/

iPad avariado pode esconder segredos de João Rendeiro (e o rasto da sua fortuna)

1

Luís Miguel Fonseca / Lusa

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam.

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam.

Apesar da morte de João Rendeiro, as investigações em torno do património que terá ocultado prosseguem e há um iPad avariado que pode ser decisivo para chegar ao rasto da fortuna que o ex-banqueiro terá desviado do BPP.

A unidade anticorrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a analisar “um velho iPad prateado, que “avariava muitas vezes e funcionava mal”, mas que o ex-dono do Banco Privado Português (BPP) nunca perdia de vista”, como avança o Expresso.

“Esse iPad contém informações valiosas que podem ajudar a chegar ao paradeiro dos quadros desaparecidos, ao património escondido e a perceber melhor como era feito o branqueamento de capitais”, revela ao semanário uma fonte dita como “próxima do processo”.

Mas as autoridades também apreenderam outro iPad que Rendeiro terá comprado já na África do Sul, após a fuga à justiça portuguesa, e três iPhones.

Os “cinco aparelhos electrónicos foram apreendidos a 11 de Dezembro do ano passado pelo capitão Naidoo, da Interpol, na operação que levou à detenção de Rendeiro num hotel de luxo em Durban, depois de três meses em fuga às autoridades portuguesas”, avança ainda o Expresso.

A PJ está, agora, a analisar o conteúdo destes aparelhos e “a rastrear os contactos mantidos pelo banqueiro um pouco por todo o globo”, frisa o jornal.

Além disso, as autoridades estão a investigar as movimentações realizadas com seis cartões bancários, todos respeitantes a bancos internacionais, que também foram apreendidos “pela Interpol”, como confirma a ex-advogada do banqueiro, June Marks, citada pelo Expresso.

Estas investigações podem ser determinantes para chegar ao paradeiro da fortuna escondida do ex-banqueiro. Mas o objectivo é também encontrar os quadros arrestados pela justiça, em 2010.

Oito desses quadros de Rendeiro foram leiloados pela Christie’s, entre Outubro de 2020 e Outubro de 2021, numa altura em que o ex-dono do BPP já estava em fuga. Renderam cerca de 1,3 milhões de euros.

Só um dos quadros leiloados foi, até agora, recuperado numa galeria em Bruxelas, onde estava exposto.

ZAP //

1 Comment

  1. Pode ser que a avaria seja tão grave que parte desses milhões acabem na minha caixa de correio (na conta não interessa porque com a sanha orwelliana actual e o gosto do governo pelos euros alheio, logo davam por eles).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.