/

Ishiba, Suga ou Kono? Partido do Governo do Japão prepara sucessão de Abe

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

Os líderes do partido do Governo do Japão reúnem-se na terça-feira para decidir quando e como vão escolher o seu novo líder, que vai substituir Shinzo Abe como primeiro-ministro.

Abe, de 65 anos, anunciou na sexta-feira a sua intenção de renunciar por razões de saúde, mas permanecerá à frente do executivo nipónico até que o seu sucessor seja eleito, numa sessão conjunta de ambas as câmaras da Dieta (Parlamento).

Tudo parece apontar para a possibilidade de esta votação ter lugar a 17 de setembro.

Dias antes da votação, o Partido Liberal Democrático (LDP) elegerá o seu novo líder, que se tornará o novo primeiro-ministro.

À medida que as horas passam, os candidatos mais fortes começam a emergir para suceder a Abe, o primeiro-ministro mais antigo na história recente do país. Duas sondagens publicadas pela agência noticiosa japonesa Kyodo e pelo jornal financeiro Nikkei, em conjunto com a TV Tokyo, indicam o antigo ministro da Defesa Shigeru Ishiba, de 63 anos, como o favorito.

Ishiba, um crítico da administração de Abe, tem um amplo apoio entre as fileiras do LDP, mas não tanto entre os parlamentares, pelo que o sistema do partido para nomear o sucessor de Abe é fundamental para este processo.

O LDP elege normalmente o seu líder de três em três anos, com os votos dos deputados e do partido, mas em casos excecionais, como o presente, pode optar por um esquema mais reduzido, com os votos dos legisladores e dos representantes das regiões no país.

Segundo a sondagem telefónica da Kyodo, Ishiba tem o apoio de 34,3% dos inquiridos, e em segundo lugar, com 14,3%, está Yoshihide Suga, o braço direito de Abe desde 2012 e atual chefe de gabinete e porta-voz do primeiro-ministro.

Suga, de 71 anos, é visto como uma figura transitória, uma vez que em outubro de 2021 haverá eleições na Câmara Baixa. Após essas eleições, o primeiro-ministro deverá ser ratificado ou substituído, de acordo com a nova configuração parlamentar.

A sondagem Nikkei/TV Tokyo também confirma Ishiba como o candidato com mais apoio, com 28% dos inquiridos, enquanto que em segundo lugar está o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e atual chefe da defesa, Taro Kono, de 57 anos.

O novo primeiro-ministro irá enfrentar os desafios económicos da recessão causada pela Covid-19, que entre abril e junho gerou uma queda de 7,8% do produto interno bruto (PIB), a maior em mais de meio século.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.