: imprimir em 3D um reator funcional. Desenvolver uma nova peça para um reator nuclear é um …

Estão a surgir algas na Antártida devido às alterações climáticas

As chamadas "algas da neve" já são conhecidas há algumas décadas no Ártico, mas não se sabia muito bem qual era a sua distribuição na Antártida. Por isso, como explica ao site New Scientist Andrew Gray, investigador …

Pegadas pré-históricas pintam um raro retrato do comportamento de humanos em grupo

Centenas de pegadas pré-históricas encontradas na Tanzânia pintam um raro retrato do comportamento de humanos antigos em grupo. As pegadas ficaram gravadas no solo pelas cinzas vulcânicas. Quando se trata de reconstruir como é que as …

Há uma praia escondida no meio do Pacífico (e só se pode lá chegar através de um túnel)

A Praia Escondida, também conhecida como Praia do Amor, está localizada nas Ilhas Marietas, no Pacífico, no interior de uma formação rochosa de origem natural, que a torna num verdadeiro espetáculo da natureza. O arquipélago mexicano …

Lyndsay não sabia quem era Elon Musk (até receber chamadas e mensagens para ele)

Lyndsay Tucker, consultora de cuidados da pele de 25 anos, não sabia quem era Elon Musk até há alguns anos, quando começou a receber chamadas e mensagens no seu telemóvel destinadas ao famoso empresário norte-americano. De …

"De cabeça erguida" em tribunal, Netanyahu considera "ridículas" acusações contra ele

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse este domingo apresentar-se "de cabeça erguida", no início do seu julgamento por corrupção, em Jerusalém, considerando "ridículas" as acusações feitas pelos promotores públicos. "Apresento-me de costas e de cabeça erguidas", …

Startup japonesa quer substituir astronautas por robôs

Enviar uma pessoa para o Espaço é extremamente arriscado. Consciente disso, uma startup japonesa quer enviar robôs humanóides em vez de astronautas. E se robôs humanóides fossem enviados para o Espaço no lugar dos astronautas? Segundo …

"Emoções voltam aos solavancos". Príncipe William fala de traumas (e da mãe) em documentário da BBC

Num novo documentário da emissora britânica BBC, o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono, falou sobre os traumas do seu passado, incluindo sobre a morte da sua mãe, a princesa Diana. Em declarações …

Homem invade museu na Austrália para tirar selfies com dinossauros

Talvez numa tentativa de quebrar a rotina da quarentena, um alemão de 25 anos a estudar na Austrália decidiu invadir o Museu Australiano, em Sidney, durante a noite para tirar fotografias com os dinossauros. O relógio …