Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Bill Ingalls / NASA

O astronauta Scott Kelly

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento.

Para alguns, o auto isolamento é uma oportunidade para descansar e ver as séries atrasadas. Por outro lado, as pessoas mais sociais têm mais dificuldades ao estar confinadas nos seus quartos.

Nestes tempos angustiantes, os conselhos de profissionais sobre como sobreviver à quarentena com a sanidade intacta podem ajudar – e quem sabe mais sobre passar o tempo durante o isolamento do que os astronautas?

Num artigo de opinião publicado no jornal norte-americano New York Times, o astronauta da NASA Scott Kelly escreveu: “Quando vivi na Estação Espacial Internacional durante quase um ano, não foi fácil. Quando ia dormir, estava no trabalho. Quando acordava, ainda estava no trabalho. Voar no espaço é provavelmente o único trabalho que absolutamente não se pode deixar”.

A passagem de Kelly de 12 meses na EEI, entre 2015 e 2016, ensinou-lhe algumas habilidades que o astronauta acredita serem úteis para sobreviver ao isolamento.

Kelly recomenda fazer e manter um cronograma para estabelecer estrutura e evitar excesso de trabalho. “Tire um tempo para atividades divertidas: eu fiz noites de cinema com colegas da tripulação, com comida e vi todos os episódios de Game of Thrones – duas vezes.”

O astronauta também destaca a importância do sono, além de dedicar tempo para sair e manter a sua quota diária de natureza elevada. Como Kelly e os colegas não podiam simplesmente sair da EEI, usaram gravações de pássaros, chuva ou árvores que se moviam com a brisa.

Kelly também recomenda passatempos como ler, tocar um instrumento, aperfeiçoar uma nova habilidade, escrever num diário e manter contacto com amigos e familiares através das videochamadas.

O astronauta canadiano e comandante da EEI, Chris Hadfield, é famoso pelos seus passatempos no Espaço.

Hadfield também deu, através de um vídeo, conselhos para permanecer produtivo durante o auto-isolamento. O astronauta fala de quatro considerações importantes que o guiaram na EEI: conhecer o risco, avaliar os objetivos, entender as restrições e tomar medidas.

Seja o que for que decidir fazer durante a quarentena, Scott Kelly garantiu que acredita que o coronavírus pode ser vencido. “Vi humanos a trabalhar juntos para vencer alguns dos desafios mais difíceis que se possa imaginar e sei que podemos vencer esse se todos fizermos a nossa parte e trabalharmos juntos como uma equipa”, afirmou. “E lave as mãos – frequentemente”, lembrou.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …