Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que os homens que comem, pelo menos, dois iogurtes por semana têm uma probabilidade 20% menor de desenvolver tumores nos intestinos que podem eventualmente evoluir para cancro.

Além disso, a mesma investigação concluiu que os homens que comem iogurte têm um risco 26% menor de vir a desenvolver adenomas malignos, relata a Visão.

Este artigo científico vai ao encontro de estudos anteriores que sugerem que o consumo de iogurte reduz o risco de cancro no intestino, uma vez que altera o tipo e o volume de bactérias no intestino. Os adenomas são tumores que se formam nas paredes do reto ou do colon e podem ser benignos ou malignos. No entanto, se não forem tratados, podem mesmo ter grande probabilidade de se tornarem malignos.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas usaram uma base de dados de dois estudos anteriores – o Health Professionals Follow-Up Study e o Nurses’ Health Study. Do primeiro estudo, a equipa retirou informações relativas a mais de 32.600 homens e estudaram a sua dieta e a evolução dos tumores. Do segundo, acederam aos dados relativos a mais de 55.700 mulheres com a mesma condição e procederam exatamente da mesma forma.

Ambos os estudos investigaram os fatores de risco para o desenvolvimento doenças crónicas, em homens e mulheres respetivamente.

De acordo com a revista, todos os participantes fizeram endoscopias entre 1986 e 2012 e relataram as suas dietas, a cada quatro anos, incluindo a quantidade de iogurte que consumiam. Nos 26 anos em que os estudos decorreram, cerca de 5,800 homens e 8,100 mulheres desenvolveram adenomas.

As conclusões do mais recente estudo, publicado na revista científica Gut, revelam que os homens que consumiam dois ou mais iogurtes por semana tiveram uma probabilidade 26% inferior de desenvolver adenomas cancerígenas. Já no que diz respeito às mulheres, o estudo não encontrou nenhuma ligação.

Uma vez que este estudo é meramente observacional, os cientistas avisam que serão precisas mais investigações sobre o tema. Ainda assim, sugerem que este resultado se deve aos dois probióticos presentes no iogurte. O Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus têm o poder de diminuir os carcinógenos no intestino.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …