Cientistas israelitas criam modelo para retoma. Quatro dias a trabalhar, 10 dias em isolamento

Neil Hall / EPA

Dois cientistas do Instituto Weizmann da Ciência, em Israel, criaram um modelo de desconfinamento cíclico de duas semanas que visa trabalhar quatro dias e, em seguida, ficar outros 10 em isolamento profilático.

Segundo noticiou o Observador esta quinta-feira, o modelo, designado a Estratégia 4/10, foi desenvolvido por Uri Alon, biólogo de sistemas, que vai testar o modelo nele mesmo, com o colega Ron Milo.

O Financial Times avançou que o plano tem por base o princípio segundo o qual, após uma infeção pelo coronavírus, o doente tende a começar a desenvolver sintomas e transmitir o vírus apenas ao fim de quatro a sete dias. Case trabalhe nesse período e isole-se nos 10 dias seguintes, a propagação ficará mais contida.

Em entrevista ao El Confidencial esta segunda-feira, Uri Alon indicou esta estratégia – conhecida desde abril -, “aumentaria a atividade produtiva e reduziria a densidade populacional e, portanto, as taxas de infeção durante a semana” e permitiria reavivar a economia em alguns países.

“Obviamente que um confinamento completo erradicaria o vírus mais rapidamente, mas ter um milhão de pessoas desempregadas também tem um custo médico: morte, depressão, tratamento psicológico”, apontou o especialista.

Para Uri Alon, “precisamos de entender que algumas pessoas morrerão independentemente da política que se implementar”. A Estratégia 4/10 pode ser a mais equilibrada, argumentou: “Não é necessário ter um confinamento contínuo que suponha um desastre para a economia”.

Ao El Confidencial e ao Financial Times, o cientista sugeriu testar o modelo – associado às regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e lavagem de mãos – em áreas pequenas para analisar os resultados, como empresas.

Em caso de resultados satisfatórios, pode aplicar-se a estratégia a uma cidade inteira, por exemplo, dividindo os agregados familiares em dois grupos, que se devem alternar entre as semanas de quatro dias de trabalho na rua e os 10 dias de isolamento profilático, mesmo que em regime de teletrabalho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …