O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5.

Com o IONIQ 5, a Hyundai apresenta o primeiro modelo da série baseado na sua plataforma E-GMP. O IONIQ 5 vai estar disponível com dois tamanhos de baterias, cada um com tração traseira e tração nas quatro rodas. A nível de design, possui linhas modernas e angulosas.

O IONIQ 5 tem proporções equilibradas e é um modelo atraente, com um ar sofisticado, para o que contribuem os fechos de porta retráteis e a forma dos faróis dianteiros e dos farolins posteriores.

O primeiro modelo da nova submarca de elétricos da Hyundai possui um comprimento de 4,635 metros. Outra curiosidade é a altura do novo Hyundai, pois tem 1,605 m.

Um dos maiores trunfos do IONIQ 5 é a sua imensa distância entre eixos. Com 3 metros entre as rodas, o novo modelo permite acolher packs de baterias com qualquer capacidade.

Tem ainda uma habitabilidade acima da média e uma capacidade para bagagens generosa, com capacidade para 531 litros atrás e 57 litros na frunk (a mala na frente).

Apesar de possuir uma enorme distância entre eixos, o IONIQ 5 recorre a dois packs de baterias relativamente pequenos. O menor tem uma capacidade de 58 kWh, com o maior a atingir 72,6 kWh.

Em condições normais, o IONIQ 5 vai usufruir de apenas um motor com 170 cv e 350 Nm, capaz de chegar aos 100 km/h em 8,5 segundos.

A Hyundai também oferece um sistema elétrico a 800 volts, o que lhe permite recarregar as bateria com potências de até 350 kW. Isto faz com que o IONIQ 5 possa percorrer mais 100 km depois de estar apenas 5 minutos ligado a um carregador rápido (DC) a 350 kW, apesar de as versões mais acessíveis usufruírem de sistemas apenas a 400V.

Já o interior foi projetado como uma sala de estar. O E-GMP oferece um piso interior totalmente plano, sem túnel de transmissão. Não há uma consola central entre a área dos pés do condutor e do passageiro. A prateleira construída entre os bancos é bastante flexível e pode ser aberta e desdobrada de diversas formas.

Para já ainda não se sabe que versão estará disponível e quando. Como tal, os preços para o mercado de Portugal ainda estão dependentes de vários pormenores.

No entanto, com a produção na Coreia do Sul programada para começar no primeiro trimestre, os primeiros veículos do modelo especial são esperados nos mercados no início do verão.

Já no que toca ao preço, este poderá andar entre os 35 mil euros e os 62 mil euros, avança o The Verge.

O carro foi apresentado no passado dia 23 de fevereiro.

Ana Isabel Moura //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desde quando é que ter uma grande distância entre eixos é uma vantagem, ou um grande trunfo?? Será que esse carro nunca irá precisar de entrar num estacionamento subterrâneo, ou ter que subir uma rampa??

RESPONDER

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …