Isabel dos Santos está a preparar saída da Galp

Tiago Petinga / Lusa

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos estará a preparar a venda da sua participação na Galp. Uma decisão relacionada com a saída da mulher mais rica de África da Sonangol e com a morte de Américo Amorim.

As recentes divergências entre responsáveis da Sonangol, a petrolífera angolana, e Isabel dos Santos, no âmbito dos dividendos da Galp, podem também ajudar a explicar esta intenção da empresária de deixar a petrolífera portuguesa, avança o jornal El Confidencial.

A publicação cita fontes da Amorim Energia, o maior accionista da Galp, com 33,34% de participação, para constatar que a saída de Isabel dos Santos da empresa está a ser preparada.

O Estado português é o segundo maior accionista da Galp, com 7% das acções.

A Amorim Energia é detida em 55% pelo Grupo Amorim e em 45% pela Esperaza Holding, sociedade que tem participação maioritária (55%) da Sonangol e uma participação minoritária (45%) de Isabel dos Santos.

A empresária ficou “sem margem de manobra na Sonangol e “depois do falecimento de Américo Amorim, os laços históricos que uniam estes investidores desapareceram, pelo que a família do rei mundial da cortiça e a própria angolana decidiram soltar amarras na sua relação na Amorim Energia”, constata o El Confidencial.

Assim, “tudo aponta para uma venda“, conclui o jornal.

A participação da Amorim Energia na Galp está avaliada em cerca de 3,8 mil milhões de euros, sustenta o Eco.

Por outro lado, uma fonte ligada a Isabel dos Santos garantiu ao Jornal de Negócios que “a empresária angolana não pretende sair do capital da Galp Energia e que tem uma posição estável no capital da petrolífera angolana”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …