/

Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que os homens que comem, pelo menos, dois iogurtes por semana têm uma probabilidade 20% menor de desenvolver tumores nos intestinos que podem eventualmente evoluir para cancro.

Além disso, a mesma investigação concluiu que os homens que comem iogurte têm um risco 26% menor de vir a desenvolver adenomas malignos, relata a Visão.

Este artigo científico vai ao encontro de estudos anteriores que sugerem que o consumo de iogurte reduz o risco de cancro no intestino, uma vez que altera o tipo e o volume de bactérias no intestino. Os adenomas são tumores que se formam nas paredes do reto ou do colon e podem ser benignos ou malignos. No entanto, se não forem tratados, podem mesmo ter grande probabilidade de se tornarem malignos.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas usaram uma base de dados de dois estudos anteriores – o Health Professionals Follow-Up Study e o Nurses’ Health Study. Do primeiro estudo, a equipa retirou informações relativas a mais de 32.600 homens e estudaram a sua dieta e a evolução dos tumores. Do segundo, acederam aos dados relativos a mais de 55.700 mulheres com a mesma condição e procederam exatamente da mesma forma.

Ambos os estudos investigaram os fatores de risco para o desenvolvimento doenças crónicas, em homens e mulheres respetivamente.

De acordo com a revista, todos os participantes fizeram endoscopias entre 1986 e 2012 e relataram as suas dietas, a cada quatro anos, incluindo a quantidade de iogurte que consumiam. Nos 26 anos em que os estudos decorreram, cerca de 5,800 homens e 8,100 mulheres desenvolveram adenomas.

As conclusões do mais recente estudo, publicado na revista científica Gut, revelam que os homens que consumiam dois ou mais iogurtes por semana tiveram uma probabilidade 26% inferior de desenvolver adenomas cancerígenas. Já no que diz respeito às mulheres, o estudo não encontrou nenhuma ligação.

Uma vez que este estudo é meramente observacional, os cientistas avisam que serão precisas mais investigações sobre o tema. Ainda assim, sugerem que este resultado se deve aos dois probióticos presentes no iogurte. O Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus têm o poder de diminuir os carcinógenos no intestino.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.