Isabel dos Santos garante: “Sonangol recebeu os dividendos da Galp”

Manuel Araújo / Lusa

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos afirma que a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos devidos. Pelo contrário, a petrolífera angolana diz não ter recebido dividendos, entre 2012 e 2016, pela sua participação na Galp.

Foi numa publicação no Twitter que a filha do ex-presidente de Angola afirmou que a Sonangol recebeu os dividendos a que tinha direito enquanto acionista da Galp.

Isabel dos Santos contraria assim a a versão da petrolífera angolana que diz não ter qualquer registo de dividendos da Galp, a empresa portuguesa na qual a empresária e a Sonangol controlam, indiretamente, uma participação através da holding Esperaza – entre 2012 e 2016.

A empresária respondeu assim ao Governo angolano, afirmando que “a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos referentes a esses mesmo dividendos às autoridades holandesas”.

De acordo com o Observador, esta declaração de Isabel dos Santos vem na sequência da notícia publicada na última edição do semanário Expresso, na qual se questionava “onde param os 438 milhões de euros da Galp entregues à angolana Esperaza?”.

Em causa estão os dividendos a que a petrolífera teria direito enquanto detentora de 33,34% da Galp, através da Amorim Energia – empresa detida em 55% pela família Amorim e em 45% pela Experanza que, por sua vez, é detida em 40% por Isabel dos Santos e 60% pela Sonangol.

A empresária tinha negado a entrega de quaisquer verbas por parte da Galp. Agora, escreve que, ao contrário do que alega a atual administração, a petrolífera “recebeu os dividendos da Galp” e, para além disso, “pagou os impostos referentes aos mesmo dividendos às autoridades holandesas”.

Pelo contrário, fonte da presidência de Angola disse ao Expresso que, depois do que aconteceu no setor mineiro com a Sodiam, chegou a vez de a Sonangol envolver-se numa batalha para reaver os seus direitos”, numa referência aos dividendos que a Galp garante ter entregue à Esperaza, mas de cuja entrada não há registo, diz o Observador.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mana Bela, nao adianta so tuitares a dizer que pagaste. Mostra os documentos. Faz um scan dos recibos, bordereaux, cartas de pedido de transferencia, whatever, e circula esses docs na net. Envia as copias desses docs para a Sonangol para eles rastrearem e confirmarem os depositos. NOS queremos VER os documentos.

  2. Qual GALP ?
    A mesma que controla o aumentos brutais dos combustíveis, e suga os portugueses com a conivência do regulador ?
    O saque é tão obsceno que chega para distribuir dividendos à Sonangol.

RESPONDER

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …