Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

AFP

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.

O “gémeo digital” da obra-prima de Michelangelo, exposta na Galeria da Academia de Florença, foi reproduzido por uma equipa de técnicos da empresa Hexagon Italia, selecionados pela Universidade de Florença.

A operação foi possível graças ao uso de instrumentos sofisticados, como um “scanner de luz estruturada” e um dispositivo de medição a laser.

Depois de ler digitalmente as medidas da imponente escultura de 5,20 m de altura, as impressoras 3D esculpiram David num bloco de resina acrílica.

O resultado foi confiado a artesãos e restauradores para dar a aparência do original, principalmente com a aplicação de pó de mármore.

“A iniciativa é interessante do ponto de vista tecnológico, mas também é uma forma de aplicação de técnicas habitualmente reservadas ao setor industrial no âmbito da proteção de obras de arte e investigação científica, contribuindo assim para a divulgação do património artístico do nosso país”, disse Cesare Cassani, funcionário da Hexagon Italia, citado pela agência de notícias italiana AGI.

A estátua, que pesa dez vezes menos que a original, irá ficar exposta no pavilhão italiano da Expo do Dubai, onde deve chegar por volta do dia 27 de abril.

Símbolo da Renascença italiana, David foi esculpido por Michelangelo entre 1501 e 1504 num único bloco de mármore de Carrara, sendo que representa o herói bíblico enquanto se prepara para enfrentar o gigante Golias.

A estátua é considerada o ideal de beleza masculina.

Com o avanço das tecnologias, a réplica de Dubai será a mais precisa até agora.

As operações técnicas de reprodução da estátua serão preservadas em arquivos, para guardar todos os detalhes da estátua de Michelangelo caso esta venha a sofrer algum problema no futuro.

A obra original esteve exposta fora do Palazzo Vecchio, a sede da Câmara Municipal de Florença, entre 1504 e 1873.

Michelangelo começou a esculpir David quando tinha apenas 26 anos.

AFP ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na Luz, …