Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que os homens que comem, pelo menos, dois iogurtes por semana têm uma probabilidade 20% menor de desenvolver tumores nos intestinos que podem eventualmente evoluir para cancro.

Além disso, a mesma investigação concluiu que os homens que comem iogurte têm um risco 26% menor de vir a desenvolver adenomas malignos, relata a Visão.

Este artigo científico vai ao encontro de estudos anteriores que sugerem que o consumo de iogurte reduz o risco de cancro no intestino, uma vez que altera o tipo e o volume de bactérias no intestino. Os adenomas são tumores que se formam nas paredes do reto ou do colon e podem ser benignos ou malignos. No entanto, se não forem tratados, podem mesmo ter grande probabilidade de se tornarem malignos.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas usaram uma base de dados de dois estudos anteriores – o Health Professionals Follow-Up Study e o Nurses’ Health Study. Do primeiro estudo, a equipa retirou informações relativas a mais de 32.600 homens e estudaram a sua dieta e a evolução dos tumores. Do segundo, acederam aos dados relativos a mais de 55.700 mulheres com a mesma condição e procederam exatamente da mesma forma.

Ambos os estudos investigaram os fatores de risco para o desenvolvimento doenças crónicas, em homens e mulheres respetivamente.

De acordo com a revista, todos os participantes fizeram endoscopias entre 1986 e 2012 e relataram as suas dietas, a cada quatro anos, incluindo a quantidade de iogurte que consumiam. Nos 26 anos em que os estudos decorreram, cerca de 5,800 homens e 8,100 mulheres desenvolveram adenomas.

As conclusões do mais recente estudo, publicado na revista científica Gut, revelam que os homens que consumiam dois ou mais iogurtes por semana tiveram uma probabilidade 26% inferior de desenvolver adenomas cancerígenas. Já no que diz respeito às mulheres, o estudo não encontrou nenhuma ligação.

Uma vez que este estudo é meramente observacional, os cientistas avisam que serão precisas mais investigações sobre o tema. Ainda assim, sugerem que este resultado se deve aos dois probióticos presentes no iogurte. O Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus têm o poder de diminuir os carcinógenos no intestino.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrados restos mortais do general favorito de Napoleão. Estavam debaixo de uma pista de dança

Uma escavação sob a fundação de uma pista de dança na Rússia descobriu os restos mortais de um dos generais favoritos de Napoleão Bonaparte. O homem tinha apenas uma perna e foi morto por uma bala …

Negociações falharam. Sindicatos dos motoristas entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do …

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …