IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

IPO Porto

IPO Porto

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho.

Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções cirúrgicas fora do horário normal de trabalho por considerarem não estar a receber o pagamento correto desta atividade voluntária.

Segundo o Público, também está em causa o envolvimento das equipas no processo de gestão. O conselho de administração já procedeu à revisão do regulamento interno e está a estudar soluções que aumentem a capacidade cirúrgica dentro do horário normal.

O diário escreve que a situação poderá ficar resolvida em breve, uma vez que os profissionais deverão reunir ainda esta semana.

A questão, no entanto, não é nova. Os profissionais de saúde envolvidos nestas equipas entregaram um abaixo-assinado à administração a 27 de abril, no qual diziam que a instituição não estava a cumprir com o determinado nas portarias que regulam esta atividade.

No documento, requeriam que esta procedesse à revisão do regulamento interno existente desde 2015 com “a maior brevidade possível”, assim como “à revisão de todos os casos de produção adicional desde 2017” e corrigisse “os erros decorrentes da incorreta aplicação da legislação referida”. A 23 de junho entregaram outro abaixo-assinado.

O conselho de administração terá aprovado o novo regulamento, que começou a ser revisto em 2020 e que “respondia na medida do legalmente possível” aos pedidos dos profissionais.

Em declarações ao jornal, a administração do IPO do Porto disse que o novo documento “determinou a criação de um órgão representativo dos profissionais envolvidos nesta atividade, com a responsabilidade de propor ao conselho de administração as medidas que maximizem a eficiência dos procedimentos e minimizem potenciais impactos negativos nos profissionais”.

Também abre a porta a uma revisão da “remuneração atribuída em função dos procedimentos realizados, cujo impacto estimado é de um aumento anual global estimado superior a 60.000 euros”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …