Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação induzida por bactérias está diretamente relacionada com o cancro.

Um artigo recentemente publicado na Medical Hypotheses refere que existe um remédio preventivo, simples e barato para reduzir o risco de cancro da mama: consumir iogurte natural diariamente.

De acordo com os cientistas, o iogurte natural contém bactérias benéficas para a fermentação da lactose, comummente encontradas no leite, semelhantes às bactérias – ou microflora – encontradas nos seios das mães que amamentaram. “Agora sabemos que o leite materno não é estéril e que a lactação altera a microflora da mama”, referiu Rachael Rigby, investigadora da Universidade de Lancaster.

“As bactérias fermentadoras de lactose são comummente encontradas no leite e provavelmente ocupam os ductos mamários das mulheres durante a lactação e durante um período desconhecido após a lactação.” Esta bactéria, que fermenta a lactose na mama, é protetora – a cada ano de amamentação reduz o risco de cancro da mama em 4,3%.

O EurekAlert adianta que vários estudos revelaram que o consumo de iogurte está associado a uma redução no risco de cancro da mama. Agora, a equipa envolvida nesta investigação sugere que isso se deve ao “substituição” de bactérias nocivas por bactérias benéficas.

No nosso corpo humano, existem cerca de 10 mil milhões de células bacterianas e, apesar de a maioria ser inofensiva, algumas bactérias criam toxinas que desencadeiam inflamações. A inflamação crónica destrói os germes nocivos, mas também danifica o nosso corpo.

“As células estaminais que se dividem para reabastecer o revestimento dos ductos mamários são influenciadas pela microflora, e certos componentes da microflora foram observados noutros órgãos, como o cólon e o estômago, para aumentar o risco de desenvolvimento de cancro”, referem os cientistas no artigo.

Por isso, “é provável que ocorra um cenário semelhante no seio, onde a microflora residente afeta a divisão de células estaminais e influencia o risco de cancro”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já há 100 mortos por Covid-19 em Portugal. Infectados sobem para 5170

O número de pessoas infectadas com o coronavírus em Portugal subiu para 5170. São 902 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que representa um acréscimo de 21%. Já morreram 100 pessoas.  A taxa de mortalidade …

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …