Isabel dos Santos compra 65% da Efacec

Paulo Novais / Landov / EPA

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos, através da Sociedade Winterfell, anunciou hoje a compra de 65% da Efacec Power Soluntions, que agrupa as atividades centrais do grupo Efacec, com o objetivo de reforçar financeiramente a empresa portuguesa.

“A Sociedade Winterfell, maioritariamente detida por Isabel dos Santos e que também é participada pela Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade, formalizou hoje a aquisição de 65% da Efacec Power Solutions, numa iniciativa que visa reforçar financeiramente a empresa portuguesa”, adianta a empresa num comunicado.

A aquisição visa também “aumentar a capacidade de investimento e atuação no mercado e relançar a estratégia de internacionalização da Efacec Power Solutions através de uma orientação para áreas e geografias em que detém capacidades competitivas superiores”, acrescenta o comunicado.

A Efacec Power Solutions agrupa as atividades centrais do grupo Efacec, que inclui a energia, com transformadores, aparelhagem, automação e mobilidade elétrica, e engenharia, registando um volume de negócios de cerca de 500 milhões de euros anuais, tem uma equipa de 2.500 colaboradores e atividade em 80 países.

Este é um investimento estratégico e de longo prazo“, adianta a Sociedade Winterfell, em comunicado.

“As competências da Efacec Power Solutions assumem uma particular relevância para os novos acionistas dado que esta parceria contribuirá para o desenvolvimento da exportação de conhecimento e para a partilha de tecnologia”, refere, adiantando que “os acionistas da Sociedade Winterfell acreditam, em particular, que a economia angolana sairá beneficiada dado o ‘know how’ da Efacec para áreas chave do seu crescimento económico”.

A operação fica agora à espera da aprovação da Autoridade da Concorrência.

A Winterfell garante que a Efacec Capital “se manterá no capital social da Efacec Power Solutions com uma participação de 35%”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ”Isabel dos Santos compra 65% da Efacec”. Não foi ela que comprou. Foi o pobre do povo angolano que ficou, mais uma vez, sem o dinheiro e sem o proveito.

  2. ”A Sociedade Winterfell, maioritariamente detida pela ”empresária”(???) Isabel dos Santos, anunciou hoje a compra de 65% da Efacec Power Soluntions”.
    Esta notícia carece de veracidade. Deveria ser dada assim: a Sociedade Winterfell, detida maioritariamente por um dos mais destacados e influentes elementos da Quadrilha dos Santos & Cia., . . . Será esta a maneira correcta de a dar. Todos, incluindo o pobre povo Angolano, compreendê-la-iam melhor assim.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …