Isabel II: 12 momentos que mudaram o mundo desde 1926

EPA/STR

Rainha Isabel II em 1956

Rainha viveu durante 96 anos e passou por diversas guerras, crises e outras alterações com grande impacto – global ou pessoal.

Isabel II entrou na História. Quer gostemos ou não do regime monárquico, quer estejamos atentos ou passemos ao lado de famílias reais, Isabel II entrou na História.

Desde logo, porque foi a segunda pessoa que foi rei ou rainha durante mais tempo, em toda a História do nosso planeta. Só Luís XIV, em França, foi rei durante mais anos; e a diferença é escassa.

Elizabeth Alexandra Mary nasceu no dia 21 de Abril de 1926. Só tinham passado oito anos desde o fim da I Guerra Mundial e, por cá, Salazar ainda nem era ministro das Finanças. Só para termos uma noção do tempo.

Quando passou a ser rainha, em 1952, a II Guerra Mundial só tinha terminado sete anos antes, Winston Churchill era o primeiro-ministro local e Estaline ainda liderava a União Soviética.

Viveu durante 96 anos e, mesmo assim, “ficou atrás” da sua mãe, Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon, a “rainha-mãe” que morreu quando tinha…101 anos.

Prolongando esse contexto de retrospectiva, recordamos 12 momentos que mudaram o mundo desde o seu ano de nascimento, 1926.

Grande Depressão. Dificilmente Isabel II tem recordações desta crise, quando tinha apenas 3 anos: em 1929 uma crise económica estalou nos EUA, a maior de sempre, propagando-se rapidamente a todo o mundo.

Fascismo. Os anos seguintes foram marcados por Hitler, Mussolini, Franco, Salazar. A extrema-direita, em contextos diferentes, ganhou popularidade na reacção a essa crise global.

II Guerra Mundial. Esses regimes, sobretudo o de Hitler, foram essenciais no surgimento da II Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Foi o conflito mais mortífero de sempre.

Organização das Nações Unidas. Nova consequência, desta vez da guerra. Uma organização entre nações, essencial na manutenção da paz, que foi criada em 1945.

Eduardo VIII. Ali pelo meio, em 1936, houve um evento que não mudou propriamente o mundo mas mudou radicalmente a vida de Isabel II: o afastamento da família real do seu tio, Eduardo VIII. Foi rei durante menos de um ano – preferiu casar-se com Wallis Simpson.

Crise petrolífera de 1973. Um assunto muito repetido nestes dias, por outros motivos. Na altura a Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo iniciou um embargo petrolífero contra os países que apoiavam Israel durante a guerra com árabes. O Reino Unido foi um dos “alvos”.

Guerra das Malvinas. Este conflito teve impacto directo na vida do Reino Unido, que entrou em guerra com a Argentina por causa do controlo das Ilhas Malvinas, em 1982.

Queda do Muro de Berlim. O muro mais famoso do planeta caiu em 1989 – e o fim da Guerra Fria aproximava-se rapidamente. Já agora, Isabel II já era rainha quando o muro começou a ser construído, em 1961.

Princesa Diana. A sua morte não mudou o mundo, mas parou o mundo, em 1997.

Brexit. Já no século XXI, a saída do Reino Unido da União Europeia claramente abanou o país e a Europa, a partir de 2020.

Coronavírus. Poucas semanas depois, o país e o mundo começavam a estar numa “prisão” por causa da maior pandemia das últimas décadas.

Guerra na Ucrânia. Já no seu ano de falecimento, 2022, outro evento impensável aconteceu mesmo: uma guerra na Europa, entre dois países, no século XXI. Já não vai assistir ao final do conflito.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.