Depois da Galiza, Irlanda oferece salários de mais de 11 mil euros a médicos portugueses

Depois da Galiza, a Irlanda oferece 2750 euros brutos por semana a médicos de família portugueses. O anúncio foi publicado na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos.

De acordo com um anúncio publicado esta semana na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos, e noticiado esta sexta-feira pelo Diário de Notícias, a Irlanda está a oferecer cerca de 11 mil euros brutos mensais a médicos de família portugueses que queiram ir trabalhar para aquele país.

Ainda assim, o país com a menor carga fiscal da União Europeia oferece um valor ainda maior se o trabalho for noturno e de quarta-feira a domingo: de 2750 euros para 3500 euros por semana. Por fim de semana com trabalho noturno, a Irlanda está disposta a pagar 2160 euros brutos a estes médicos portugueses.

Estes valores superam os salários que o Serviço Galego de Saúde está disposto a oferecer a médicos de família e pediatras portugueses. No caso da Galiza, o salário oferecido corresponde a algo como 4390 euros brutos mensais, mais do dobro do que é oferecido em Portugal a um médico em início de carreira.

A oferta da Galiza e da Irlanda estão a preocupar a Ordem dos Médicos portuguesa e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Rui nogueira, presidente desta associação, disse ao DN que, “por um lado, deixa-nos satisfeitos, porque demonstra que a qualidade dos médicos portugueses é reconhecida”.

“Mas, por outro lado, preocupa-nos, porque percebemos que Portugal não consegue concorrer com os salários praticados nestes países”, afirmou, destacando que a única solução para Portugal não deixar fugir estes médicos é “investir em melhores unidades e criar boas condições para os médicos de família trabalharem”.

No próximo fim de semana, em Lisboa e no Porto, realiza-se uma feira de emprego na área da saúde onde são esperados representantes de empresas de recrutamento de vários países que estão interessados na qualidade dos profissionais portugueses.

São profissionais muito apreciados por empregadores europeus, o que justifica a ida a Portugal de muitas empresas”, avança a Expomedics ao matutino.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …