“Miss Hitler” entre os detidos de rede neonazi ligada a Portugal. Planeavam atacar NATO

Itália identificou uma rede neonazi com ligações a Portugal e está a investigar 12 dos seus membros que faziam propaganda antissemita na Internet e planeavam um ataque contra instalações da NATO, com explosivos artesanais. A “Miss Hitler” está entre os detidos. 

A operação, levada a cabo pelo comando especial dos Carabineiros (polícia militarizada italiana), resultou na identificação de 12 militantes neonazis entre os 26 e os 62 anos.

Entre os detidos está Francesca Rizzi, eleita “Miss Hitler” num concurso russo onde participou como “Miss Eva Braun”, que tem tatuada nas costas uma grande suástica com uma águia e que foi, recentemente, acusada de insultar a senadora Liliana Segre, sobrevivente de Auschwitz.

Francesca Rizzi esteve em Portugal em 2019, para participar numa conferência nacionalista organizada pela Nova Ordem Social, o movimento de extrema-direita fundado por Mário Machado e que foi, entretanto, suspenso.

Nessa altura, Rizzi destacou-se pela sua intervenção de retórica antissemita na conferência, como reportou a revista Sábado.

Rizzi e os outros 11 detidos deverão apresentar-se diariamente às autoridades como medida de coação, enquanto avança a investigação sobre as suas atividades.

As autoridades fizeram buscas às habitações dos suspeitos e encontraram indícios de que estariam a preparar um ataque a instalações da NATO com recurso a explosivos fabricados de forma artesanal.

Segundo os Carabineiros, esses engenhos explosivos foram feitos “com instruções retiradas da Internet, em colaboração com alguns militantes de grupos estrangeiros semelhantes, activos em Portugal.

Registaram-se também casos de instigação à agressão de judeus e imigrantes.

A investigação levou ainda ao bloqueio de vários grupos no Facebook e na rede social russa VKontakte e de um outro na aplicação WhatsApp, nos quais eram difundidas mensagens, vídeos e imagens racistas, antissemitas e negacionistas, segundo um comunicado da polícia.

Nas redes sociais, estes grupos chamavam-se “Ordem Ario Romano” e Judenfreie Liga (Liga Livre de Judeus) e era através deles que os militantes organizavam as suas ações.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Era prendê-los de imediato, não só em Itália, mas em toda a Europa, essa escória de pessoas não devem de andar à solta.

RESPONDER

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …