O Daesh matou-lhe 5 filhos. Iraquiana tem agora 22 netos para cuidar

Mohammed Badra / EPA

Uma iraquiana que perdeu os cinco filhos, assassinados pelo Estado Islâmico, tem agora 22 netos a seu cargo. O Estado iraquiano não desbloqueia o dinheiro das pensões que lhe é devido.

Sana Ibrahim al-Taee tinha cinco filhos que, recentemente, foram todos assassinados pelo Estado Islâmico. Agora, a iraquiana de 60 anos tem um novo emprego a tempo inteiro, conta a agência Reuters: cuidar dos 22 netos que ficaram órfãos.

Sana e o marido, que sofre de Alzheimer, vivem num pequeno apartamento com quatro quartos no leste de Mosul, juntamente com mais de duas dezenas de crianças – entre os dois e os 16 anos -, uma filha e duas das viúvas dos seus filhos falecidos.

De acordo com a agência, o Estado iraquiano pouca ajuda, por isso, esta família numerosa vive da boa vontade de quem conhece a sua história: as doações que vão recebendo dão para pagar a renda, comida, roupa e a escola.

Al-Taee, que já tem alguns problemas de saúde como, por exemplo, paralisia das cordas vocais, explica à agência noticiosa que já entregou os certificados de óbito de três dos seus filhos. A iraquiana acredita que os outros dois estão em valas comuns, por isso, ainda não foi possível encontrar os cadáveres.

A iraquiana está à espera que o Governo liberte os 500 mil dinars, cerca de 360 euros, por mês que lhe são devidos, uma vez que os seus filhos morreram ao serviço do Exército e das forças policiais.

“Espero que as autoridades deem as pensões e também casas para estes órfãos porque eu não vou viver 100 anos”, afirma à Reuters. “Quando o Daesh tomou as nossas cidades, ficámos destruídos. Mataram os nossos filhos e ficámos sem nada”, acrescenta.

As duas viúvas que vivem debaixo do mesmo teto já trabalharam para organizações civis locais mas acabaram por sair porque não recebiam salário. Agora, estão à procura de trabalho como empregadas domésticas.

Os militantes do Estado Islâmico foram expulsos pelas tropas iraquianas em dezembro, apoiadas pelo Exército dos Estados Unidos, mas o Governo afirmou que vai precisar de até 100 mil milhões para reconstruir as cidades, mesquitas, igrejas, mercados e outros marcos deixados em ruínas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …