Depois da Galiza, Irlanda oferece salários de mais de 11 mil euros a médicos portugueses

Depois da Galiza, a Irlanda oferece 2750 euros brutos por semana a médicos de família portugueses. O anúncio foi publicado na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos.

De acordo com um anúncio publicado esta semana na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos, e noticiado esta sexta-feira pelo Diário de Notícias, a Irlanda está a oferecer cerca de 11 mil euros brutos mensais a médicos de família portugueses que queiram ir trabalhar para aquele país.

Ainda assim, o país com a menor carga fiscal da União Europeia oferece um valor ainda maior se o trabalho for noturno e de quarta-feira a domingo: de 2750 euros para 3500 euros por semana. Por fim de semana com trabalho noturno, a Irlanda está disposta a pagar 2160 euros brutos a estes médicos portugueses.

Estes valores superam os salários que o Serviço Galego de Saúde está disposto a oferecer a médicos de família e pediatras portugueses. No caso da Galiza, o salário oferecido corresponde a algo como 4390 euros brutos mensais, mais do dobro do que é oferecido em Portugal a um médico em início de carreira.

A oferta da Galiza e da Irlanda estão a preocupar a Ordem dos Médicos portuguesa e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Rui nogueira, presidente desta associação, disse ao DN que, “por um lado, deixa-nos satisfeitos, porque demonstra que a qualidade dos médicos portugueses é reconhecida”.

“Mas, por outro lado, preocupa-nos, porque percebemos que Portugal não consegue concorrer com os salários praticados nestes países”, afirmou, destacando que a única solução para Portugal não deixar fugir estes médicos é “investir em melhores unidades e criar boas condições para os médicos de família trabalharem”.

No próximo fim de semana, em Lisboa e no Porto, realiza-se uma feira de emprego na área da saúde onde são esperados representantes de empresas de recrutamento de vários países que estão interessados na qualidade dos profissionais portugueses.

São profissionais muito apreciados por empregadores europeus, o que justifica a ida a Portugal de muitas empresas”, avança a Expomedics ao matutino.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …