/

Israel. Gantz promete “governo de unidade nacional” nos próximos dias

Esta segunda-feira, o Presidente Reuven Rivlin mandatou Benny Gantz a formar Governo em Israel. O líder do Partido Azul e Branco prometeu apresentar, “em poucos dias”, uma solução de “unidade nacional”.

No domingo, Benny Gantz garantiu o apoio parlamentar necessário para suplantar a coligação partidária que apoia o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. No mesmo dia, os dois líderes dos partidos mais votados nas eleições de março não chegaram a acordo para uma grande coligação.

De acordo com o Público, a proposta de Netanyahu previa a formação de um Governo de emergência de seis meses ou de um de quatro anos, na qual Gantz o substituiria ao fim de dois anos. Contudo, o apoio parlamentar logrado pelo segundo deixou-o numa posição mais forte e fê-lo convidar o primeiro-ministro para uma solução governativa com o Azul e Branco na chefia.

Nesse sentido, Gantz assegurou que o seu Governo vai procurar “curar a sociedade israelita do coronavírus e também do vírus do ódio e da divisão”, e desafiou Netanyahu a contribuir para esse processo de cura.

“Sempre quis unidade. Chegou a hora de Netanyahu decidir se é desta forma que quer sair. Chegou a hora de se colocarem de lado os boicotes e a destruição e se voltarem a conectar as fações e os cidadãos de Israel”, declarou Benny Gantz, citado pelo Haaretz.

Resta agora saber se o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aceitará fazer parte de um Governo como número dois.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.