Primeiro-ministro israelita acusa Irão de possuir local nuclear secreto

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou esta quinta-feira o Irão de possuir um “local de armazenamento atómico secreto” na capital do país. O Teerão já veio negar as acusações.

“Aquilo que o Irão esconde, Israel vai encontrar”, assegurou na tribuna da reunião anual da Assembleia-Geral da ONU. Netanyahu apelou ainda à Agência Internacional de Energia Atómica para “inspecionar imediatamente” o local “antes que os iranianos o esvaziem”.

Em paralelo, o primeiro-ministro israelita acusou os países europeus de atitude “conciliatória” face ao Irão, por tentarem retomar o comércio bilateral apesar das atividades nucleares dos iranianos.

Netanyahu evocou as ingerências históricas da Europa no Médio Oriente para criticar a posição dos líderes europeus de manterem a defesa do acordo nuclear iraniano de 2015. Este plano permite o levantamento das sanções em troca da limitação das atividades nucleares do Irão.

Após anunciar o que definiu como novas provas sobre atividades nucleares secretas dos iranianos, questionou-se: “Estes líderes europeus não aprenderam nada com a História? Será que vão acordar?”.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, retirou-se do acordo de 2015, mas as potências europeias consideram que vai persuadir o Irão a tornar-se mais cooperativo e transparente sobre as suas atividades nucleares.

Mohammad Javad Zarif, chefe da diplomacia iraniana, rejeitou esta sexta-feira todas as acusações do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre a existência de “um armazém nuclear secreto” no Irão.

“Nenhum espetáculo vai conseguir disfarçar o facto de Israel ser o único país na nossa região que tem um programa de armas nucleares ‘secreto’ e ‘não declarado'”, disse Zarif através do Twitter.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. será que este diarreico cerebral e outros como ele não irão sair de cena? fazem guerra com toda a vizinhança ocupam territórios por todos os lados, isto só acontece porque tem cobertura dos maluquinhos dos EUA, caso estes o informem que ele deveria ficar quietinho no espaço que os Ingleses roubaram e lhe entregaram, não haveria conflitos nem ameaças naquela região!

RESPONDER

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …