IPO de Coimbra. Finanças desbloqueiam verba para bloco cirúrgico

O IPO de Coimbra salientou que esta obra é “um dos mais importantes desígnios e uma das aspirações mais antigas dos seus profissionais”.

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil recebeu luz verde do Governo para assumir uma despesa de quase 1,5 milhões de euros, a que acresce a taxa de IVA, para a compra e montagem de “equipamento médico-cirúrgico de um bloco operatório com duas salas de cirurgia, incluindo a sua conceção e construção”.

Segundo o Jornal de Negócios, este contrato tem um período de 24 meses e encargos divididos pelos anos de 2019 e 2020.

A portaria governamental, publicada em Diário da República esta segunda-feira, divide o montante em duas partes iguais e salvaguarda que estes encargos “são satisfeitos por verbas adequadas” do IPO de Coimbra, cuja lotação atual ronda as 231 camas e onde trabalham cerca de mil pessoas.

A requalificação do edifício da cirurgia desta instituição do Serviço Nacional de Saúde, num investimento global de 28,8 milhões de euros, é um dos projetos incluídos no chamado Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS), financiado por verbas do Orçamento do Estado e por fundos europeus.

Esta obra é “um dos mais importantes desígnios e uma das aspirações mais antigas dos seus profissionais”, destaca o IPO de Coimbra, citada pelo mesmo diário.

“As obras de requalificação permitirão corresponder aos padrões de qualidade estruturais e tecnológicos preconizados para os centros de oncologia mais diferenciados, bem como proporcionar melhores condições de trabalho para as equipas e de conforto para os doentes”, sublinhou a unidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo fecha estabelecimentos de ensino durante duas semanas. Não vai haver aulas à distância

O primeiro-ministro António Costa anunciou a interrupção de todos as atividades letivas durante os próximos 15 dias devido ao aumento de casos de infeção por covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa depois do Conselho de …

"Não podemos desvalorizar a democracia". No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das …

Portugal regista mais 221 mortes (novo máximo) e 13.554 casos de covid-19

Portugal registou esta quinta-feira 221 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.554 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral …

Mayan defende que "a general Marta Temido, o general Cabrita, a general Van Dunem" já não deviam estar em funções

Entre críticas a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo, ou a defesa de um liberalismo que considera uma oposição “moderada e humanista” a um “socialismo” , tem sido assim que Tiago Mayan Gonçalves se …

"Pobreza, precariedade e baixos salários têm rosto feminino", diz João Ferreira

Durante uma sessão sobre os direitos das mulheres, o candidato do PCP às Presidências, João Ferreira, afirmou que "a pobreza, a precariedade e os baixos salários têm rosto feminino". Durante o encontro no Museu da Chapelaria …

Portugal na lista de países com quarentena obrigatória na chegada à Suíça

A Suíça vai impor, a partir de fevereiro, uma quarentena obrigatória aos viajantes que regressem de Portugal, que passa a integrar a lista juntamente com mais dez países e cinco regiões de países vizinhos. Segundo a …

Igreja Católica suspende missas a partir deste sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou, esta quinta-feira, a suspensão das missas em todas as igrejas a partir de sábado. Em comunicado, citado pelo jornal online Observador, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração …

Cordeiro e Cravinho juntam-se a Ana Gomes. Candidata diz que voto em Marcelo "não é digno do PS de Mário Soares"

Esta quarta-feira, Duarte Cordeiro manifestou o seu apoio a Ana Gomes, que lembra ser a única candidata do seu partido. Da mesma forma, João Cravinho saudou a "nossa candidata à Presidência". "A Ana é do meu …

PSP suspende gozo de férias. Agentes pré-reforma podem ser mobilizados para fiscalizar confinamento

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) suspendeu o gozo de férias na instituição, num momento em que Portugal cumpre um novo confinamento geral para travar a subida de casos, internamentos e mortes …

Manuel Alegre diz que "Geringonça" ficou aquém das expectativas e critica "meias medidas" no combate à pandemia

O dirigente histórico do PS Manuel Alegre considera que a solução política de esquerda, a Geringonça, ficou aquém das expectativas, resumindo-se a uma mercearia à volta do OE, e critica as "meias medidas" no combate …