Irmã de Kim Jong-un pode ser a verdadeira líder da Coreia do Norte

(dr)

Kim Sul-song, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Kim Sul-song, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder norte-coreano Kim Jong-un pode não ser tão poderoso como parece. Nos últimos meses, cada vez mais especialistas da vizinha Coreia do Sul sugerem que a meia-irmã do líder norte-coreano, Kim Sul-song, poderá ser na realidade quem detém o poder no país.

Os rumores começaram a surgir na Coreia do Sul em 2013, quando vários especialistas sugeriram que Kim Sul-song, 11 anos mais velha que o seu meio-irmão, foi quem na realidade esteve a governar o país desde que Kim Jong-un chegou ao poder.

Durante uma palestra na Universidade de Koryo, em Kaesong, o especialista sul-coreano Cheong Seong-Chang disse na altura que as decisões tomadas pelo líder norte-coreano são geralmente aprovadas pela sua meia-irmã.

“De acordo com fontes confiáveis, parece ser verdade que no actual sistema de liderança da República Popular da Coreia (RPDC), qualquer decisão do chefe de Estado requer a aprovação da sua irmã mais velha”, afirmou Seong-Chang, director do Departamento de Estudos de Estratégia de Unificação no Instituto Sejong.

De acordo com vários testemunhos, tal distribuição de poder entre a irmã e o irmão poderia mesmo ter sido planeada pelo seu pai, o anterior líder Kim Jong-il.

Em 2013, o semanário coreano Sisain revelou que “Kim Jong-il apreciava muito o potencial da sua filha mais velha, que tem formação na área das Tecnologias de Informação, e até acreditava que ela deveria gerir todo o sector de TI da RPDC”.

Mas no entanto algumas pessoas acreditam que estas suposições e sugestões dos especialistas não são nada mais do que apenas rumores.

Segundo Kim Jeongbong, antigo funcionário do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia e professor da Universidade de Hanzhong, “Kim Sol-song é uma mulher comum, que definitivamente não está a morrer de fome, por ser filha e irmã do líder do país”.

Além disso, já em 2014 a imprensa tinha sugerido que uma irmã de Kim Jong-un tinha o poder real na Coreia do Norte – mas na altura, referindo-se à irmã mais nova do líder coreano, Kim Yo-jong.

Segundo o The Guardian, quando Kim Yo-jong foi apresentada como membro do Comité Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, foi sugerido entre os especialistas em política norte-coreana que a irmã mais nova de Kim Yong-un poderia estar a ser promovida para dar uma ajudinha ao irmão a gerir o país.

Kim Jong-un tornou-se líder norte-coreano em 2011, após a morte do seu pai Kim Jong-iI. Desde que tomou posse, acredita-se que tenha autoridade absoluta no país. O líder é conhecido pela sua dureza com os próprios membros do partido e diz-se que terá executado mais de 100 militares e funcionários do governo que ousaram criticá-lo.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …