Isabel dos Santos garante: “Sonangol recebeu os dividendos da Galp”

Manuel Araújo / Lusa

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos afirma que a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos devidos. Pelo contrário, a petrolífera angolana diz não ter recebido dividendos, entre 2012 e 2016, pela sua participação na Galp.

Foi numa publicação no Twitter que a filha do ex-presidente de Angola afirmou que a Sonangol recebeu os dividendos a que tinha direito enquanto acionista da Galp.

Isabel dos Santos contraria assim a a versão da petrolífera angolana que diz não ter qualquer registo de dividendos da Galp, a empresa portuguesa na qual a empresária e a Sonangol controlam, indiretamente, uma participação através da holding Esperaza – entre 2012 e 2016.

A empresária respondeu assim ao Governo angolano, afirmando que “a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos referentes a esses mesmo dividendos às autoridades holandesas”.

De acordo com o Observador, esta declaração de Isabel dos Santos vem na sequência da notícia publicada na última edição do semanário Expresso, na qual se questionava “onde param os 438 milhões de euros da Galp entregues à angolana Esperaza?”.

Em causa estão os dividendos a que a petrolífera teria direito enquanto detentora de 33,34% da Galp, através da Amorim Energia – empresa detida em 55% pela família Amorim e em 45% pela Experanza que, por sua vez, é detida em 40% por Isabel dos Santos e 60% pela Sonangol.

A empresária tinha negado a entrega de quaisquer verbas por parte da Galp. Agora, escreve que, ao contrário do que alega a atual administração, a petrolífera “recebeu os dividendos da Galp” e, para além disso, “pagou os impostos referentes aos mesmo dividendos às autoridades holandesas”.

Pelo contrário, fonte da presidência de Angola disse ao Expresso que, depois do que aconteceu no setor mineiro com a Sodiam, chegou a vez de a Sonangol envolver-se numa batalha para reaver os seus direitos”, numa referência aos dividendos que a Galp garante ter entregue à Esperaza, mas de cuja entrada não há registo, diz o Observador.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mana Bela, nao adianta so tuitares a dizer que pagaste. Mostra os documentos. Faz um scan dos recibos, bordereaux, cartas de pedido de transferencia, whatever, e circula esses docs na net. Envia as copias desses docs para a Sonangol para eles rastrearem e confirmarem os depositos. NOS queremos VER os documentos.

  2. Qual GALP ?
    A mesma que controla o aumentos brutais dos combustíveis, e suga os portugueses com a conivência do regulador ?
    O saque é tão obsceno que chega para distribuir dividendos à Sonangol.

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …