IPO de Coimbra. Finanças desbloqueiam verba para bloco cirúrgico

O IPO de Coimbra salientou que esta obra é “um dos mais importantes desígnios e uma das aspirações mais antigas dos seus profissionais”.

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil recebeu luz verde do Governo para assumir uma despesa de quase 1,5 milhões de euros, a que acresce a taxa de IVA, para a compra e montagem de “equipamento médico-cirúrgico de um bloco operatório com duas salas de cirurgia, incluindo a sua conceção e construção”.

Segundo o Jornal de Negócios, este contrato tem um período de 24 meses e encargos divididos pelos anos de 2019 e 2020.

A portaria governamental, publicada em Diário da República esta segunda-feira, divide o montante em duas partes iguais e salvaguarda que estes encargos “são satisfeitos por verbas adequadas” do IPO de Coimbra, cuja lotação atual ronda as 231 camas e onde trabalham cerca de mil pessoas.

A requalificação do edifício da cirurgia desta instituição do Serviço Nacional de Saúde, num investimento global de 28,8 milhões de euros, é um dos projetos incluídos no chamado Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS), financiado por verbas do Orçamento do Estado e por fundos europeus.

Esta obra é “um dos mais importantes desígnios e uma das aspirações mais antigas dos seus profissionais”, destaca o IPO de Coimbra, citada pelo mesmo diário.

“As obras de requalificação permitirão corresponder aos padrões de qualidade estruturais e tecnológicos preconizados para os centros de oncologia mais diferenciados, bem como proporcionar melhores condições de trabalho para as equipas e de conforto para os doentes”, sublinhou a unidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …