Já é possível descobrir se os gatos gostam mesmo de nós (ou não)

Até os mais apaixonados por gatos se perguntam, a dada altura, talvez acordando com um miar a meio da noite, se o seu gato gosta mesmo deles.

De acordo com vários estudos, os investigadores mostram que a reputação dos gatos como um animal de estimação frio e desinteressado é injusta.

Devido à sua ascendência evolutiva, os gatos domésticos são mais independentes do que os cães. Os antepassados selvagens dos nossos gatos não viviam em grupos sociais como os caninos vivem. No entanto, durante o processo de domesticação, os gatos desenvolveram a capacidade de formar relações sociais não só com outros gatos, mas também com as pessoas.

Embora possam não confiar nas pessoas para se sentirem seguros como os cães, muitos gatos demonstram afeto para com os donos e parecem valorizar bastante a companhia dos seus humanos. O apego aos humanos é em parte influenciado pelas suas experiências de serem manipulados por pessoas como gatinhos.

Os gatos comportam-se com os humanos da mesma forma que respondem aos seus amigos felinos, por isso o segredo de um gato se sentir ligado ao dono reside no próprio comportamento do humano.

A capacidade de comunicar com outros gatos a longas distâncias era uma vantagem para os seus antepassados selvagens. Os nossos gatos de estimação mantiveram este “supersenso” e confiam fortemente nesta forma de comunicação.

Em particular, os gatos utilizam o aroma para identificar membros do seu grupo social ou família, partilhando um perfil de aroma de grupo. Os gatos têm glândulas olfativas nos seus flancos, cabeça e à volta dos seus ouvidos, e muitas vezes esfregam a cabeça contra pessoas e objetos que lhes são familiares e reconfortantes.

Quando um gato esfrega a sua cabeça contra as pernas de alguém, é na realidade o animal a identificar uma pessoa como sendo um amigo e é um enorme elogio.

Um dos sinais mais óbvios de que um gato gosta de nós é a forma como nos cumprimenta. Quando os gatos cumprimentam membros do seu grupo, mostram sinais de amizade e desejo de se aproximarem — e também o fazem com humanos.

Uma cauda na posição ereta mostra uma intenção amigável, indica familiaridade,
confiança e afeto. Alguns gatos também usam uma cauda em forma de ponto de interrogação vertical para cumprimentar alguém de quem gostam, ou para mostrar que querem brincar.

Por vezes, os gatos também entrelaçam as caudas como sinal de amizade — o equivalente humano disto é envolver a cauda à volta dos nossos tornozelos.

Rolar e expor a vulnerabilidade sob a barriga é outro gesto que mostra que um gato tem confiança numa pessoa. No entanto, eles preferem ser acariciados na zona da cabeça e pescoço, ou seja, isto não é um pedido para lhes esfregarmos a barriga.

Tentativas de acariciar a barriga de um gato resultarão frequentemente numa fuga apressada, ou mesmo em garras. A saudação com um miar é um som melodioso que os gatos fazem quando dizem “olá” aos indivíduos preferidos. Portanto, se um gato cantar desta forma, pode ter a certeza que está satisfeito por o ver.

Quando o seu gato nos bate na parte de trás do joelho, também pode ser um sinal de que sente uma ligação extremamente próxima.

Um gato também pode estar a sinalizar secretamente o seu afeto na forma como olham para nós. Quando encontram humanos estranhos ou outros gatos que não conhecem, costumam cumprimentá-los com um olhar fixo e sem pestanejar.

Mas é mais provável que pestanejem lentamente para os gatos com quem têm uma boa relação — o mesmo acontece com os humanos.

A investigação sugere que os piscares de olhos lentos estão associados a um estado emocional positivo e podem ser um sinal de confiança, contentamento e afeto, semelhante a um sorriso humano. Se quiser devolver o elogio, pestaneje e o gato poderá pestanejar de volta.

Os gatos são muito protetores do seu espaço pessoal e não gostam que hóspedes indesejados o invadam. Se um gato lhe permite aproximar-se deles, isso sugere uma ligação próxima, particularmente onde o contacto é frequente ou duradouro.

Encolher-se no colo para uma sesta é um sinal de profunda confiança: só acontece entre gatos com uma relação calorosa, pelo que lamber a mão ou o rosto pode ser também uma demonstração de carinho.

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.