Depois da Galiza, Irlanda oferece salários de mais de 11 mil euros a médicos portugueses

Depois da Galiza, a Irlanda oferece 2750 euros brutos por semana a médicos de família portugueses. O anúncio foi publicado na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos.

De acordo com um anúncio publicado esta semana na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos, e noticiado esta sexta-feira pelo Diário de Notícias, a Irlanda está a oferecer cerca de 11 mil euros brutos mensais a médicos de família portugueses que queiram ir trabalhar para aquele país.

Ainda assim, o país com a menor carga fiscal da União Europeia oferece um valor ainda maior se o trabalho for noturno e de quarta-feira a domingo: de 2750 euros para 3500 euros por semana. Por fim de semana com trabalho noturno, a Irlanda está disposta a pagar 2160 euros brutos a estes médicos portugueses.

Estes valores superam os salários que o Serviço Galego de Saúde está disposto a oferecer a médicos de família e pediatras portugueses. No caso da Galiza, o salário oferecido corresponde a algo como 4390 euros brutos mensais, mais do dobro do que é oferecido em Portugal a um médico em início de carreira.

A oferta da Galiza e da Irlanda estão a preocupar a Ordem dos Médicos portuguesa e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Rui nogueira, presidente desta associação, disse ao DN que, “por um lado, deixa-nos satisfeitos, porque demonstra que a qualidade dos médicos portugueses é reconhecida”.

“Mas, por outro lado, preocupa-nos, porque percebemos que Portugal não consegue concorrer com os salários praticados nestes países”, afirmou, destacando que a única solução para Portugal não deixar fugir estes médicos é “investir em melhores unidades e criar boas condições para os médicos de família trabalharem”.

No próximo fim de semana, em Lisboa e no Porto, realiza-se uma feira de emprego na área da saúde onde são esperados representantes de empresas de recrutamento de vários países que estão interessados na qualidade dos profissionais portugueses.

São profissionais muito apreciados por empregadores europeus, o que justifica a ida a Portugal de muitas empresas”, avança a Expomedics ao matutino.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Migrantes a bordo do Open Arms atiram-se ao mar

As mais recentes imagens divulgadas na tarde deste domingo pela Associated Press mostram que alguns dos migrantes a bordo do barco Open Arms que se encontra ao largo de Lampedusa se estão a atirar ao …

Crise energética acaba à meia-noite

Cerca de doze horas depois de o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) ter anunciado, uma semana após o arranque, o final da greve, o primeiro-ministro anunciou que o estado de crise energética …

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …