O Daesh matou-lhe 5 filhos. Iraquiana tem agora 22 netos para cuidar

Mohammed Badra / EPA

Uma iraquiana que perdeu os cinco filhos, assassinados pelo Estado Islâmico, tem agora 22 netos a seu cargo. O Estado iraquiano não desbloqueia o dinheiro das pensões que lhe é devido.

Sana Ibrahim al-Taee tinha cinco filhos que, recentemente, foram todos assassinados pelo Estado Islâmico. Agora, a iraquiana de 60 anos tem um novo emprego a tempo inteiro, conta a agência Reuters: cuidar dos 22 netos que ficaram órfãos.

Sana e o marido, que sofre de Alzheimer, vivem num pequeno apartamento com quatro quartos no leste de Mosul, juntamente com mais de duas dezenas de crianças – entre os dois e os 16 anos -, uma filha e duas das viúvas dos seus filhos falecidos.

De acordo com a agência, o Estado iraquiano pouca ajuda, por isso, esta família numerosa vive da boa vontade de quem conhece a sua história: as doações que vão recebendo dão para pagar a renda, comida, roupa e a escola.

Al-Taee, que já tem alguns problemas de saúde como, por exemplo, paralisia das cordas vocais, explica à agência noticiosa que já entregou os certificados de óbito de três dos seus filhos. A iraquiana acredita que os outros dois estão em valas comuns, por isso, ainda não foi possível encontrar os cadáveres.

A iraquiana está à espera que o Governo liberte os 500 mil dinars, cerca de 360 euros, por mês que lhe são devidos, uma vez que os seus filhos morreram ao serviço do Exército e das forças policiais.

“Espero que as autoridades deem as pensões e também casas para estes órfãos porque eu não vou viver 100 anos”, afirma à Reuters. “Quando o Daesh tomou as nossas cidades, ficámos destruídos. Mataram os nossos filhos e ficámos sem nada”, acrescenta.

As duas viúvas que vivem debaixo do mesmo teto já trabalharam para organizações civis locais mas acabaram por sair porque não recebiam salário. Agora, estão à procura de trabalho como empregadas domésticas.

Os militantes do Estado Islâmico foram expulsos pelas tropas iraquianas em dezembro, apoiadas pelo Exército dos Estados Unidos, mas o Governo afirmou que vai precisar de até 100 mil milhões para reconstruir as cidades, mesquitas, igrejas, mercados e outros marcos deixados em ruínas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …