Juiz Ivo Rosa levantou caução de 300 mil euros a Armando Vara

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal, decidiu, nesta semana, levantar a caução de 300 mil euros aplicada ao antigo ministro socialista Armando Vara no âmbito da Operação Marquês.

De acordo com a Sábado, que avança a notícia nesta sexta-feira, a decisão do magistrado terá sido fundamentada com o facto de, com o início da instrução do processo, os dos perigos apontados a Armando Vara ficarem atenuados.

No entanto, e segundo o que a revista apurou, o Ministério Público pode recorrer da decisão, considerando que o ex-ministro deve continuar a prestar uma caução no processo, no qual está acusado de dois crimes de corrupção passiva, um de branqueamento de capitais e dois de fraude fiscal qualificada.

Um sorteio eletrónico, realizado no fim de outubro, ditou que seria o magistrado Ivo Rosa o juiz de instrução do mega-processo da Operação Marquês, em que estão acusados vários nomes conhecidos da política, da banca e da PT. O sorteio resumiu-se à escolha entre Carlos Alexandre e Ivo Rosa, os dois únicos juízes desta instância judicial.

A Operação Marquês, cuja fase de instrução começa na última semana de janeiro, culminou na acusação a um total de 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.

José Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

Armando Vara foi recentemente condenado a cinco anos de prisão no âmbito de um outro processo, o Face Oculta. Uma vez que esgotou todo os recursos na Justiça, o antigo ministro deve chegar à instrução da Operação Marquês já em cumprimento de pena.

Armando Vara tem 64 anos e é um ex-político e administrador bancário. Passou pela administração da Caixa Geral de Depósitos, cargo que deixou de exercer para assumir a vice–presidência do Banco Comercial Português. Foi também deputado na Assembleia da República.

No governo de António Guterres, foi secretário de Estado da Administração Interna e secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna. Após a vitória eleitoral do Partido Socialista em 1999, tornou-se ministro-adjunto do primeiro-ministro, com os pelouros da Juventude, Toxicodependência e Comunicação Social.

Em 2010, foi contratado pela Camargo Corrêa África para liderar o Conselho de Administração, cargo que abandonou em 2014.

ZAP //

PARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

      • Mas como?!… Eleito da maneira que foi, uma série de decisões polémicas que até, por acaso, mereceu reparo do CSM. Ainda que todos saibam que não passa de show off. Este juiz personifica claramente, que a justiça em Portugal, é feita à medida de interesses obscuros.

  1. Mas é tão evidente, tão estupidamente evidente que este sr. entrou nestes casos através de um sorteio que foi a ALDRABICE do século, e a que todos assistimos, para “libertar” os maiores “suspeitos” de crimes NACIONAIS, cometidos contra o NOSSO PAÍS e … contra NÓS!!!
    Certamente num futuro próximo o ESTADO PORTUGUÊS ver-se-á forçado a pagar IDEMNIZAÇÕES MILIONÁRIAS a estes “suspeitos” … de NOVO COM OS NOSSOS IMPOSTOS!
    Vergonha desta gentalha!

    • Este emplastro foi eleito com esta finalidade, a de livrar e inocentar todos os desta seita de corruptos, como diz o comentador “Rui”, é melhor estarmos preparados para as indemnizações que não tardam vão começara cair nos bolsos destes energumenos sem vergonha.
      Com certeza, o computador que escolheu este senhor no sorteio para ocupar este cargo, talvez também tenha sido oferecido aos serviços judiciários pelo primo do mamão do Sócrates. Ai justiça portuguesa como andas…

  2. Atenção que o sorteio do Ivo foi “COMPLETAMENTE ALEATÓRIO”…
    Não é possível manipular o sistema informático… + areia para os olhos dos Portugueses.
    Quando conseguiram afastar o Dr. Carlos Alexandre deste processo foi o maior forró para este bando de parasitas.

  3. A máquina… a trabalhar, devagarinho e certinho… nós pagamos.
    Se a CP tivesse máquinas tão bem oleadas como o PS os comboios nunca paravam.

  4. EhEhEh´
    Á grande IVO é assim mesmo.
    – Grande Homem, grande Juiz,resumindo, grande em tudo.
    – Grande sorteio, para determinados tipos de criminosos dá sempre o mesmo Juiz.
    E quem disser algo no sentido de o descredibilizar, leva com processos disciplinares.
    – Grande ministério Público, foi demitida a Procuradora agora está tudo controlado.
    Não vai haver recurso.
    – Grande colectivo de Juízes, o colectivo apenas está preocupado em castigar Carlos Alexandre, o causador de todo este alarido e a tentar prender pessoas inocentes, também eles Grandes Homens, Sócrates, Vara, Salgado… etc…etc…etc.
    Que este caso sirva de exemplo a quem quer estar a cima da Justiça,( que temos em Portugal).
    Os Grandes homens, Homens poderosos, com muito dinheiro, muitas dividas, muito património, tudo grande nunca poderão ser condenados nosso Pais, nem nós nos preocupamos com estes casos, apenas nos preocupamos em Votar PS, PSD, PCP, BE,CDS,etc… e defender os nossos políticos.
    A maneira que encontrei de ajudar os nossos políticos vai ser nas próximas eleições votar em todos.
    Fazendo no boletim de votos um risco de alto a baixo.

  5. Mas afinal de contas é com todo o respeito por as opiniões manifestadas ! Pergunto ? Será que queremos uma justiça imparcial e independente ou uma espécie de justiceirismo à portuguesa. Não tenho cor partidária e prefiro Ivo Rosa a Carlos Alexandre para quem tenha um pouco de noção jurídica caso os portugueses fiquem sem saber aquilo que na realidade aconteceu o principal culpado dá pelo nome de Carlos Alexandre que não exerceu as suas funções enquanto juiz com imparcialidade.
    É a provar o que digo existem as entrevistas dadas por este que levaram o povo a considerá-lo um super juiz uma espécie de personagem saído de um conto de fadas assim como o processo disciplinar que está a ser alvo. Que caso se confirme a sua condenação por violação do código deontológico perderá vir a dar razão aos arguidos sob pena de serem anuladas todas as diligências processoais em que o mesmo interveio.. Isto sem querer isentar quem quer que seja de culpa. A isto chamo justiça em movimento..

  6. Isto é mesmo a fazer do POVO capacho.
    Não há dúvida que o alfaiate, preparou o fato à medida.
    Não entendo até onde chega o poder de um juiz.
    Não entendo também o silencio dos Deputados na Assembleia da República.
    Pessoalmente dispenso esta democracia, que pelo que tem visto só serve os incompetentes e os ladrões.

  7. Eleito há quarta tentativa só poderia ter saído alguém a condizer com as necessidades de uma certa classe económica e política, tudo parece encaixar no rumo pretendido dar ao país, ainda vamos ter o Sócrates ressuscitado para a política e não só.

  8. este foi o juiz que julgou o passarão catedrático da treta no caso dos 6.000.000.€ da tecnodesforma, o doors afagador de tacos (que noutros tempos se passeava pelo parque eduardo vii e gostava de ser chamada pelo lindo nome de Catherine Deneuve) no caso dos submarinos, o dias loureiro no roubo dos milhões do erário público através do bpn, os gajos dos vistos gold de quem não se ouve falar na esperança que caia no esquecimento, os gajos da câmara de gaia (Luís Filipe Menezes & Marco António Costa) que até hoje ainda não foram chamados à justiça, o padrinho dessa corja mafiosa no caso das acções do bpn, na casa da coelheira, os biliões que vieram da UE e desapareceram em ifadap’s e outras roubalheiras entre muitos outros que tentam esconder mas não conseguem.

  9. É mesmo o Juiz dos Rosinhas, sem dúvida! Levantar caução a este animal que já está condenado e está metido em todo o que é podres do Pinócrates!

    Está mais que visto que este Senhor IVO não vai achar problema nenhum em que o Pinocrates haja comprado casa de luxo com o dinheiro que roubou aos portugueses! Noutro país europeu ontem mesmo o Mentiroso Compulsivo via a casa ser apreendida e o IVO seria corrido à biqueirada pelo Conselho Superior de Magistratura – por cá ainda vai receber uma medalha – Já Joana Marques Vidal foi saneada por prender os verdadeiros criminosos – vamos continuar a ver prender pilha galinhas que roubaram 6 euros enquanto os criminosos de colarinho branco exibem o fruto do seu roubo inpunemente ….. Triste País!

  10. Vamos a acordar de uma vez por todas…., não existe justiça para o comum cidadão enquanto estas classes de políticos e magistrados corruptos manipularem a lei….
    Quando a injustiça se torna lei é imperativo lutar contra ela usando todos os meios… mesmo na sombra

  11. Estou completamente de acordo.
    Mas pergunto:
    O que é que estás disposto tu e nós todos para mudar isto?
    Afinal por enquanto ainda (penso) que estamos numa democracia… por isso todos juntos poderemos alterar este estado da justiça e a forma e o poder final de alguém que dentro da “quinta” acham que “são mais iguais que os outros”. E que com o esquema do Ex.mo Juiz Rangel tudo gira em torno de valor que não aparenta ser o descrito nos códigos… e tudo e possível porque mais importante que a Lei escrita no Órgão de competência apropriado (Assembleia da Republica) vemos tudo reescrito ao sabor da pena de um qualquer Juiz, dependendo muitas vezes da hora do dia que escreve e das condições meteorológicas.

    Alteremos o poder que possuem com a introdução de jurados da forma anglo-saxônica, bem como um pressuposto de idade superior a 45 anos e uma vida profissional e currículo apropriado para se poder candidatar a Juiz.

    Não esta pouca vergonha de testes que são conhecidos antes e que nada se faz porque daria tudo na mesma.

    O que estamos dispostos a fazer e a obrigar os deputados a alterar na Lei?

  12. A procissão aínda se encontra no adro… imagino quando der a volta!
    Pobre justiça à portuguesa que se deixa amordaçar pelas seitas.

  13. Afinal o Socrates, o Vara e os amigos estão todos inocentes, o Rosa afinal é o único que consegue praticar a justiça, resumindo, então os CULPADOS devemos ser todos nós, CULPADOS de ser BURROS, e de pagar todo este circo vergonhoso, já pagámos e vamos pagar outra vez, e já que temos de voltar a pagar, sff comprem um programa informático anti-violações, que não crash 4 vezes antes de sair um resultado conveniente (Para os inocentes!!!).
    Já agora, quero dar os parabéns ao sr juíz pela capacidade extra-humana que tem por conseguir ler com atenção e de forma esclarecida tantos milhares de paginas em tão poucos dias, afim de poder proceder a acções “responsáveis” como estas, e ainda dar seguimento aos outros processos que deve ter entre mãos.

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …