Isabel dos Santos garante: “Sonangol recebeu os dividendos da Galp”

Manuel Araújo / Lusa

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos afirma que a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos devidos. Pelo contrário, a petrolífera angolana diz não ter recebido dividendos, entre 2012 e 2016, pela sua participação na Galp.

Foi numa publicação no Twitter que a filha do ex-presidente de Angola afirmou que a Sonangol recebeu os dividendos a que tinha direito enquanto acionista da Galp.

Isabel dos Santos contraria assim a a versão da petrolífera angolana que diz não ter qualquer registo de dividendos da Galp, a empresa portuguesa na qual a empresária e a Sonangol controlam, indiretamente, uma participação através da holding Esperaza – entre 2012 e 2016.

A empresária respondeu assim ao Governo angolano, afirmando que “a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos referentes a esses mesmo dividendos às autoridades holandesas”.

De acordo com o Observador, esta declaração de Isabel dos Santos vem na sequência da notícia publicada na última edição do semanário Expresso, na qual se questionava “onde param os 438 milhões de euros da Galp entregues à angolana Esperaza?”.

Em causa estão os dividendos a que a petrolífera teria direito enquanto detentora de 33,34% da Galp, através da Amorim Energia – empresa detida em 55% pela família Amorim e em 45% pela Experanza que, por sua vez, é detida em 40% por Isabel dos Santos e 60% pela Sonangol.

A empresária tinha negado a entrega de quaisquer verbas por parte da Galp. Agora, escreve que, ao contrário do que alega a atual administração, a petrolífera “recebeu os dividendos da Galp” e, para além disso, “pagou os impostos referentes aos mesmo dividendos às autoridades holandesas”.

Pelo contrário, fonte da presidência de Angola disse ao Expresso que, depois do que aconteceu no setor mineiro com a Sodiam, chegou a vez de a Sonangol envolver-se numa batalha para reaver os seus direitos”, numa referência aos dividendos que a Galp garante ter entregue à Esperaza, mas de cuja entrada não há registo, diz o Observador.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mana Bela, nao adianta so tuitares a dizer que pagaste. Mostra os documentos. Faz um scan dos recibos, bordereaux, cartas de pedido de transferencia, whatever, e circula esses docs na net. Envia as copias desses docs para a Sonangol para eles rastrearem e confirmarem os depositos. NOS queremos VER os documentos.

  2. Qual GALP ?
    A mesma que controla o aumentos brutais dos combustíveis, e suga os portugueses com a conivência do regulador ?
    O saque é tão obsceno que chega para distribuir dividendos à Sonangol.

RESPONDER

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …