Irmã de Kim Jong-un pode ser a verdadeira líder da Coreia do Norte

(dr)

Kim Sul-song, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Kim Sul-song, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder norte-coreano Kim Jong-un pode não ser tão poderoso como parece. Nos últimos meses, cada vez mais especialistas da vizinha Coreia do Sul sugerem que a meia-irmã do líder norte-coreano, Kim Sul-song, poderá ser na realidade quem detém o poder no país.

Os rumores começaram a surgir na Coreia do Sul em 2013, quando vários especialistas sugeriram que Kim Sul-song, 11 anos mais velha que o seu meio-irmão, foi quem na realidade esteve a governar o país desde que Kim Jong-un chegou ao poder.

Durante uma palestra na Universidade de Koryo, em Kaesong, o especialista sul-coreano Cheong Seong-Chang disse na altura que as decisões tomadas pelo líder norte-coreano são geralmente aprovadas pela sua meia-irmã.

“De acordo com fontes confiáveis, parece ser verdade que no actual sistema de liderança da República Popular da Coreia (RPDC), qualquer decisão do chefe de Estado requer a aprovação da sua irmã mais velha”, afirmou Seong-Chang, director do Departamento de Estudos de Estratégia de Unificação no Instituto Sejong.

De acordo com vários testemunhos, tal distribuição de poder entre a irmã e o irmão poderia mesmo ter sido planeada pelo seu pai, o anterior líder Kim Jong-il.

Em 2013, o semanário coreano Sisain revelou que “Kim Jong-il apreciava muito o potencial da sua filha mais velha, que tem formação na área das Tecnologias de Informação, e até acreditava que ela deveria gerir todo o sector de TI da RPDC”.

Mas no entanto algumas pessoas acreditam que estas suposições e sugestões dos especialistas não são nada mais do que apenas rumores.

Segundo Kim Jeongbong, antigo funcionário do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia e professor da Universidade de Hanzhong, “Kim Sol-song é uma mulher comum, que definitivamente não está a morrer de fome, por ser filha e irmã do líder do país”.

Além disso, já em 2014 a imprensa tinha sugerido que uma irmã de Kim Jong-un tinha o poder real na Coreia do Norte – mas na altura, referindo-se à irmã mais nova do líder coreano, Kim Yo-jong.

Segundo o The Guardian, quando Kim Yo-jong foi apresentada como membro do Comité Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, foi sugerido entre os especialistas em política norte-coreana que a irmã mais nova de Kim Yong-un poderia estar a ser promovida para dar uma ajudinha ao irmão a gerir o país.

Kim Jong-un tornou-se líder norte-coreano em 2011, após a morte do seu pai Kim Jong-iI. Desde que tomou posse, acredita-se que tenha autoridade absoluta no país. O líder é conhecido pela sua dureza com os próprios membros do partido e diz-se que terá executado mais de 100 militares e funcionários do governo que ousaram criticá-lo.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …