Cientistas israelitas criam modelo para retoma. Quatro dias a trabalhar, 10 dias em isolamento

Neil Hall / EPA

Dois cientistas do Instituto Weizmann da Ciência, em Israel, criaram um modelo de desconfinamento cíclico de duas semanas que visa trabalhar quatro dias e, em seguida, ficar outros 10 em isolamento profilático.

Segundo noticiou o Observador esta quinta-feira, o modelo, designado a Estratégia 4/10, foi desenvolvido por Uri Alon, biólogo de sistemas, que vai testar o modelo nele mesmo, com o colega Ron Milo.

O Financial Times avançou que o plano tem por base o princípio segundo o qual, após uma infeção pelo coronavírus, o doente tende a começar a desenvolver sintomas e transmitir o vírus apenas ao fim de quatro a sete dias. Case trabalhe nesse período e isole-se nos 10 dias seguintes, a propagação ficará mais contida.

Em entrevista ao El Confidencial esta segunda-feira, Uri Alon indicou esta estratégia – conhecida desde abril -, “aumentaria a atividade produtiva e reduziria a densidade populacional e, portanto, as taxas de infeção durante a semana” e permitiria reavivar a economia em alguns países.

“Obviamente que um confinamento completo erradicaria o vírus mais rapidamente, mas ter um milhão de pessoas desempregadas também tem um custo médico: morte, depressão, tratamento psicológico”, apontou o especialista.

Para Uri Alon, “precisamos de entender que algumas pessoas morrerão independentemente da política que se implementar”. A Estratégia 4/10 pode ser a mais equilibrada, argumentou: “Não é necessário ter um confinamento contínuo que suponha um desastre para a economia”.

Ao El Confidencial e ao Financial Times, o cientista sugeriu testar o modelo – associado às regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e lavagem de mãos – em áreas pequenas para analisar os resultados, como empresas.

Em caso de resultados satisfatórios, pode aplicar-se a estratégia a uma cidade inteira, por exemplo, dividindo os agregados familiares em dois grupos, que se devem alternar entre as semanas de quatro dias de trabalho na rua e os 10 dias de isolamento profilático, mesmo que em regime de teletrabalho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …