Israel administra terceira dose da vacina a pessoas com sistema imunitário frágil

Esta segunda-feira, Israel começou a administrar a terceira dose da vacina contra a covid-19 a pessoas consideradas mais vulneráveis.

Em dezembro do ano passado, o país foi um dos primeiros do mundo a lançar uma ampla campanha de vacinação, graças a um acordo com a farmacêutica Pfizer, que abasteceu o estado com milhões de doses em troca da recolha de dados sobre os efeitos da sua vacina – que foi desenvolvida em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech.

Esta campanha permitiu administrar o regime completo de duas doses da vacina a mais de 55% da população, incluindo cerca de 85% dos adultos, o que favoreceu a reabertura de cafetarias, bares e estabelecimentos comerciais, proporcionando ainda uma redução do número de casos de covid-19, que passou de 10 mil para menos de 100 por dia.

Contudo, nas últimas semanas, as infeções aumentaram devido à propagação da variante Delta, o que obrigou as autoridades a voltarem a impor algumas medidas sanitárias, como o uso obrigatório da máscara em locais públicos fechados.

Neste sentido, escreve a AFP, o ministério da Saúde israelita anunciou esta segunda-feira a autorização para a inoculação da terceira dose da vacina da Pfizer para pessoas que apresentam risco imunológico e que não tenham respondido bem às duas doses administradas primeiramente.

“Há evidências crescentes de que os pacientes imunossuprimidos não desenvolvem um nível satisfatório de anticorpos mesmo após as duas doses da vacina contra o coronavírus. Alguns podem desenvolver esses anticorpos apenas após três doses”, referiu o ministério em comunicado.

“Diante do aumento do número de casos nas últimas semanas e do alto risco que representa para os pacientes imunossuprimidos com doenças graves, agora podem receber uma terceira dose da vacina”, pode ler-se.

O ministério publicou uma lista com as pessoas que podem precisar de uma terceira dose. Entre eles estão os pacientes que realizaram um transplante de órgão.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …

Incêndio em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", …

Desportivismo? O skate voltou a mostrar como se faz

Final da competição de parque teve mais um momento que justifica entrar nos melhores destes Jogos Olímpicos. A grande maioria dos seguidores dos Jogos Olímpicos pode estar a ver skate pela primeira vez. Nos Jogos Olímpicos …

Jovens saudáveis dos 12 aos 15 anos têm que esperar por task force para vacinação

Os adolescentes saudáveis com idades entre os 12 e os 15 anos têm de esperar pela calendarização da task force para serem vacinados contra a covid-19, não se podendo vacinar nesta fase, segundo a Direção-Geral …

"Absolutamente incompreensível". Tribunal decretou insolvência da Groundforce

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decretou esta quarta-feira a insolvência da SPdH (Groundforce), anunciou a TAP, que tinha feito um requerimento nesse sentido, no dia 10 de maio, de acordo com um comunicado. O …

"É uma questão pontual". Urgência de obstetrícia do Hospital de Setúbal encerrada por falta de médicos

A urgência de obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, está encerrada desde as 09h00 desta quarta-feira, situação que se irá prolongar por 24 horas, devido à falta de médicos desta especialidade, informou à …