Israel vai reabastecer o Mar da Galileia, local onde Jesus andou sobre a água

O mar da Galileia, onde, segundo a Bíblia, Jesus andou sobre a água, será reabastecido com água do mar dessalinizada. A decisão foi tomada recentemente pelas autoridades locais.

O resgate do mar da Galileia acontece depois de ter atingido o seu nível mais baixo do último século, resultado de longos períodos de seca consecutivos. De acordo com o projeto, o Governo vai encher o lago com 100 milhões de metros cúbicos de água todos os anos até 2022.

A informação foi confirmada ao The Guardian pelo representante do Ministério de Energia e Água do país, Yechezkel Lifshitz.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, terá dito anteriormente que o país tinha mostrado “uma incrível capacidade para lidar com o problema da água ao longo dos anos”. Mas parece que não é bem assim.

Atualmente, estão em construção duas unidades dessalinizadoras de água do mar na Galileia Ocidental, a norte de Israel, e em Nahal Sorek, no sul do país, que irão produzir 300 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada todos os anos, que irá garantir também o abastecimento de água à população.

“Vamos transformar o lago numa reserva de água dessalinizada, algo que ainda não foi feito até agora”, comemorou Netanyahu.

O Mar da Galileia é um local sagrado para os cristãos e aparece em inúmeras passagens bíblicas, sobretudo relacionado com os milagres de Jesus. O local é um extenso lago com cerca de 19 quilómetros de comprimento e uma largura aproximada de 13 quilómetros, tendo o rio Jordão como principal afluente.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os israelitas conseguem sempre tudo, por cá não só somos especialistas em a desperdiçar caso desta Primavera em que milhões de metros cúbicos dela foram direitinhos ao mar por falta de albufeiras para a reter como no caso do ano anterior em que a seca já se tornava uma catástrofe e aqui bem plantadinhos ao lado do enorme oceano não temos dessalinizadoras para colmatar as enormes necessidades que temos.

    • Não posso estar mais de cordo consigo! Os aselhas em Portugal no Inverno choramingam que chove demais e deixa-se a água escoar como se fosse uma praga! NO verão lamentam-se que os aquíferos estão esgotados e as fontes de água sem uma gota! Mas nada fazem em relação a isso, não há inteligência alguma a trabalhar neste problema para encontrar repostas na fartura que temos numas estações para fazer face à menos abundantes! Até os antigos egípcios faziam isso há 5000 anos atrás, mas os nosso dirigentes não conseguem fazer nada hoje a não ser aplicar mais taxas para penalizar o cidadão e convence-lo de que tem de gastar menos e viver com menos, ou seja, andar de “cavalo para burro”! Tomáramos nós termos os dirigentes de Israel, que num país pobre cheio de pedras e desértico fazem um oasis, só deixam desértico aquilo que é necessário para manter os ecossistemas, que gente inteligente! Fabricam os seus equipamentos, as suas armas, tanques, e aviões, os navios, e têm uma medicina avançada, têm uma investigação cientifica de topo, devidamente protegida e não como cá que parece que os investigadores são uma espécie de parasitas, muito abaixo dos veneradíssimos políticos e futebolistas! Mais Portugal é muito mais rico que Israel em termos agrícolas e de matérias-primas, apesar de ter poucos solos bons em relação ao resto da Europa. Tem um mar gigantesco. Mas nada, mesmo nada de jeito sabe explorar para enriquecer a sua nação. Desde Pombal, que só sabemos ficar sentados à espera que os outros façam tudo por nós, e a lamuriar, é uma tristeza e uma vergonha, para mim como português e para um país com uma História tão longa e que ao longo dessa, teve três Impérios esteve por todo mundo! ´triste e dramático.

      • Nada mais explícito do que as suas afirmações mas infelizmente neste país em vez de actuarem perde-se o tempo em lamentações à espera que outros façam por nós.

        • “em vez de actuarem perde-se o tempo em lamentações à espera que outros façam por nós.”
          Que é precisamente o que acabaram de fazer!…
          Além disso, como é óbvio, Israel não pode ser visto só pelo tamanho do seu território, mas sim pelo dinheiro vindo dos judeus que controlam muito do sistema financeiro mundial (etc, etc) e das remessas de dinheiro/anteconhecimento vindas principalmente dos EUA!

          • Pelo menos com o que afirma demonstram duas coisas: competência e saber actuar no bom sentido, enquanto outros desbaratam o dinheiro sem proveito para as populações!.

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …