Irão diz que só a expulsão dos EUA da região vingará morte de Soleimani

(h) Iranian Supreme Leader's Office / EPA

O general iraniano Qassem Soleimani

O presidente do Irão, Hasan Rohani, afirma que só com expulsão dos Estados Unidos da América daquela região, será feita justiça pela morte do general iraquiano.

Esta quarta-feira, o presidente do Irão, Hasan Rohani, disse que “só a expulsão” dos Estados Unidos da região pode ser a “vingança definitiva” contra o Governo de Washington referindo-se ao assassínio do comandante dos Guardas da Revolução, Qasem Soleimani.

“Cortaram os braços ao nosso comandante. Temos de lhes cortar as pernas aqui na região. Enquanto não lhes cortarmos as pernas não nos vingaremos definitivamente”, disse Rohani em declarações difundidas pelo portal da Presidência, após uma reunião oficial em Teerão.

“É o direito que a nossa querida gente tem de se vingar pelo sangue do querido comandante”, sublinhou Rohani, numa declaração poucos dias antes do primeiro aniversário do assassínio, a 3 de janeiro, de Soleimani pelos Estados Unidos.

Rohani disse ainda que um dos motivos que levaram à derrota de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas foi o crime contra Qasem Soleimani.

“Acredito que depois de Trump vai criar-se uma condição muito melhor para a estabilidade e segurança na região”, acrescentou. “Uma das consequências deste vergonhoso e estúpido ato foi o fim da era trumpista”, disse Rohani.

“Daqui a poucos dias acaba-se o mandato desse assassino selvagem que cometeu muitos crimes e que vai acabar no ‘caixote de lixo da história’”, frisou.

Para o presidente iraniano, o assassínio de Soleimani foi uma “vingança” contra todos os países independentes da região e as grandes nações que mostraram oposição às conspirações dos Estados Unidos e de Israel.

Rohani enfatizou que Trump e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, encabeçam a lista dos que levaram a cabo o “ataque terrorista” de 3 de janeiro em Bagdade.

Soleimani era o comandante das Forças Quds, da Guarda Revolucionária, encarregadas das operações no exterior do Irão e esteve presente no terreno na Síria e no Iraque onde dirigiu as milícias xiitas aliadas de Teerão.

No passado dia 8 de janeiro, cinco dias após a morte de Soleimani, o Irão lançou um ataque de mísseis contra uma importante base militar norte-americana no Iraque.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …