/

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

1

Bill Ingalls / NASA

O astronauta Scott Kelly

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento.

Para alguns, o auto isolamento é uma oportunidade para descansar e ver as séries atrasadas. Por outro lado, as pessoas mais sociais têm mais dificuldades ao estar confinadas nos seus quartos.

Nestes tempos angustiantes, os conselhos de profissionais sobre como sobreviver à quarentena com a sanidade intacta podem ajudar – e quem sabe mais sobre passar o tempo durante o isolamento do que os astronautas?

Num artigo de opinião publicado no jornal norte-americano New York Times, o astronauta da NASA Scott Kelly escreveu: “Quando vivi na Estação Espacial Internacional durante quase um ano, não foi fácil. Quando ia dormir, estava no trabalho. Quando acordava, ainda estava no trabalho. Voar no espaço é provavelmente o único trabalho que absolutamente não se pode deixar”.

A passagem de Kelly de 12 meses na EEI, entre 2015 e 2016, ensinou-lhe algumas habilidades que o astronauta acredita serem úteis para sobreviver ao isolamento.

Kelly recomenda fazer e manter um cronograma para estabelecer estrutura e evitar excesso de trabalho. “Tire um tempo para atividades divertidas: eu fiz noites de cinema com colegas da tripulação, com comida e vi todos os episódios de Game of Thrones – duas vezes.”

O astronauta também destaca a importância do sono, além de dedicar tempo para sair e manter a sua quota diária de natureza elevada. Como Kelly e os colegas não podiam simplesmente sair da EEI, usaram gravações de pássaros, chuva ou árvores que se moviam com a brisa.

Kelly também recomenda passatempos como ler, tocar um instrumento, aperfeiçoar uma nova habilidade, escrever num diário e manter contacto com amigos e familiares através das videochamadas.

O astronauta canadiano e comandante da EEI, Chris Hadfield, é famoso pelos seus passatempos no Espaço.

Hadfield também deu, através de um vídeo, conselhos para permanecer produtivo durante o auto-isolamento. O astronauta fala de quatro considerações importantes que o guiaram na EEI: conhecer o risco, avaliar os objetivos, entender as restrições e tomar medidas.

Seja o que for que decidir fazer durante a quarentena, Scott Kelly garantiu que acredita que o coronavírus pode ser vencido. “Vi humanos a trabalhar juntos para vencer alguns dos desafios mais difíceis que se possa imaginar e sei que podemos vencer esse se todos fizermos a nossa parte e trabalharmos juntos como uma equipa”, afirmou. “E lave as mãos – frequentemente”, lembrou.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.