Isabel dos Santos atira-se a Balsemão e diz que a SIC é “muito cara”

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

Isabel dos Santos continua a assumir a defesa do regime angolano e desta feita, critica o dono da SIC, Francisco Pinto Balsemão, acusando-o de “ganância”, na sequência do fim da emissão de dois canais desta estação em Angola.

A SIC Notícias e a SIC Internacional deixaram de ser emitidas na televisão por cabo em Angola, depois de várias figuras do regime angolano terem criticado a informação do canal do Grupo Impresa.

A suspensão da emissão dos dois canais surgiu em Março passado, na operadora angolana de televisão Zap, propriedade de Isabel dos Santos, a filha do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos – após o que a outra operadora angolana, DStv, resolveu suspender também a transmissão dos canais da SIC.

Gerou-se a ideia de que por trás destas decisões poderiam estar motivações políticas, uma vez que a SIC tem emitido várias reportagens críticas relativamente ao governo de Angola. Mas Isabel dos Santos nega esta ideia, e vem de novo defender a honra do regime que o seu pai governa desde 1979.

Depois da “guerra” de palavras com Luaty Beirão no Twitter, a empresária aproveita a mesma rede social para criticar o proprietário da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, a quem acusa de uma “inconfessável ganância comercial”.

Isabel dos Santos diz que a SIC quer encaixar em Angola “1 milhão de euros por ano” quando a BBC cobra “33 mil euros por ano” e a Al Jazeerah “66 mil euros por ano”.

Isabel dos Santos replica a mensagem em francês, depois de a agência de notícias AFP ter noticiado o fim da emissão dos canais da SIC, notando que os angolanos ficaram “privados de dois canais de televisão considerados muito críticos”.

A empresária reforça ainda, noutro comentário, que “a razão para o fim das emissões é comercial e não política” e deve-se apenas ao facto de a SIC ser “muito cara”.

A vida política angolana está, por esta altura, mais agitada do que nunca, numa altura em que se avizinham as eleições de 23 de Agosto , nas quais os angolanos vão escolher o sucessor de José Eduardo dos Santos, que deixa a liderança do país ao fim de quase 40 anos de poder.

SV, ZAP //

N.E.: O ZAP.aeiou, que partilha o seu nome com o da operadora angolana Zap, não tem qualquer afiliação ou relação comercial com a empresa de Isabel dos Santos. O portal aeiou.pt, detido entre 2007 e 2011 pelo Grupo Impresa, não tem desde janeiro de 2012 qualquer afiliação ou relação comercial com o referido grupo.
PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. parece que a Isabel do Santos não sabe o que é a lei da oferta e da procura
    a BBC pode fazer preços muito baratos porque não tem procura, já que nem com preço baixos ninguém nos países de língua Portuguesa a quer ver já que 99% não percebem Inglês. A BBC podia oferecer o acesso e nem assim os angolanos a querem ver.

  2. Quem vê a noticia efectivamente fica com pena desta pobre senhora que enriqueceu à custa do dinheiro do povo angolano e, ainda hoje, continua a delapidar ou, falando abertamente, a roubar…

    Quando se tem telhados de vidro não se deve atirar pedras para o telhado do vizinho pois corre-se o risco de ficar com o mesmo partido.

    Certamente o partido no poder vai ganhar as eleições ainda que não concorra o actual presidente. Em boa verdade mesmo que o candidato fosse “um cão” a máquina partidária tudo faria para garantir a eleição.
    A mudança da cor politica, certamente, implicaria o fim dos usos e abusos de poder do atual regime, o fim de “sacos azuis” e, no limite, a prisão de muitos dos corruptos que hoje governam com a reversão para o estado das fortunas megalómanas ganham com o simples suor de cargos mal pagos no exercito ou na função publica angolana.

  3. pobreza de pessoa se é que a isto se pode chamar de pessoa pois como ser humano tem pouco por onde se lhe possa chamar um monstro que tem um povo morrendo á fome no pais governado(DESCULPEM )eu quiz dizer lapidado por seu pai durante tantos anos doenças,fome miséria de um povo que ainda hoje por ignoránçia diz que a culpa de ANGOLA estar como está que é culpa do colonialismo PORTUGUÉS mais isso é o que os famintos comparsas fazem crer ao povo uma pessoa que tem fortuna em todo o planeta vem agora acusar PINTO BALSEMÃO porque? pelo canal SIC transmitir aquilo que todo o mundo sabe e que essa não quer que se saiba.a verdade sempre fez doer os ditadores de todo o mundo.

  4. Triste Sra. Eng. Isabel dos Santos. Faz bons negócios em Portugal pelo facto dos empresários portugueses serem com a Sra. GANANCIOSOS e ABARENTOS e com os que se dizem políticos portugueses a apoiarem pois quando se acabar a gamela grande tem que continuar a engordar.
    Tristeza de países pobres e desgovernados.

  5. Mas que menina tão engraçada com as suas desculpas esfarrapadas! Fechem as portas a tudo que vem do estrangeiro e assim ao menos deixam de fingir aquilo que não são de facto, num estado autocrático não é fácil viver com ideias diferentes das cozinhadas e impingidas pelos governantes.

  6. bem, pela critica que vi de um Angolano feito aqui, acho bem que essa sujeita e família continuem no enriquecimento e no deixar a fome muitos Angolanos..
    Portugal esteve lá, mas muitas boas coisas foram deixadas, o problema é que nunca souberam aproveitar o que foi deixado.. mas fácil é meter as culpas aos portugueses quando um povo nunca fez para melhorar sua vida.. mas enfim, verão nas eleições que estão a chegar quem vai de novo ganhar.. é pena.. portugal não deve se envergonhar do que fez no passado, porque se fosse o contrario os Angolanos fariam o mesmo ou pior

    • Segundo vejo, ninguém aqui criticou os portugueses, todas as críticas foram contra “Sua Majestade a Rainha de Angola”.
      Em Angola é preferível manter o povo ignorante e com fome, bem necessitados, para se manterem dependentes do regime.
      Veja-se pela Siemens que pretendia criar uma universidade tecnológica para formarem engenheiros angolanos que manteriam centrais hidro-elétricas e restante infra-estrutura, o governo não aceitou e obrigou a contratar 7 angolanos por cada 3 estrangeiros na implementação da barragem. Foram então contratados angolanos para cargos absolutamente inúteis e redundantes. Desta forma distribuem uns tostões e mantêm um povo com limitações a longo prazo, ignorante e destruído, sem visão e meios para se defender.

      • boa tarde, quando falei foi de uma outra noticia sobre essa sujeita, onde uma pessoa que se diz Angolano criticou o povo português, que a culpa era dos portugueses e não dessa sujeita e família….

  7. Esta gaja está mesmo a ficar cada vez mais com tiques de ditadora!!
    A mistura de ideologia soviética com chinesa está a dar um belo resultado…
    Também vem comprovar a teoria de que os filhos dos ditadores ainda são piores que os pais!
    Esta devia ser a ultima pessoa do mundo a chamar ganancioso a alguém, já que é a mulher mais rica de África (varias fontes consideram-na a mulher mais rica do mundo!!), roubando todas as riquezas de Angola (e enquanto o seu povo vive na miséria)!…
    .
    E, a comparação da SIC com a BBC e com a Al Jazeera é mesmo conversa de ignorante mafiosa porque os dois ultimos são canais de informação públicos (do Reino Unido e do Qatar) em sinal aberto e acessíveis em todo o lado, e, a SIC (neste caso SIC Internacional e SIC Notícias) um é um canal generalista e o outro de informação PRIVADOS (em português e com muito mais interesse para o publico angolano) – logo, não há comparação possível!!

  8. Mais um regime ditatorial…e sanguinário em que a sorte dela é ser filha de um ditador. Depois vem com estas conversas da treta…

  9. Há grande Dr acabe co a TSF, diariode noticias e meia dúzia e ex soviéticos que continuaram a comer a custa de Angola. E Um Pais livre.

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …