Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer “duplicar o número de bicicletas na cidade” e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte.

A nova iniciativa prevê que os cidadãos que se desloquem para o emprego de bicicleta sejam recompensados com até 25 euros por mês. Numa viagem de bicicleta para o local de trabalho, receberão 20 cêntimos por quilómetro. Nas viagens que não sejam para o trabalho receberão quatro cêntimos por quilómetro. Os trabalhadores que mais usem este meio de transporte vão ter direito a um bónus.

Na experiência, poderão participar até mil moradores de Bari. As suas bicicletas serão equipadas com um dispositivo que regista a duração das viagens, que serão usadas para calcular os pagamentos mensais.

O Ministério Italiano do Meio Ambiente apoia o projeto com um subsídio de 545 mil euros. “Se pedalar, não ganhará apenas saúde”, enfatiza o vereador. Com este montante, pretende-se cobrir principalmente os incentivos para que os cidadãos que não a possuam possam comprar uma bicicleta.

A cidade vai dar 100 euros para comprar uma bicicleta usada, 150 euros para ajudar com o custo de uma nova, ou 250 euros para uma bicicleta elétrica.

O projeto, que terá duração de quatro meses, visa tornar a cidade italiana um lugar mais acessível para pedestres e ciclistas. Os promotores deste projeto dizem que se inspiraram pelo exemplo de Copenhaga, uma cidade conhecida em todo o mundo como um paraíso para os ciclistas.

Bari pode tornar-se um lugar perfeito neste sentido porque é costeiro e o clima é ameno, segudo o The Local. No entanto, agora, o centro da cidade e a calçada apresentam um tráfego denso e não há boa rede de ciclovias.

Um projeto semelhante foi promovido em França em 2014. Foi um programa piloto que durou seis meses e cerca de 20 empresas pagaram aos seus funcionários para trocar os seus carros por bicicletas. A experiência foi bem sucedida e, em março de 2016, o projeto tornou-se lei.

Milão também já lançou iniciativas para incentivar o ciclismo, incluindo esquemas de bicicletas partilhadas. Mas Bari é a primeira cidade na Itália a testar um esquema de ciclismo pago.

Também em dezembro do ano passado, a Holanda anunciou que, nos próximos três anos vão ser investidos 345 milhões de euros em infraestruturas, como ciclovias, com o objetivo de conquistar mais 200 mil ciclistas.

Neste país, já estão em prática os créditos de 19 cêntimos por quilómetro percorrido, mas o sistema é pouco conhecido e ainda pouco usado. O Governo quer mudar isso, fazendo mais publicidade para que haja mais adesão.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Google impediu acidentalmente a venda de uma antiguidade roubada

No início deste mês, uma tentativa de contrabandear uma antiga pedra esculpida foi frustrada por uma simples busca no Google. O funcionário da alfândega em Heathrow achou que a alegação era suspeita. O contrabandista escreveu num …

Exposição de Joana Vasconcelos em Bilbau foi a 13.ª mais vista no mundo em 2018

A mostra de Joana Vasconcelos, atualmente patente no Museu de Serralves, foi vista em Bilbao por cerca de 649 mil pessoas - uma média de 5.600 por dia. A exposição I'm Your Mirror, de Joana Vasconcelos, …

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …