//

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

AFP

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.

O “gémeo digital” da obra-prima de Michelangelo, exposta na Galeria da Academia de Florença, foi reproduzido por uma equipa de técnicos da empresa Hexagon Italia, selecionados pela Universidade de Florença.

A operação foi possível graças ao uso de instrumentos sofisticados, como um “scanner de luz estruturada” e um dispositivo de medição a laser.

Depois de ler digitalmente as medidas da imponente escultura de 5,20 m de altura, as impressoras 3D esculpiram David num bloco de resina acrílica.

O resultado foi confiado a artesãos e restauradores para dar a aparência do original, principalmente com a aplicação de pó de mármore.

“A iniciativa é interessante do ponto de vista tecnológico, mas também é uma forma de aplicação de técnicas habitualmente reservadas ao setor industrial no âmbito da proteção de obras de arte e investigação científica, contribuindo assim para a divulgação do património artístico do nosso país”, disse Cesare Cassani, funcionário da Hexagon Italia, citado pela agência de notícias italiana AGI.

A estátua, que pesa dez vezes menos que a original, irá ficar exposta no pavilhão italiano da Expo do Dubai, onde deve chegar por volta do dia 27 de abril.

Símbolo da Renascença italiana, David foi esculpido por Michelangelo entre 1501 e 1504 num único bloco de mármore de Carrara, sendo que representa o herói bíblico enquanto se prepara para enfrentar o gigante Golias.

A estátua é considerada o ideal de beleza masculina.

Com o avanço das tecnologias, a réplica de Dubai será a mais precisa até agora.

As operações técnicas de reprodução da estátua serão preservadas em arquivos, para guardar todos os detalhes da estátua de Michelangelo caso esta venha a sofrer algum problema no futuro.

A obra original esteve exposta fora do Palazzo Vecchio, a sede da Câmara Municipal de Florença, entre 1504 e 1873.

Michelangelo começou a esculpir David quando tinha apenas 26 anos.

ZAP // AFP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.