/

Itália referenda este domingo reforma constitucional

European Parliament / Flickr

Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano

Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano

Italianos são este sábado chamados às urnas para votar no referendo sobre uma reforma constitucional em que, caso vença o “não”, pode ditar a saída do primeiro-ministro do governo.

As assembleias de voto italianas abriram este domingo pelas 07h00 locais para receber os votos dos cerca de 51 milhões de cidadãos elegíveis para participar no referendo sobre a reforma constitucional do Governo de Matteo Renzi.

As urnas vão estar abertas até às 23h00 locais (22h00 em Lisboa), quando começa a contagem dos votos.

Os italianos são chamados a referendar a reforma constitucional aprovada pelo Parlamento e que, entre outras coisas, retira a função legislativa ao senado, numa consulta que não necessita de nível mínimo de participação para que o resultado seja válido.

Entre as medidas propostas pelo governo, está a redução do senado, de 315 membros para apenas 100, e os senadores não seriam eleitos de forma direita, mas pelas assembleias municipais e regionais.

As atenções estão voltadas para as consequências do resultado dos votos, uma vez que o primeiro-ministro italiano afirmou que abandona o governo se o “não” ganhar.

Caso isso aconteça, deverá haver novas eleições com o partido 5 Estrelas, de Beppe Grilo, que quer fazer um referendo à saída da União Europeia, empatado nas intenções de voto.

As preocupações com a eventual vitória do “não” refletem o risco de que esse resultado desencadeie um período de instabilidade política na terceira maior economia da zona euro, num momento delicado para a UE depois da vitória do “Brexit”.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.