IT Army. A Ucrânia está a recrutar talentos para o seu exército digital

2

Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro ucraniano, anunciou recentemente a criação do IT Army of Ukraine, um grupo que tem como objetivo estar na frente da luta cibernética.

Na passada quinta-feira, a Rússia invadiu a Ucrânia e desencadeou uma guerra que tem assustado, a todos os níveis, a população mundial. O mundo, agora em estado de alerta, está atento a cada desenvolvimento.

Em 2022, um conflito armado também se estende à Internet. É por esse motivo que a Ucrânia uniu esforços para criar o IT Army of Ukraine, que procura agora novos talentos para este exército digital.

O anúncio foi feito no sábado passado por Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro ucraniano, no Twitter.

O governante apelou aos hackers com talentos digitais para se juntarem ao esforço e “lutarem na frente cibernética”, adiantando que o exército estaria a organizar-se numa sala de chat no Telegram, onde os voluntários poderiam completar “tarefas operacionais”.

Neste grupo, são partilhadas várias informações e algumas tarefas que os “militares digitais” podem realizar, nomeadamente ataques DDoS a sites de serviços russos.

À data de publicação deste artigo, o grupo conta já com mais de 33 mil subscritores. De acordo com o Gizmodo, a primeira tarefa encorajou os membros a “utilizar quaisquer vetores de ataques cibernéticos e DDoS” nos websites de 31 empresas, bancos e entidades governamentais russas.

Os alvos incluíam a Gazprom, a Lukoil e a Yandex. No setor financeiro, o exército digital destacou o Sberbank, o VTB e o Gazprombank, alguns dos principais bancos do país. As entidades governamentais russas na lista incluíam o Kremlin e o Ministério da Defesa.

Para os “soldados” que não estão tecnicamente habilitados para lançar ataques cibernéticos e de DDoS, o exército tem uma tarefa diferente: denunciar canais russos no YouTube que espalham desinformação sobre a guerra na Ucrânia.

Embora tenham sido relatadas algumas perturbações, não é totalmente claro se o IT Army of Ukraine derrubou com sucesso sites russos ou canais do Youtube.

O exército digital surge depois de o grupo Anonymous ter declarado guerra cibernética à Rússia, atacando vários sites e deixando diversos serviços do Kremlin offline.

Na segunda-feira, os sites de vários meios de comunicação russos, nomeadamente os das agências de notícias, ficaram paralisados. Durante largos minutos, a TASS e a RIA Novosti, o jornal Kommersant, o diário Izvestia e a revista Forbes Rússia emitiram mensagens contra a guerra, numa tentativa de sensibilizar a população russa para o conflito.

No passado fim de semana, Mykhailo Fedorov fez um pedido a Elon Musk que recebeu rapidamente uma resposta positiva por parte do empresário: agora, o país tem ao seu dispor “o melhor e mais resistente” serviço de Internet, a Starlink.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.