Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer “duplicar o número de bicicletas na cidade” e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte.

A nova iniciativa prevê que os cidadãos que se desloquem para o emprego de bicicleta sejam recompensados com até 25 euros por mês. Numa viagem de bicicleta para o local de trabalho, receberão 20 cêntimos por quilómetro. Nas viagens que não sejam para o trabalho receberão quatro cêntimos por quilómetro. Os trabalhadores que mais usem este meio de transporte vão ter direito a um bónus.

Na experiência, poderão participar até mil moradores de Bari. As suas bicicletas serão equipadas com um dispositivo que regista a duração das viagens, que serão usadas para calcular os pagamentos mensais.

O Ministério Italiano do Meio Ambiente apoia o projeto com um subsídio de 545 mil euros. “Se pedalar, não ganhará apenas saúde”, enfatiza o vereador. Com este montante, pretende-se cobrir principalmente os incentivos para que os cidadãos que não a possuam possam comprar uma bicicleta.

A cidade vai dar 100 euros para comprar uma bicicleta usada, 150 euros para ajudar com o custo de uma nova, ou 250 euros para uma bicicleta elétrica.

O projeto, que terá duração de quatro meses, visa tornar a cidade italiana um lugar mais acessível para pedestres e ciclistas. Os promotores deste projeto dizem que se inspiraram pelo exemplo de Copenhaga, uma cidade conhecida em todo o mundo como um paraíso para os ciclistas.

Bari pode tornar-se um lugar perfeito neste sentido porque é costeiro e o clima é ameno, segudo o The Local. No entanto, agora, o centro da cidade e a calçada apresentam um tráfego denso e não há boa rede de ciclovias.

Um projeto semelhante foi promovido em França em 2014. Foi um programa piloto que durou seis meses e cerca de 20 empresas pagaram aos seus funcionários para trocar os seus carros por bicicletas. A experiência foi bem sucedida e, em março de 2016, o projeto tornou-se lei.

Milão também já lançou iniciativas para incentivar o ciclismo, incluindo esquemas de bicicletas partilhadas. Mas Bari é a primeira cidade na Itália a testar um esquema de ciclismo pago.

Também em dezembro do ano passado, a Holanda anunciou que, nos próximos três anos vão ser investidos 345 milhões de euros em infraestruturas, como ciclovias, com o objetivo de conquistar mais 200 mil ciclistas.

Neste país, já estão em prática os créditos de 19 cêntimos por quilómetro percorrido, mas o sistema é pouco conhecido e ainda pouco usado. O Governo quer mudar isso, fazendo mais publicidade para que haja mais adesão.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Texto recentemente traduzido revela segredos sobre "poderes sobrenaturais" dos samurais

Um texto samurai recentemente traduzido - designado "Doze Regras da Espada" - revela os segredos de uma escola onde ensinavam a combater espadas, que desenvolveu e dominou determinada técnica que parecia fornecer aos seus praticantes …

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …