Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer “duplicar o número de bicicletas na cidade” e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte.

A nova iniciativa prevê que os cidadãos que se desloquem para o emprego de bicicleta sejam recompensados com até 25 euros por mês. Numa viagem de bicicleta para o local de trabalho, receberão 20 cêntimos por quilómetro. Nas viagens que não sejam para o trabalho receberão quatro cêntimos por quilómetro. Os trabalhadores que mais usem este meio de transporte vão ter direito a um bónus.

Na experiência, poderão participar até mil moradores de Bari. As suas bicicletas serão equipadas com um dispositivo que regista a duração das viagens, que serão usadas para calcular os pagamentos mensais.

O Ministério Italiano do Meio Ambiente apoia o projeto com um subsídio de 545 mil euros. “Se pedalar, não ganhará apenas saúde”, enfatiza o vereador. Com este montante, pretende-se cobrir principalmente os incentivos para que os cidadãos que não a possuam possam comprar uma bicicleta.

A cidade vai dar 100 euros para comprar uma bicicleta usada, 150 euros para ajudar com o custo de uma nova, ou 250 euros para uma bicicleta elétrica.

O projeto, que terá duração de quatro meses, visa tornar a cidade italiana um lugar mais acessível para pedestres e ciclistas. Os promotores deste projeto dizem que se inspiraram pelo exemplo de Copenhaga, uma cidade conhecida em todo o mundo como um paraíso para os ciclistas.

Bari pode tornar-se um lugar perfeito neste sentido porque é costeiro e o clima é ameno, segudo o The Local. No entanto, agora, o centro da cidade e a calçada apresentam um tráfego denso e não há boa rede de ciclovias.

Um projeto semelhante foi promovido em França em 2014. Foi um programa piloto que durou seis meses e cerca de 20 empresas pagaram aos seus funcionários para trocar os seus carros por bicicletas. A experiência foi bem sucedida e, em março de 2016, o projeto tornou-se lei.

Milão também já lançou iniciativas para incentivar o ciclismo, incluindo esquemas de bicicletas partilhadas. Mas Bari é a primeira cidade na Itália a testar um esquema de ciclismo pago.

Também em dezembro do ano passado, a Holanda anunciou que, nos próximos três anos vão ser investidos 345 milhões de euros em infraestruturas, como ciclovias, com o objetivo de conquistar mais 200 mil ciclistas.

Neste país, já estão em prática os créditos de 19 cêntimos por quilómetro percorrido, mas o sistema é pouco conhecido e ainda pouco usado. O Governo quer mudar isso, fazendo mais publicidade para que haja mais adesão.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …