Israel vai reabastecer o Mar da Galileia, local onde Jesus andou sobre a água

O mar da Galileia, onde, segundo a Bíblia, Jesus andou sobre a água, será reabastecido com água do mar dessalinizada. A decisão foi tomada recentemente pelas autoridades locais.

O resgate do mar da Galileia acontece depois de ter atingido o seu nível mais baixo do último século, resultado de longos períodos de seca consecutivos. De acordo com o projeto, o Governo vai encher o lago com 100 milhões de metros cúbicos de água todos os anos até 2022.

A informação foi confirmada ao The Guardian pelo representante do Ministério de Energia e Água do país, Yechezkel Lifshitz.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, terá dito anteriormente que o país tinha mostrado “uma incrível capacidade para lidar com o problema da água ao longo dos anos”. Mas parece que não é bem assim.

Atualmente, estão em construção duas unidades dessalinizadoras de água do mar na Galileia Ocidental, a norte de Israel, e em Nahal Sorek, no sul do país, que irão produzir 300 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada todos os anos, que irá garantir também o abastecimento de água à população.

“Vamos transformar o lago numa reserva de água dessalinizada, algo que ainda não foi feito até agora”, comemorou Netanyahu.

O Mar da Galileia é um local sagrado para os cristãos e aparece em inúmeras passagens bíblicas, sobretudo relacionado com os milagres de Jesus. O local é um extenso lago com cerca de 19 quilómetros de comprimento e uma largura aproximada de 13 quilómetros, tendo o rio Jordão como principal afluente.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os israelitas conseguem sempre tudo, por cá não só somos especialistas em a desperdiçar caso desta Primavera em que milhões de metros cúbicos dela foram direitinhos ao mar por falta de albufeiras para a reter como no caso do ano anterior em que a seca já se tornava uma catástrofe e aqui bem plantadinhos ao lado do enorme oceano não temos dessalinizadoras para colmatar as enormes necessidades que temos.

    • Não posso estar mais de cordo consigo! Os aselhas em Portugal no Inverno choramingam que chove demais e deixa-se a água escoar como se fosse uma praga! NO verão lamentam-se que os aquíferos estão esgotados e as fontes de água sem uma gota! Mas nada fazem em relação a isso, não há inteligência alguma a trabalhar neste problema para encontrar repostas na fartura que temos numas estações para fazer face à menos abundantes! Até os antigos egípcios faziam isso há 5000 anos atrás, mas os nosso dirigentes não conseguem fazer nada hoje a não ser aplicar mais taxas para penalizar o cidadão e convence-lo de que tem de gastar menos e viver com menos, ou seja, andar de “cavalo para burro”! Tomáramos nós termos os dirigentes de Israel, que num país pobre cheio de pedras e desértico fazem um oasis, só deixam desértico aquilo que é necessário para manter os ecossistemas, que gente inteligente! Fabricam os seus equipamentos, as suas armas, tanques, e aviões, os navios, e têm uma medicina avançada, têm uma investigação cientifica de topo, devidamente protegida e não como cá que parece que os investigadores são uma espécie de parasitas, muito abaixo dos veneradíssimos políticos e futebolistas! Mais Portugal é muito mais rico que Israel em termos agrícolas e de matérias-primas, apesar de ter poucos solos bons em relação ao resto da Europa. Tem um mar gigantesco. Mas nada, mesmo nada de jeito sabe explorar para enriquecer a sua nação. Desde Pombal, que só sabemos ficar sentados à espera que os outros façam tudo por nós, e a lamuriar, é uma tristeza e uma vergonha, para mim como português e para um país com uma História tão longa e que ao longo dessa, teve três Impérios esteve por todo mundo! ´triste e dramático.

      • Nada mais explícito do que as suas afirmações mas infelizmente neste país em vez de actuarem perde-se o tempo em lamentações à espera que outros façam por nós.

        • “em vez de actuarem perde-se o tempo em lamentações à espera que outros façam por nós.”
          Que é precisamente o que acabaram de fazer!…
          Além disso, como é óbvio, Israel não pode ser visto só pelo tamanho do seu território, mas sim pelo dinheiro vindo dos judeus que controlam muito do sistema financeiro mundial (etc, etc) e das remessas de dinheiro/anteconhecimento vindas principalmente dos EUA!

          • Pelo menos com o que afirma demonstram duas coisas: competência e saber actuar no bom sentido, enquanto outros desbaratam o dinheiro sem proveito para as populações!.

RESPONDER

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …