Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

Manuel de Almeida / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino de Morais, à saída do Estabelecimento Prisional da Carregueira

A candidatura de Isaltino Morais – Inovar Oeiras de Volta – lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais.

As eleições autárquicas estão aí à porta e as sondagens continuam a surpreender. No concelho de Oeiras, um dos concelhos onde a batalha política tem estado mais acesa, a vitória é apontada para o antigo presidente da autarquia Isaltino Morais, avança o Correio da Manhã, numa sondagem da CM/Aximage.

Os números apontam para 36,8% dos votos e cinco mandatos para Isaltino Morais, e 23,4% dos votos e três vereadores para o atual presidente e ex vice presidente de Isaltino, Paulo Vistas.

Há quatro anos, a primeira vez que Vistas foi eleito como presidente, enquanto Isaltino Morais cumpria uma pena de prisão de 1 ano e dois meses por fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, o atual presidente venceu com 33,45% dos votos, derrotando Francisco Moita Flores, candidato do PSD.

Na altura da eleição, Vistas disse ser “uma honra suceder àquele que foi considerado o melhor autarca do país”, numa referência a Isaltino.

O socialista Joaquim Raposo, que presidiu à Câmara Municipal da Amadora entre 1997 e 2013 – foi reeleito três vezes, completando um total de quatro mandatos, em 2001, 2005 e 2009 – e concorre agora a Oeiras, alcança, de acordo com a sondagem 11,2% dos votos e um mandato, tal como há quatro anos, em que o PS ocupou o terceiro lugar em Oeiras.

A deputada d’Os Verdes, Heloísa Apolónia, coloca-se em quarto lugar, com 7,6% de intenção de voto e o PSD, com Ângelo Pereira, obtém 7,5%, ocupando a quinta força política.

ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Esta novela é igual a meter o BIBI a concorrer a um jardim de infância depois de cumprir a pena.
    Que palhaçada, para um tipo concorrer a um qualquer trabalho obrigam a ter um cadastro limpo, isto claro para pessoas como eu que sou um teso e não tenha maneira de untar as mãos ás pessoas certas, dinheiro esse ganho aquando trabalhava na câmara para a qual concorre. Caso ganhe é um descrédito para toda a classe politica, sem vergonha na cara, os fins justificam os meios. Por mim morador em Oeiras irei votar contra este Isaltino

    • Não percebo. Então aceitamos que o sistema judicial promove a recuperação do indivíduo ou quem esteve dentro fica condenado para toda a vida? Nesse caso mais vale dar-lhe logo um tiro e pronto. Assunto resolvido. O homem praticou crimes, cumpriu pena, para todos os efeitos está reabilitado. É para isso que serve o sistema judicial. E ele cumpriu pena, ao contrário de muitos outros.
      Grande Isaltino! Carrega Isaltino!

      • Não percebe?!
        Lamento, mas não consigo não confiar em criminosos condenados por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção e branqueamento de capitais, para gerir dinheiros públicos!!
        Por mim, nunca mais na vida se podia sequer aproximar de dinheiros públicos, quanto mais ser presidente de uma autarquia!!
        É como pôr um pedófilo condenado (e depois de ter cumprido a pena) como educador num jardim de infância; será que punha lá o seu filho?!
        Afinal, para todos os efeitos, ele cumpriu a pena!…

        • Continuo sem perceber. Para que serve então o sistema judicial? Estou com o Isaltino. Eu e toda a minha família vamos votar nele. Ele roubou mas fez obra. E pelo roubo já pagou. Agora é continuar a fazer obra.

          • Está difícil!…
            Para que serve o “sistema judicial”?
            Tal como o nome indica, serve para fazer justiça – não serve para apagar o passado!!
            Percebeu agora?
            Para mim, tal como dizia o grande Capitão Moura, um homem tem que ser “Justo, Honesto, Coerente e Imparcial”!!
            Como o Isaltino está muito longe desses valores, dispenso!…
            Mas eu também não voto Oeiras…

    • Eu diria que é, principalmente, um “descrédito” (para não lhe chamar outra coisa!) para a população de Oeiras!
      Se a classe politica é má, o que dizer de uma população que prefere eleger um criminoso condenado para gerir o seu município?!
      Ainda por cima, supostamente, a população do concelho do país com maior nível de literacia e rendimento!…

  2. Confesso que não percebo os comentários
    O homem cometeu um crime e foi condenado. A partir daí é um cidadão livre com os mesmos direitos e deveres de todos os outros.
    Agora se os habitantes de Oeiras , o consideraram um bom presidente e agora lhe querem dar um novo mandato, onde é que está o problema?

    • Que moralidade tem esse cadastrado? Para se arranjar emprego tem de se ter a folha limpa mas para ser político corrupto já se pode arranjar um tacho tendo cadastro!? você gostava que reabilitassem um seu familiar pedófilo e deixava-o perto do seu filho menor? Vai ser alvo de chacota pois não tem legitimidade para servir de exemplo. Mas isto para si que também frequenta esse submundo do crime é normal!? Vá tomar um banho de civilização para se redimir das alarvidades que lhe enchem essa mona conspurcada!?

  3. Que vergonha… Português, porque és assim?
    É nestas alturas que o meu pensamento é contrário às leis de Deus, não consigo esconder a minha revolta.
    Perdoa-me meu Deus, mas o judas, merece esta recompensa dos votantes?

  4. Lamento que a maioria das pessoas que fazem comentários, apenas demonstrem ignorância e que se deixem levar apenas, pelas notícias que os jornais todos os dias nos tentam vender. Já alguém se questionou se o homem foi condenado injustamente? Acham que isso não é possível? Se acham, então acreditam que vivem no maravilhoso mundo Disney. Quanto a este caso, e estou totalmente livre e com distância suficiente para falar dele. Acredito mais na avaliação dos milhares de pessoas que vivem em Oeiras e conhecem este Senhor, do que no julgamento que mexe com muitos interesses em derrotá-lo. Nunca se esqueçam que existem pessoas no corredor da morte e depois se prova que eram inocentes.

    • Vivo em Oeiras e não gosto de corruptos. Se não pode concorrer a jardineiro da câmara também não deveria poder concorrer a presidente.
      É o mesmo que dizer que o Bibi vai ser presidente da casa Pia

    • “Condenado injustamente”?!
      Com milhões em contas na Suíça?
      Hahhaaa!…
      Há mesmo crentes para tudo!… Depois ainda há que fique admirado por haver palermas que se explodem em nome de deus (Alá, ou lá que é)!…
      “Corredor da morte”?!
      Bem me parecia que estava a confundir Portugal com os EUA; felizmente a nossa justiça ainda não chegou a esse ponto!!
      Pode questionar tudo, mas, chamar ignorante a que não gosta de ver uma um criminoso condenado a gerir um concelho, não abona nada a favor da sua inteligência/bom senso!!
      Por mim, nunca mais se poderia sequer aproximar-se de cargos públicos, e, meu, nem um cêntimo lhe confiava!

      • Uma vez que dispõe de provas que a condenação foi justa, talvez pudesse partilhar, já que aquilo que os meios de comunicação social nos mostraram não me deixaram assim tão convencida. E tendo eu o estupido hábito de me questionar e gostar de ouvir os 2 lados da história, mantenho as minhas dúvidas.
        Relativamente à questão da pena de morte, lamento não ter sido clara o suficiente para quem tem mais dificuldades de compreensão. O exemplo genérico dado, para ilustrar possíveis injustiças por decisões de magistrados É UNIVERSAL. Fui clara, ou ainda está confuso?
        Já agora, no seu caso em particular, talvez não necessite de uma causa externa para se fazer explodir.

        • Deixe-me pensar…
          Entre um criminoso condenado (que tinha (tem?) dinheiro não declarado (escondido) na Suíça), que foi presidente da Camara de Oeiras (portanto não era nenhum zé-ninguém!), que teve acesso a bons advogados e esgotou todos as hipóteses de recurso antes de ir para prisão e o sistema judicial português, a sra confia no primeiro?!
          Brilhante!…
          Se tem provas que a condenado não foi justa, entregue-as ao Isaltino, pois ele claramente não as tem!!
          “já que aquilo que os meios de comunicação social nos mostraram não me deixaram assim tão convencida.”
          Hahahaaa…
          Julgamentos baseados no que aparece na comunicação social?
          Está explicado: no seu caso, além de ignorância, há uma tremenda falta de bom senso!!

          • Portanto resumindo, o “Sr. Eu” que apelida de ignorantes quem pensa que a condenação foi injusta, acredita profundamente que a justiça está imaculada e livre de corrupção, favorecimento e jogos políticos. Coitado/a de si. Mas continue assim, é sempre mais fácil viver nessa realidade. Talvez a vida um dia lhe pregue uma partida e vá preso porque não pagou o IMI da sua casa ou qualquer outra dívida ao estado. Mas se não for político tudo bem, será apenas uma vítima . Se for político é um ladrāo.
            Que eu saiba o DR. ISALTINO MORAIS foi a primeira pessoa que foi presa por uma acusação de falta de pagamento de impostos. Isto para si significa alguma coisa? Ou só estou a perder tempo, porque faz parte dos que dizem mal de tudo e de todos, só porque sim.
            Portanto cada vez mais me convenço, que o problema não está nos políticos, está nas pessoas que os escolhem e nos critérios que tem de escolha. O DR. ISALTINO MORAIS é dos poucos políticos por quem tenho uma enorme admiração, mas que naturalmente, comete, cometeu e cometerá erros, como todas as pessoas. Esclarecimento Adicional: nunca referi julgamentos dos tribunais, baseados na comunicação social, certamente leu mal o que escrevi. Disse e repito que os julgamentos que o Sr/Sra “eu” fazem são baseados no que a comunicação social divulga. Não vou perder mais tempo.

            • Caso já se tenha esquecido, a sra foi a primeira a apelidar os outros de ignorantes:
              “Lamento que a maioria das pessoas que fazem comentários, apenas demonstrem ignorância…”
              Não se preocupe comigo que eu não necessito da sua angustia; deve antes preocupar-se consigo e com a forma leviana como desculpa um criminoso condenado!
              Não sei se o Isaltino foi preso for não pagar impostos (ou se foi o primeiro), mas acho muito bem que assim tenha sido!!
              Viver em sociedade pressupõe direitos e deveres e, quem não cumpre, tem que ter consequências, senão…
              Além disso, convém não esquecer que o sr Isaltino foi condenado por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção e branqueamento de capitais!
              Sendo que estes foram apenas os crimes que se puderam provar em tribunal – sem margem para duvidas (e depois de esgotados todos os recursos)…
              Ele não cometeu erros, cometeu crimes, e, se tem assim tanta admiração por um criminoso, imagino como estaria o mundo se fosse governado segundo os seus “ideais”!!

  5. “Sabe, eu não confio nele, mas vou votar Isaltino.”
    “Ele rouba, mas faz.”
    “Ele mente, mas convence.”
    “Ele foi preso, mas pagou.”
    “Ele enviou dinheiro para a Suiça, mas partilhou algum com os Oeirenses.”
    “E você o que acha ?”
    (…)
    “Acho que você é uma besta, mas não sabe.”

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …