Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer “duplicar o número de bicicletas na cidade” e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte.

A nova iniciativa prevê que os cidadãos que se desloquem para o emprego de bicicleta sejam recompensados com até 25 euros por mês. Numa viagem de bicicleta para o local de trabalho, receberão 20 cêntimos por quilómetro. Nas viagens que não sejam para o trabalho receberão quatro cêntimos por quilómetro. Os trabalhadores que mais usem este meio de transporte vão ter direito a um bónus.

Na experiência, poderão participar até mil moradores de Bari. As suas bicicletas serão equipadas com um dispositivo que regista a duração das viagens, que serão usadas para calcular os pagamentos mensais.

O Ministério Italiano do Meio Ambiente apoia o projeto com um subsídio de 545 mil euros. “Se pedalar, não ganhará apenas saúde”, enfatiza o vereador. Com este montante, pretende-se cobrir principalmente os incentivos para que os cidadãos que não a possuam possam comprar uma bicicleta.

A cidade vai dar 100 euros para comprar uma bicicleta usada, 150 euros para ajudar com o custo de uma nova, ou 250 euros para uma bicicleta elétrica.

O projeto, que terá duração de quatro meses, visa tornar a cidade italiana um lugar mais acessível para pedestres e ciclistas. Os promotores deste projeto dizem que se inspiraram pelo exemplo de Copenhaga, uma cidade conhecida em todo o mundo como um paraíso para os ciclistas.

Bari pode tornar-se um lugar perfeito neste sentido porque é costeiro e o clima é ameno, segudo o The Local. No entanto, agora, o centro da cidade e a calçada apresentam um tráfego denso e não há boa rede de ciclovias.

Um projeto semelhante foi promovido em França em 2014. Foi um programa piloto que durou seis meses e cerca de 20 empresas pagaram aos seus funcionários para trocar os seus carros por bicicletas. A experiência foi bem sucedida e, em março de 2016, o projeto tornou-se lei.

Milão também já lançou iniciativas para incentivar o ciclismo, incluindo esquemas de bicicletas partilhadas. Mas Bari é a primeira cidade na Itália a testar um esquema de ciclismo pago.

Também em dezembro do ano passado, a Holanda anunciou que, nos próximos três anos vão ser investidos 345 milhões de euros em infraestruturas, como ciclovias, com o objetivo de conquistar mais 200 mil ciclistas.

Neste país, já estão em prática os créditos de 19 cêntimos por quilómetro percorrido, mas o sistema é pouco conhecido e ainda pouco usado. O Governo quer mudar isso, fazendo mais publicidade para que haja mais adesão.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …