O IRS vai mesmo baixar em 2019

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Os contribuintes podem mesmo contar com uma descida no Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS) em 2019, mesmo que o Governo não esteja a preparar novas medidas para o alívio fiscal desta taxa. Tudo graças às alterações fiscais no Orçamento do Estado para 2018.

Marques Mendes anunciou, no seu espaço de comentário na SIC, no domingo passado, que o Governo está a preparar uma descida nos impostos e um aumento nas pensões, realçando que haverá um alívio no IRS em 2019. Mas o Jornal de Negócios apurou junto do Governo do PS, de PCP e de Bloco de Esquerda que não estão a ser negociadas novas medidas para descer o IRS no Orçamento de Estado para 2019.

Contudo, o IRS vai de facto descer no próximo ano, fruto das alterações fiscais que foram introduzidas no Orçamento do Estado para 2018 e que só terão efeito na íntegra no próximo ano.

Estão em causa as alterações aos escalões do IRS que deverão custar mais 155 milhões de euros à receita de IRS em 2019, segundo contas do Negócios. Em 2018, esses custos situam-se nos 230 milhões de euros, segundo o Programa de Estabilidade publicado em Abril passado.

Desta forma, 40% dos gastos motivados pelas alterações fiscais do IRS inscritas no Orçamento de 2018, só terão reflexos práticos em 2019.

Quanto a eventuais novas medidas de alívio fiscal, antecipadas por Marques Mendes, o Negócios atesta que o ministério das Finanças não pretende perder mais receita, tanto mais que conta já com um aumento nas pensões e nos salários da Função Pública em 2019.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Cristina Ferreira..só lhe queria pedir um pequeno empréstimo a fundo perdido para pagar a minha casa e carro..pois com tanto dinheiro que vai ganhar…e eu ficava eternamente agradecida…são só 37 mil euros..é só estaa vez..nunca mais peço mais nada..beijinho grande..Alcide

  2. provavel que baixe para a clientela politica e afins…..para nos, baixa de certeza.. com os encargos a subir em flecha e os salarios estagnados ha decadas, so pode!!!!! provavelmente os donos das empresas de tuc tuc, os indianos das recordaçoes, os sardinheiros da nova era, os arrendatarios dos app de turismo estarao isentos de impostos… talvez aumentem o irs das empresas de aviaçao e das empresas de viaçao…… e aumentem os preços dos ingressos nos museus portugueses……so falta acordarem com a igreja para.cobrarem ingressos para a entrada nos templos e quem sabe começarem a cobrar a entrada das praias.. assim ja poderam se aumentar de novo ..

RESPONDER

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …