EUA confirmam: Meio-irmão de Kim Jong Un foi morto com o agente VX

Os EUA determinaram que o meio-irmão do dirigente norte-coreano Kim Jong Un foi assassinado pelo regime da Coreia do Norte com o agente VX, uma substância neurotóxica.

A investigação norte americana confirmou que o meio-irmão do dirigente norte-coreano Kim Jong Un foi assassinado pelo regime com o agente VX, uma substância neurotóxica, indicou esta terça-feira a porta-voz do Departamento de Estado, em comunicado.

Esta conclusão desencadeou a aplicação pelos Estados Unidos de novas sanções económicas contra a Coreia do Norte, quando a Coreia do Sul indicou que os dirigentes de Pyongyang estavam dispostos a discutir a desnuclearização com os norte-americanos.

Durante o julgamento das duas mulheres acusadas pelo crime, uma especialista afirmou que o meio-irmão do líder da Coreia do Norte carregava um medicamento que poderia ser utilizado como antídoto ao VX, o agente com o qual foi assassinado na Malásia.

Kim Jong-nam tinha 12 comprimidos de atropina na sua mochila quando foi atacado, no dia 13 de fevereiro de 2017, no aeroporto internacional de Kuala Lumpur. Contudo, acabou por morreu poucos minutos depois da agressão com o VX, uma versão altamente letal do gás sarin e considerada uma arma de destruição em massa.

O único uso conhecido do agente VX é em contextos de guerra química e o Centro para o Controlo e Prevenção da Doença (CDC, na sigla inglesa) dos Estados Unidos descreve-o como “o mais potente” de todos os agentes que atuam sobre o sistema nervoso.

A indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Thi Huong foram julgadas pelo assassinato na Alta Corte de Shah Alam. As jovens foram detidas pouco depois do crime e declararam-se inocentes no início do julgamento, alegando que foram enganadas e que acreditavam estar participar em um programa de televisão de apanhados.

Imagens das câmaras de segurança do aeroporto mostraram as duas mulheres a aproximarem-se de Kim por detrás e o momento em que jogaram um líquido no rosto da vítima. Se forem declaradas culpadas, podem ser condenadas à pena de morte.

Desde o início do caso, a Coreia do Sul acusa a Coreia do Norte de ter planeado o assassinato, o que Pyongyang nega.

Uma espécie de pesticida com esteroides

O VX é um agente altamente tóxico sem odor, sem sabor, mas absolutamente letal.  “Podem imaginar o VX como uma espécie de pesticida com esteroides, uma substância extraordinariamente tóxica”, explicou Bruce Bennett, especialista em armas do instituto de pesquisa Rand Corporation dos Estados Unidos, em declarações à Reuters.

Segundo o Público, o VX é classificado pelo Council on Foreign Relations como o “agente químico mais fatal alguma vez criado”, que é rapidamente absorvido pelo corpo, dificultando a eficácia de um antídoto.

Uma porção mínima deste agente é o suficiente para matar uma pessoa, daí ser fácil de transportar em pequenas quantidades e difícil de ser detetado na segurança do aeroporto.

Os agentes neurotóxicos inibem o funcionamento de uma enzima e estimulam em excesso as glândulas e os músculos. Isto faz com que os fatigue muito rapidamente e, em poucos momentos, o indivíduo exposto ao químico fica com dificuldades em respirar, náuseas, perde a consciência e entra em paragem cardíaca ou respiratória.

Além da dosagem, os sintomas dependem da forma como entra no organismo: inalado, ingestão ou por contacto com a pele ou olhos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …