Já conhece os estádios onde Portugal vai jogar?

Arena Fonte Nova

Faltam menos de três semanas para o Mundial, e é altura de começar a conhecer mais sobre os estádios onde Portugal vai jogar na fase de grupos.

Salvador, Manaus e Brasília são as cidades onde a seleção nacional vai disputar os confrontos do grupo G.

Alemanha x Portugal

16 de junho, 17h
Arena Fonte Nova, ponto de partida da caminhada lusa

O arranque da caminhada da seleção portuguesa no Mundial 2014 de futebol, frente à Alemanha, vai acontecer no Arena Fonte Nova, um recinto novo mas que mantém a estrutura do antigo Estádio Octávio Mangabeira.

O antigo recinto tinha sido inaugurado em 1951 e foi utilizado até 2007, sendo palco de centenas de edições do clássico BaVi, entre as duas principais equipas de Salvador, o Bahia e o Vitória.

O Arena Fonte Nova, inaugurado em 2013 a tempo de receber jogos da Taça das Confederações, manteve a estrutura do Octávio Mangabeira, com o formato em ferradura e aberto para o Dique do Tororó, única corrente de água natural da cidade.

Apesar de manter algumas características originais, o estádio, que custou cerca de 215 milhões de euros, passou a ter uma estrutura metálica leve, resistente ao vento, além de ter um restaurante panorâmico e um museu do futebol.

A aposta dos responsáveis do recinto passa também por transformar o Arena Fonte Nova numa sala de espetáculos ao ar livre, pois a abertura no topo virado para o Dique do Tororó permite a montagem de grandes estruturas, como palcos, sem danificar o relvado.

O novo estádio de Salvador vai receber quatro encontros da fase de grupos, um dos quais o Alemanha x Portugal, de 16 de junho, além de uma partida dos oitavos de final e outra dos quartos.

Ficha do estádio:

Cidade: Salvador
Estado: Inaugurado em 2013
Capacidade: 52.048 espectadores
Outra denominação: Complexo Desportivo Cultural Octávio Mangabeira
Distância para o aeroporto: 25 quilómetros
Distância para o centro da cidade: 1 quilómetro
Transportes públicos: Autocarro
População da cidade: 2.880.000 habitantes
Clube: Bahia e Vitória

Estados Unidos x Portugal

Portal da Copa / ME

Arena da Amazônia

Arena da Amazônia, em Manaus

22 de junho, 20h
Arena da Amazónia, um estádio que pode passar a ser uma prisão

O Arena da Amazónia, em Manaus, palco do Estados Unidos x Portugal, poderá, após o Mundial 2014, vir a tornar-se numa prisão provisória, numa região com pouca tradição de futebol profissional.

A proposta foi feita em março pelos responsáveis do sistema prisional do estado do Amazonas, que pretende resolver o problema de sobrelotação das prisões locais.

O Arena da Amazónia, inaugurado em 2014, custou cerca de 207 milhões de euros, mas o futuro do recinto, com capacidade para 42.374 espectadores, é incerto, pois Manaus não tem qualquer equipa nas quatro divisões nacionais do Brasil.

O arquiteto Miguel Capobiango Neto, que coordenou os trabalhos de construção do estádio, considera a Arena “a nova ópera do século XXI para o desporto”, em alusão ao famoso Teatro do Amazonas, a ópera de Manaus, construída no final do século XIX, no período áureo da cidade.

Com parte da estrutura a ser feita pela empresa portuguesa Martifer, o projeto da Arena da Amazónia, nascida do antigo estádio Vivaldão, é inspirado na maior floresta tropical do Mundo.

O exterior do estádio foi envolvido por uma estrutura metálica, similar à de um cesto de palha, típico da região, tendo tido a construção do recinto fortes preocupações ambientais e de sustentabilidade, com uso da água das chuvas e da luz solar.

O Arena Amazónia vai receber quatro encontros da fase de grupos, entre os quais o Estados Unidos x Portugal, a 22 de junho.

Ficha do estádio:

Cidade: Manaus
Estado: Inaugurado em 2014
Capacidade: 42.374 espectadores
Distância para o aeroporto: 7 quilómetros
Distância para o centro da cidade: 5 quilómetros
Transportes públicos: Autocarros e comboio
População da cidade: 1.900.000 habitantes
Clube: Nacional FC

Portugal x Gana

Agência Brasil

Estádio Nacional de Brasília

Estádio Nacional de Brasília

26 de junho, 17h
Estádio Nacional de Brasília, palco do Portugal-Gana

O Estádio Nacional de Brasília foi inspirado na obra de Oscar Niemeyer na capita federal do Brasil e vai receber o encontro entre Portugal e o Gana, que fecha o Grupo G do Mundial 2014 de futebol.

Nascido no local do antigo Estádio Mané Garrincha, o novo recinto do Distrito Federal é o segundo maior da competição, com capacidade para 68.009 espectadores.

O desenho do Estádio Nacional foi inspirado nos trabalhos do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pela construção de grande parte da cidade de Brasília, com a sua característica mais imponente a serem os 288 pilares que formam a estrutura exterior e suportam o teto.

Palco do jogo de abertura da Taça das Confederações de 2013, o Mané Garrincha, como continua a ser conhecido, tem uma construção ecológica, garantindo os seus responsáveis emissões zero de carbono.

Contudo, o terceiro estádio da capital brasileira poderá não ter um uso desportivo em consonância com o valor da sua construção, que terá atingido os dois mil milhões de reais (cerca de 645 milhões de euros), bastante superior aos 700 milhões inicialmente previstos.

O Brasília FC fará os seus jogos em casa no Estádio Nacional, mas atua apenas na Série D do campeonato brasileiro, pelo que dificilmente arrastará público suficiente para conseguir boas assistências.

Os responsáveis do recinto apostam em eventos culturais para rentabilizar a infraestrutura, tendo já passado pelo Estádio Nacional, desde a sua reinauguração, artistas como Beyoncé ou Aerosmith.

O Mané Garricha é um dos estádios, a par com o Maracanã, que terá mais jogos no Mundial 2014, entre os quais o Portugal x Gana, a 26 de junho, o quarto na fase de grupos.

Após a fase de grupos, Brasília vai ainda acolher um jogo dos oitavos de final, um dos quartos e a partida de atribuição do terceiro lugar.

Ficha do estádio:

Cidade: Brasília
Estado: Inaugurado em 1974. Remodelado em 2013
Capacidade: 68.009 espectadores
Outra denominação: Estádio Mané Garrincha
Distância para o aeroporto: 14 quilómetros
Distância para o centro da cidade: 9 quilómetros
Transportes públicos: Autocarro e elétrico
População da cidade: 2.800.000 habitantes
Clube: Brasília FC e Legião

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …