Israel vai reabastecer o Mar da Galileia, local onde Jesus andou sobre a água

O mar da Galileia, onde, segundo a Bíblia, Jesus andou sobre a água, será reabastecido com água do mar dessalinizada. A decisão foi tomada recentemente pelas autoridades locais.

O resgate do mar da Galileia acontece depois de ter atingido o seu nível mais baixo do último século, resultado de longos períodos de seca consecutivos. De acordo com o projeto, o Governo vai encher o lago com 100 milhões de metros cúbicos de água todos os anos até 2022.

A informação foi confirmada ao The Guardian pelo representante do Ministério de Energia e Água do país, Yechezkel Lifshitz.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, terá dito anteriormente que o país tinha mostrado “uma incrível capacidade para lidar com o problema da água ao longo dos anos”. Mas parece que não é bem assim.

Atualmente, estão em construção duas unidades dessalinizadoras de água do mar na Galileia Ocidental, a norte de Israel, e em Nahal Sorek, no sul do país, que irão produzir 300 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada todos os anos, que irá garantir também o abastecimento de água à população.

“Vamos transformar o lago numa reserva de água dessalinizada, algo que ainda não foi feito até agora”, comemorou Netanyahu.

O Mar da Galileia é um local sagrado para os cristãos e aparece em inúmeras passagens bíblicas, sobretudo relacionado com os milagres de Jesus. O local é um extenso lago com cerca de 19 quilómetros de comprimento e uma largura aproximada de 13 quilómetros, tendo o rio Jordão como principal afluente.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os israelitas conseguem sempre tudo, por cá não só somos especialistas em a desperdiçar caso desta Primavera em que milhões de metros cúbicos dela foram direitinhos ao mar por falta de albufeiras para a reter como no caso do ano anterior em que a seca já se tornava uma catástrofe e aqui bem plantadinhos ao lado do enorme oceano não temos dessalinizadoras para colmatar as enormes necessidades que temos.

    • Não posso estar mais de cordo consigo! Os aselhas em Portugal no Inverno choramingam que chove demais e deixa-se a água escoar como se fosse uma praga! NO verão lamentam-se que os aquíferos estão esgotados e as fontes de água sem uma gota! Mas nada fazem em relação a isso, não há inteligência alguma a trabalhar neste problema para encontrar repostas na fartura que temos numas estações para fazer face à menos abundantes! Até os antigos egípcios faziam isso há 5000 anos atrás, mas os nosso dirigentes não conseguem fazer nada hoje a não ser aplicar mais taxas para penalizar o cidadão e convence-lo de que tem de gastar menos e viver com menos, ou seja, andar de “cavalo para burro”! Tomáramos nós termos os dirigentes de Israel, que num país pobre cheio de pedras e desértico fazem um oasis, só deixam desértico aquilo que é necessário para manter os ecossistemas, que gente inteligente! Fabricam os seus equipamentos, as suas armas, tanques, e aviões, os navios, e têm uma medicina avançada, têm uma investigação cientifica de topo, devidamente protegida e não como cá que parece que os investigadores são uma espécie de parasitas, muito abaixo dos veneradíssimos políticos e futebolistas! Mais Portugal é muito mais rico que Israel em termos agrícolas e de matérias-primas, apesar de ter poucos solos bons em relação ao resto da Europa. Tem um mar gigantesco. Mas nada, mesmo nada de jeito sabe explorar para enriquecer a sua nação. Desde Pombal, que só sabemos ficar sentados à espera que os outros façam tudo por nós, e a lamuriar, é uma tristeza e uma vergonha, para mim como português e para um país com uma História tão longa e que ao longo dessa, teve três Impérios esteve por todo mundo! ´triste e dramático.

      • Nada mais explícito do que as suas afirmações mas infelizmente neste país em vez de actuarem perde-se o tempo em lamentações à espera que outros façam por nós.

        • “em vez de actuarem perde-se o tempo em lamentações à espera que outros façam por nós.”
          Que é precisamente o que acabaram de fazer!…
          Além disso, como é óbvio, Israel não pode ser visto só pelo tamanho do seu território, mas sim pelo dinheiro vindo dos judeus que controlam muito do sistema financeiro mundial (etc, etc) e das remessas de dinheiro/anteconhecimento vindas principalmente dos EUA!

          • Pelo menos com o que afirma demonstram duas coisas: competência e saber actuar no bom sentido, enquanto outros desbaratam o dinheiro sem proveito para as populações!.

RESPONDER

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …