/

Israel e Kosovo estabelecem laços diplomáticos (via Zoom)

Abir Sultan / EPA

Esta segunda-feira, Israel e Kosovo reconheceram-se mutuamente, com um tratado assinado à distância que nem a pandemia conseguiu travar.

Gabi Ashkenazi, ministro das Relações Exteriores de Israel, assinou uma declaração conjunta que estabelece laços diplomáticos com o Kosovo durante uma cerimónia oficial, realizada esta segunda-feira via Zoom, com a sua homóloga kosovar Meliza Haradinaj Stublla.

De acordo com o Expresso, o país balcânico aceitou reconhecer Jerusalém como capital do Estado judaico, uma vez que será nessa cidade que vai abrir a sua representação diplomática.

O Kosovo é o primeiro país de maioria muçulmana a abrir a sua embaixada em Jerusalém. Atualmente, só dois países têm as suas missões diplomáticas em Israel instaladas na cidade santa: os Estados Unidos e o Paraguai.

Ashkenazi disse ter aprovado o “pedido formal do Kosovo para abrir uma embaixada em Jerusalém”, acrescentando que “o estabelecimento de relações entre Israel e o Kosovo é um passo histórico importante e comovente que reflete as muitas mudanças que a região experimentou nos últimos meses”.

“Hoje, o Kosovo junta-se oficialmente ao círculo de países que aspiram à paz e à estabilidade e reconhecem Israel, e Jerusalém como sua capital”. O Kosovo junta-se assim aos Emirados Árabes Unidos, Barhen, Sedão e Marrocos, os outros países muçulmanos que decidiram estabelecer laços diplomáticos com Israel.

O Económico escreve que ambas as partes assinaram dois acordos de cooperação: um para estabelecer as relações diplomáticas e outro relativo às atividades da agência de desenvolvimento internacional de Israel, a Mashav.

A decisão sobre o reconhecimento mútuo entre Kosovo e Israel foi alcançada em setembro, numa uma cimeira dos líderes do Kosovo e da Sérvia mantida na Casa Branca pelo ex-Presidente Donald Trump.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.