Irão faz ultimato para novo acordo nuclear e anuncia fim do limite de reservas de urânio

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rouhani

Hassan Rouhani afirmou que o país vai deixar de limitar as suas reservas de urânio e água pesada, decisão que contraria o acordo nuclear de 2015.

O Presidente do Irão, Hassan Rouhani, deu 60 dias às potências mundiais para se negociar um novo acordo nuclear, caso contrário retomará o enriquecimento do urânio. Além disso, anunciou a redução de compromissos firmados no pacto de 2015.

O Irão vai deixar de limitar as suas reservas de urânio e água pesada, uma decisão que contraria o acordo nuclear de 2015. O anúncio do líder iraniano foi feito num discurso à nação e teve lugar um ano após a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, de retirar os Estados Unidos do acordo nuclear e de retomar as sanções contra Teerão.

Rouhani disse que o Irão quer negociar novos termos com os demais signatários do acordo, mas reconheceu que a situação era grave.

O Irão enviou também cartas, nas quais informa da sua decisão os líderes do Reino Unido, China, União Europeia, Rússia, França e Alemanha, todos signatários e apoiantes do acordo nuclear. “Se os cinco países se juntarem às negociações e ajudarem o Irão a alcançar benefícios no campo petrolífero e bancário, o Irão retomará os compromissos assumidos no acordo nuclear”, garantiu Rouhani.

Nos termos do acordo, o Irão pode manter reservas que não podem exceder mais de 300 quilos de urânio de baixo índice de enriquecimento, um valor muito distante dos dez mil quilos de urânio enriquecido que já possuiu.

A pressão sobre o setor petrolífero aumentou no mês passado, quando Washington decidiu não renovar as isenções para a compra de petróleo cru iraniano por parte de oito países, incluindo grandes importadores, como a China, a Rússia e a Turquia.

Além disso, o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira a imposição de novas sanções com o objetivo de restringir o programa nuclear iraniano.

A Europa adotou uma série de medidas para tentar neutralizar as sanções dos Estados Unidos, incluindo um canal de pagamento especial mas, por enquanto, sem sucesso.

Os Estados Unidos consideram haver “uma ameaça credível” por parte de Teerão, que justifica a intensificação da sua presença militar na região.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Andar na chantagem do Irão a pagar-lhes para nao terem armas é que é uma grande solução.
      N dizes nada de jeito

      • Chantagem?!
        Há um acordo internacional assinado entre o Irão e os EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha. Todos dizem que o Irão está a cumprir o acordo mas, mesmo assim, o Trampa fez das dele e rasgou o acordo. Agora, um ano depois, o Irão também ameaça deixar de cumprir o acordo; de quem é a culpa?!
        Os EUA não querem pagar para o Irão não ter armas nucleares?
        Então tem bom remédio – ficam no seu canto e deixam o Irão fazer os que lhe apetece!!
        Até porque, os EUA (e o Reino Unido) são os únicos culpados pelo que o Irão se tornou – foram eles (CIA) os responsáveis pelo golpe de estado que levou a ditadura ao poder – o resultado está à vista!…
        .
        É… não digo nada de jeito, mas vens sempre comentar!
        E quase sempre com inverdades – mesmo à Trump!…

        • Grande Trump que não se submete à retórica do Irão.

          Como vossa excelência não deve saber nada de história, nem do Islão vem com baboseiras para a internet. Que afinal é um espaço livre. Todos podem dizer o que querem. Incluindo as suas baboseiras.

          Informe-se sobre o que é a Taqiyaa, o que é um kafir, e quais foram as últimas palavras de Maomé.

          Aí vossa excelência poderá começar a entender o porquê de Trump sair do acordo.

          • Eh lá…
            Estou a ver que temos aqui o dono da verdade e o único “iluminado” que sabe a história do Irão (e quiçá da Pérsia)!…
            Curiosamente, nem uma palavra sobre o golpe de estado levado a cabo pela CIA, que “minou” tudo e destruiu um governo LAICO e DEMOCRÁTICO – o que levou à ascensão dos aiatolas ao poder no Irão!…
            Será que o resultado desse golpe de estado tem alguma relação com “Taqiyaa”, “kafir” ou com “as últimas palavras de Maomé”?!
            Pois é… tanta sabedoria e foste logo esquecer estes “pequenos pormenores”!…
            E, é preciso alguém ser muito ingénuo (para ser “meigo”) para achar que o Trump sabe alguma coisa sobre o Irão (ele, provavelmente, nem sequer sabe apontar o Irão no mapa, quanto mais)!…
            .
            PS: Por uma questão de credibilidade, quando se diz que alguém escreve baboseiras, convém, pelo menos, indicar uma dessas baboseiras, senão pode-se pensar que é apenas mais um Trumpiano, que debita disparates sem se preocupar com os factos!…

            • Já tinha saudades de ver o Eu! (dos estaleiros de Viana do Castelo) aqui pegado forte e feio com mais um camarada!

  1. Os últimos 100 anos ficarão para a História mundial como a Era dos EUA e o rabo entre as pernas da Europa. Os EUA têm sempre de fazer algo 10 ou 20 vezes pior do que os outros países, para ser sequer colocado em causa. Já os outros países, sobretudo se não forem Israel ou outros aliados dos EUA, até do que não fazem são acusados.

RESPONDER

Novas linhas ferroviárias de alta velocidade. Porto-Lisboa vai fazer-se em 1h15 (e Porto-Vigo em apenas 1h)

O Governo anunciou, esta quinta-feira, o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que tem como um dos principais focos uma nova linha ferroviária de alta velocidade para ligar Lisboa-Porto num hora e 15 minutos. O jornal …

Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais. O esqueleto foi …

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …