IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

IPO Porto

IPO Porto

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho.

Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções cirúrgicas fora do horário normal de trabalho por considerarem não estar a receber o pagamento correto desta atividade voluntária.

Segundo o Público, também está em causa o envolvimento das equipas no processo de gestão. O conselho de administração já procedeu à revisão do regulamento interno e está a estudar soluções que aumentem a capacidade cirúrgica dentro do horário normal.

O diário escreve que a situação poderá ficar resolvida em breve, uma vez que os profissionais deverão reunir ainda esta semana.

A questão, no entanto, não é nova. Os profissionais de saúde envolvidos nestas equipas entregaram um abaixo-assinado à administração a 27 de abril, no qual diziam que a instituição não estava a cumprir com o determinado nas portarias que regulam esta atividade.

No documento, requeriam que esta procedesse à revisão do regulamento interno existente desde 2015 com “a maior brevidade possível”, assim como “à revisão de todos os casos de produção adicional desde 2017” e corrigisse “os erros decorrentes da incorreta aplicação da legislação referida”. A 23 de junho entregaram outro abaixo-assinado.

O conselho de administração terá aprovado o novo regulamento, que começou a ser revisto em 2020 e que “respondia na medida do legalmente possível” aos pedidos dos profissionais.

Em declarações ao jornal, a administração do IPO do Porto disse que o novo documento “determinou a criação de um órgão representativo dos profissionais envolvidos nesta atividade, com a responsabilidade de propor ao conselho de administração as medidas que maximizem a eficiência dos procedimentos e minimizem potenciais impactos negativos nos profissionais”.

Também abre a porta a uma revisão da “remuneração atribuída em função dos procedimentos realizados, cujo impacto estimado é de um aumento anual global estimado superior a 60.000 euros”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.