/

Israel administra terceira dose da vacina a pessoas com sistema imunitário frágil

Esta segunda-feira, Israel começou a administrar a terceira dose da vacina contra a covid-19 a pessoas consideradas mais vulneráveis.

Em dezembro do ano passado, o país foi um dos primeiros do mundo a lançar uma ampla campanha de vacinação, graças a um acordo com a farmacêutica Pfizer, que abasteceu o estado com milhões de doses em troca da recolha de dados sobre os efeitos da sua vacina – que foi desenvolvida em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech.

Esta campanha permitiu administrar o regime completo de duas doses da vacina a mais de 55% da população, incluindo cerca de 85% dos adultos, o que favoreceu a reabertura de cafetarias, bares e estabelecimentos comerciais, proporcionando ainda uma redução do número de casos de covid-19, que passou de 10 mil para menos de 100 por dia.

Contudo, nas últimas semanas, as infeções aumentaram devido à propagação da variante Delta, o que obrigou as autoridades a voltarem a impor algumas medidas sanitárias, como o uso obrigatório da máscara em locais públicos fechados.

Neste sentido, escreve a AFP, o ministério da Saúde israelita anunciou esta segunda-feira a autorização para a inoculação da terceira dose da vacina da Pfizer para pessoas que apresentam risco imunológico e que não tenham respondido bem às duas doses administradas primeiramente.

“Há evidências crescentes de que os pacientes imunossuprimidos não desenvolvem um nível satisfatório de anticorpos mesmo após as duas doses da vacina contra o coronavírus. Alguns podem desenvolver esses anticorpos apenas após três doses”, referiu o ministério em comunicado.

“Diante do aumento do número de casos nas últimas semanas e do alto risco que representa para os pacientes imunossuprimidos com doenças graves, agora podem receber uma terceira dose da vacina”, pode ler-se.

O ministério publicou uma lista com as pessoas que podem precisar de uma terceira dose. Entre eles estão os pacientes que realizaram um transplante de órgão.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.