Os bancos iranianos têm um défice de capital que atinge os 20 mil milhões de dólares, cerca de 18.800 milhões de euros, revelou esta quarta-feira na Alemanha o assessor do Ministério de Desenvolvimento Urbano iraniano, Hosein Tabrizi.
Representantes do governo e do setor financeiro iraniano apresentaram em Frankfurt as oportunidades de investimento no Irão após a implementação do acordo sobre a energia nuclear, advertindo para as “enormes necessidades” de financiamento do setor bancário de Teerão.
Hosein Tabrizi disse no congresso financeiro “Euro Finance Week”, organizado pelo banqueiro iraniano Nader Maleki, que a economia iraniana foi mal gerida durante oito anos e que agora não pode ser solucionada em poucos anos.
O mesmo responsável insistiu que existe uma bolha imobiliária no Irão – que no caso das propriedades comerciais está a diminuir paulatinamente – que deve ser tomada em conta em futuras decisões.
O acordo nuclear com o Irão abre novas oportunidades de investimento no país, com mais de 80 milhões de habitantes mas com uma taxa de desemprego entre os 10 e os 12 por cento e que no caso da população mais jovem atinge os 25 por cento.
As potências internacionais vão começar a levantar as sanções económicas ao país depois de o Irão cumprir o que ficou estabelecido no acordo nuclear.
Os Estados Unidos permitem agora aos bancos norte-americanos realizar transações com o Irão mas sem a utilização do dólar como moeda de troca.
“A indústria bancária deveria ser reestruturada”, disse Tabrizi acrescentando que existem riscos que podem provocar uma crise financeira.
/Lusa
Junta-te a nós!!!