Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer “duplicar o número de bicicletas na cidade” e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte.

A nova iniciativa prevê que os cidadãos que se desloquem para o emprego de bicicleta sejam recompensados com até 25 euros por mês. Numa viagem de bicicleta para o local de trabalho, receberão 20 cêntimos por quilómetro. Nas viagens que não sejam para o trabalho receberão quatro cêntimos por quilómetro. Os trabalhadores que mais usem este meio de transporte vão ter direito a um bónus.

Na experiência, poderão participar até mil moradores de Bari. As suas bicicletas serão equipadas com um dispositivo que regista a duração das viagens, que serão usadas para calcular os pagamentos mensais.

O Ministério Italiano do Meio Ambiente apoia o projeto com um subsídio de 545 mil euros. “Se pedalar, não ganhará apenas saúde”, enfatiza o vereador. Com este montante, pretende-se cobrir principalmente os incentivos para que os cidadãos que não a possuam possam comprar uma bicicleta.

A cidade vai dar 100 euros para comprar uma bicicleta usada, 150 euros para ajudar com o custo de uma nova, ou 250 euros para uma bicicleta elétrica.

O projeto, que terá duração de quatro meses, visa tornar a cidade italiana um lugar mais acessível para pedestres e ciclistas. Os promotores deste projeto dizem que se inspiraram pelo exemplo de Copenhaga, uma cidade conhecida em todo o mundo como um paraíso para os ciclistas.

Bari pode tornar-se um lugar perfeito neste sentido porque é costeiro e o clima é ameno, segudo o The Local. No entanto, agora, o centro da cidade e a calçada apresentam um tráfego denso e não há boa rede de ciclovias.

Um projeto semelhante foi promovido em França em 2014. Foi um programa piloto que durou seis meses e cerca de 20 empresas pagaram aos seus funcionários para trocar os seus carros por bicicletas. A experiência foi bem sucedida e, em março de 2016, o projeto tornou-se lei.

Milão também já lançou iniciativas para incentivar o ciclismo, incluindo esquemas de bicicletas partilhadas. Mas Bari é a primeira cidade na Itália a testar um esquema de ciclismo pago.

Também em dezembro do ano passado, a Holanda anunciou que, nos próximos três anos vão ser investidos 345 milhões de euros em infraestruturas, como ciclovias, com o objetivo de conquistar mais 200 mil ciclistas.

Neste país, já estão em prática os créditos de 19 cêntimos por quilómetro percorrido, mas o sistema é pouco conhecido e ainda pouco usado. O Governo quer mudar isso, fazendo mais publicidade para que haja mais adesão.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Bruxelas pede que Portugal e outros 21 países acabem com capturas acidentais de golfinhos

A Comissão Europeia enviou hoje cartas aos ministros do Mar de Portugal e de outros 21 Estados-membros da União Europeia (UE) a pedir solução para as capturas acidentais de golfinhos e outros animais marinhos nas …

Trump vê condenação de Harvey Weinstein como "uma grande vitória"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a condenação por crimes sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein constitui uma "mensagem muito forte". "Considero que do ponto de vista das mulheres (...) é uma grande …

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …