Isabel dos Santos compra 65% da Efacec

Paulo Novais / Landov / EPA

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos, através da Sociedade Winterfell, anunciou hoje a compra de 65% da Efacec Power Soluntions, que agrupa as atividades centrais do grupo Efacec, com o objetivo de reforçar financeiramente a empresa portuguesa.

“A Sociedade Winterfell, maioritariamente detida por Isabel dos Santos e que também é participada pela Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade, formalizou hoje a aquisição de 65% da Efacec Power Solutions, numa iniciativa que visa reforçar financeiramente a empresa portuguesa”, adianta a empresa num comunicado.

A aquisição visa também “aumentar a capacidade de investimento e atuação no mercado e relançar a estratégia de internacionalização da Efacec Power Solutions através de uma orientação para áreas e geografias em que detém capacidades competitivas superiores”, acrescenta o comunicado.

A Efacec Power Solutions agrupa as atividades centrais do grupo Efacec, que inclui a energia, com transformadores, aparelhagem, automação e mobilidade elétrica, e engenharia, registando um volume de negócios de cerca de 500 milhões de euros anuais, tem uma equipa de 2.500 colaboradores e atividade em 80 países.

Este é um investimento estratégico e de longo prazo“, adianta a Sociedade Winterfell, em comunicado.

“As competências da Efacec Power Solutions assumem uma particular relevância para os novos acionistas dado que esta parceria contribuirá para o desenvolvimento da exportação de conhecimento e para a partilha de tecnologia”, refere, adiantando que “os acionistas da Sociedade Winterfell acreditam, em particular, que a economia angolana sairá beneficiada dado o ‘know how’ da Efacec para áreas chave do seu crescimento económico”.

A operação fica agora à espera da aprovação da Autoridade da Concorrência.

A Winterfell garante que a Efacec Capital “se manterá no capital social da Efacec Power Solutions com uma participação de 35%”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ”Isabel dos Santos compra 65% da Efacec”. Não foi ela que comprou. Foi o pobre do povo angolano que ficou, mais uma vez, sem o dinheiro e sem o proveito.

  2. ”A Sociedade Winterfell, maioritariamente detida pela ”empresária”(???) Isabel dos Santos, anunciou hoje a compra de 65% da Efacec Power Soluntions”.
    Esta notícia carece de veracidade. Deveria ser dada assim: a Sociedade Winterfell, detida maioritariamente por um dos mais destacados e influentes elementos da Quadrilha dos Santos & Cia., . . . Será esta a maneira correcta de a dar. Todos, incluindo o pobre povo Angolano, compreendê-la-iam melhor assim.

RESPONDER

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …