Isabel dos Santos garante: “Sonangol recebeu os dividendos da Galp”

(dr) Mercado

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Isabel dos Santos afirma que a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos devidos. Pelo contrário, a petrolífera angolana diz não ter recebido dividendos, entre 2012 e 2016, pela sua participação na Galp.

Foi numa publicação no Twitter que a filha do ex-presidente de Angola afirmou que a Sonangol recebeu os dividendos a que tinha direito enquanto acionista da Galp.

Isabel dos Santos contraria assim a a versão da petrolífera angolana que diz não ter qualquer registo de dividendos da Galp, a empresa portuguesa na qual a empresária e a Sonangol controlam, indiretamente, uma participação através da holding Esperaza – entre 2012 e 2016.

A empresária respondeu assim ao Governo angolano, afirmando que “a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos referentes a esses mesmo dividendos às autoridades holandesas”.

De acordo com o Observador, esta declaração de Isabel dos Santos vem na sequência da notícia publicada na última edição do semanário Expresso, na qual se questionava “onde param os 438 milhões de euros da Galp entregues à angolana Esperaza?”.

Em causa estão os dividendos a que a petrolífera teria direito enquanto detentora de 33,34% da Galp, através da Amorim Energia – empresa detida em 55% pela família Amorim e em 45% pela Experanza que, por sua vez, é detida em 40% por Isabel dos Santos e 60% pela Sonangol.

A empresária tinha negado a entrega de quaisquer verbas por parte da Galp. Agora, escreve que, ao contrário do que alega a atual administração, a petrolífera “recebeu os dividendos da Galp” e, para além disso, “pagou os impostos referentes aos mesmo dividendos às autoridades holandesas”.

Pelo contrário, fonte da presidência de Angola disse ao Expresso que, depois do que aconteceu no setor mineiro com a Sodiam, chegou a vez de a Sonangol envolver-se numa batalha para reaver os seus direitos”, numa referência aos dividendos que a Galp garante ter entregue à Esperaza, mas de cuja entrada não há registo, diz o Observador.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mana Bela, nao adianta so tuitares a dizer que pagaste. Mostra os documentos. Faz um scan dos recibos, bordereaux, cartas de pedido de transferencia, whatever, e circula esses docs na net. Envia as copias desses docs para a Sonangol para eles rastrearem e confirmarem os depositos. NOS queremos VER os documentos.

  2. Qual GALP ?
    A mesma que controla o aumentos brutais dos combustíveis, e suga os portugueses com a conivência do regulador ?
    O saque é tão obsceno que chega para distribuir dividendos à Sonangol.

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …