/

Israel vai reabastecer o Mar da Galileia, local onde Jesus andou sobre a água

7

O mar da Galileia, onde, segundo a Bíblia, Jesus andou sobre a água, será reabastecido com água do mar dessalinizada. A decisão foi tomada recentemente pelas autoridades locais.

O resgate do mar da Galileia acontece depois de ter atingido o seu nível mais baixo do último século, resultado de longos períodos de seca consecutivos. De acordo com o projeto, o Governo vai encher o lago com 100 milhões de metros cúbicos de água todos os anos até 2022.

A informação foi confirmada ao The Guardian pelo representante do Ministério de Energia e Água do país, Yechezkel Lifshitz.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, terá dito anteriormente que o país tinha mostrado “uma incrível capacidade para lidar com o problema da água ao longo dos anos”. Mas parece que não é bem assim.

Atualmente, estão em construção duas unidades dessalinizadoras de água do mar na Galileia Ocidental, a norte de Israel, e em Nahal Sorek, no sul do país, que irão produzir 300 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada todos os anos, que irá garantir também o abastecimento de água à população.

“Vamos transformar o lago numa reserva de água dessalinizada, algo que ainda não foi feito até agora”, comemorou Netanyahu.

O Mar da Galileia é um local sagrado para os cristãos e aparece em inúmeras passagens bíblicas, sobretudo relacionado com os milagres de Jesus. O local é um extenso lago com cerca de 19 quilómetros de comprimento e uma largura aproximada de 13 quilómetros, tendo o rio Jordão como principal afluente.

7 Comments

  1. Os israelitas conseguem sempre tudo, por cá não só somos especialistas em a desperdiçar caso desta Primavera em que milhões de metros cúbicos dela foram direitinhos ao mar por falta de albufeiras para a reter como no caso do ano anterior em que a seca já se tornava uma catástrofe e aqui bem plantadinhos ao lado do enorme oceano não temos dessalinizadoras para colmatar as enormes necessidades que temos.

    • Não posso estar mais de cordo consigo! Os aselhas em Portugal no Inverno choramingam que chove demais e deixa-se a água escoar como se fosse uma praga! NO verão lamentam-se que os aquíferos estão esgotados e as fontes de água sem uma gota! Mas nada fazem em relação a isso, não há inteligência alguma a trabalhar neste problema para encontrar repostas na fartura que temos numas estações para fazer face à menos abundantes! Até os antigos egípcios faziam isso há 5000 anos atrás, mas os nosso dirigentes não conseguem fazer nada hoje a não ser aplicar mais taxas para penalizar o cidadão e convence-lo de que tem de gastar menos e viver com menos, ou seja, andar de “cavalo para burro”! Tomáramos nós termos os dirigentes de Israel, que num país pobre cheio de pedras e desértico fazem um oasis, só deixam desértico aquilo que é necessário para manter os ecossistemas, que gente inteligente! Fabricam os seus equipamentos, as suas armas, tanques, e aviões, os navios, e têm uma medicina avançada, têm uma investigação cientifica de topo, devidamente protegida e não como cá que parece que os investigadores são uma espécie de parasitas, muito abaixo dos veneradíssimos políticos e futebolistas! Mais Portugal é muito mais rico que Israel em termos agrícolas e de matérias-primas, apesar de ter poucos solos bons em relação ao resto da Europa. Tem um mar gigantesco. Mas nada, mesmo nada de jeito sabe explorar para enriquecer a sua nação. Desde Pombal, que só sabemos ficar sentados à espera que os outros façam tudo por nós, e a lamuriar, é uma tristeza e uma vergonha, para mim como português e para um país com uma História tão longa e que ao longo dessa, teve três Impérios esteve por todo mundo! ´triste e dramático.

      • Nada mais explícito do que as suas afirmações mas infelizmente neste país em vez de actuarem perde-se o tempo em lamentações à espera que outros façam por nós.

      • “em vez de actuarem perde-se o tempo em lamentações à espera que outros façam por nós.”
        Que é precisamente o que acabaram de fazer!…
        Além disso, como é óbvio, Israel não pode ser visto só pelo tamanho do seu território, mas sim pelo dinheiro vindo dos judeus que controlam muito do sistema financeiro mundial (etc, etc) e das remessas de dinheiro/anteconhecimento vindas principalmente dos EUA!

      • Pelo menos com o que afirma demonstram duas coisas: competência e saber actuar no bom sentido, enquanto outros desbaratam o dinheiro sem proveito para as populações!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.