Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação induzida por bactérias está diretamente relacionada com o cancro.

Um artigo recentemente publicado na Medical Hypotheses refere que existe um remédio preventivo, simples e barato para reduzir o risco de cancro da mama: consumir iogurte natural diariamente.

De acordo com os cientistas, o iogurte natural contém bactérias benéficas para a fermentação da lactose, comummente encontradas no leite, semelhantes às bactérias – ou microflora – encontradas nos seios das mães que amamentaram. “Agora sabemos que o leite materno não é estéril e que a lactação altera a microflora da mama”, referiu Rachael Rigby, investigadora da Universidade de Lancaster.

“As bactérias fermentadoras de lactose são comummente encontradas no leite e provavelmente ocupam os ductos mamários das mulheres durante a lactação e durante um período desconhecido após a lactação.” Esta bactéria, que fermenta a lactose na mama, é protetora – a cada ano de amamentação reduz o risco de cancro da mama em 4,3%.

O EurekAlert adianta que vários estudos revelaram que o consumo de iogurte está associado a uma redução no risco de cancro da mama. Agora, a equipa envolvida nesta investigação sugere que isso se deve ao “substituição” de bactérias nocivas por bactérias benéficas.

No nosso corpo humano, existem cerca de 10 mil milhões de células bacterianas e, apesar de a maioria ser inofensiva, algumas bactérias criam toxinas que desencadeiam inflamações. A inflamação crónica destrói os germes nocivos, mas também danifica o nosso corpo.

“As células estaminais que se dividem para reabastecer o revestimento dos ductos mamários são influenciadas pela microflora, e certos componentes da microflora foram observados noutros órgãos, como o cólon e o estômago, para aumentar o risco de desenvolvimento de cancro”, referem os cientistas no artigo.

Por isso, “é provável que ocorra um cenário semelhante no seio, onde a microflora residente afeta a divisão de células estaminais e influencia o risco de cancro”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …