Investigadores desenvolvem robô com uma “forma primitiva de empatia”

Embora o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial com cognição avançada ainda esteja um pouco longe, investigadores da Universidade de Columbia conseguiram criar um robô com o que chamam de “teoria visual do comportamento”.

Para que os robôs interajam socialmente com os humanos, primeiro precisam de desenvolver a capacidade da Teoria da Mente (ToM), que envolve a capacidade de empatia com os outros.

Os autores explicaram, no seu estudo publicado na Scientific Reports, que essa característica pode muito bem ter surgido em animais como um precursor evolutivo do ToM, e pode representar um passo importante para a criação de IA com capacidades sociais complexas.

A Teoria da Mente é a principal marca da cognição humana e acredita-se que surja na maioria das crianças por volta dos três anos. Esta permite aos humanos compreender as necessidades e intenções das pessoas à sua volta e, portanto, facilita atividades sociais complexas.

Normalmente, a ToM baseia-se no raciocínio simbólico, pelo qual o cérebro analisa explicitamente as entradas para prever as ações futuras de outra pessoa, geralmente usando a linguagem. Isso só pode ser alcançado através do uso de equipamentos neurais como o córtex pré-frontal – algo que todos os humanos possuem, mas que é muito avançado para robôs.

No entanto, os autores do estudo levantam a hipótese de que alguns dos nossos ancestrais evolucionários podem ter desenvolvido a capacidade de prever as ações de outros simplesmente visualizando-as com os olhos da mente, muito antes que a capacidade de raciocínio simbólico explícito surgisse. Os investigadores começaram a recriar a teoria visual do comportamento do corpo num sistema de IA

De acordo com o IFL Science, para isso, a equipa programou um robô para que este se movesse continuamente em direção a um dos dois pontos verdes de seu campo visual, sempre optando pelo que considerasse ser o mais próximo dos dois.

Por vezes, os investigadores impediam o robô de ver o ponto verde mais próximo, obscurecendo-o com um bloco vermelho, fazendo com que este se movesse em direção ao ponto mais distante.

Uma segunda IA ​​passou duas horas a observar o primeiro robô enquanto este completava a tarefa. Crucialmente, este robô tinha uma visão panorâmica do espaço, portanto, sempre podia ver os dois pontos verdes.

Eventualmente, esta IA aprendeu exatamente o que estava a acontecer e desenvolveu a capacidade de prever o que o primeiro robô faria, observando apenas a disposição dos pontos verdes e do bloco vermelho. Assim, o observador de IA foi capaz de prever o objetivo e as ações do primeiro robô com 98,45% de precisão, apesar de não ter capacidade de raciocínio simbólico.

Segundo o estudo, essa capacidade de processamento baseado em imagens é mais primitiva do que o processamento baseado em linguagem ou outras formas de raciocínio simbólico, mas os autores do estudo sugerem que pode ter atuado como um degrau evolutivo em direção à ToM em humanos e outros primatas.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …

Fim das moratórias. Banco de Fomento está a trabalhar com outros bancos

O Banco Português de Fomento está a trabalhar com vários stakeholders, nomeadamente os bancos, para ter o fim das moratórias em conta com a perspetiva para este e o próximo ano. Nos próximos tempos, o Banco …

Pessoas com 55 anos ou mais já podem agendar a vacina contra a covid-19

Depois dos maiores de 60 anos, chegou a vez da inscrição dos utentes com 55 anos ou mais. Estes cidadãos já podem agendar a toma da vacina contra a covid-19. O auto-agendamento para a vacina contra …

Primeiro-ministro israelita garante que o país usará "força crescente" contra Hamas

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, avisou na quarta-feira que Israel vai continuar a intensificar a força dos ataques retaliatórios contra as milícias palestinianas em Gaza e que vai visar vários comandantes da liderança militar do …

Melhorias nos edifícios e uma nova plataforma. PRR tem 45 milhões para ajudar pessoas com deficiência

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem 45 milhões de euros para acelerar as acessibilidades físicas para pessoas com deficiência ou incapacidades. Na terceira componente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disponibilizado pelo Governo, …

Siza Vieira diz que Governo está “disponível para colocar recursos públicos” na transição digital

Pedro Siza Vieira revelou estar "inteiramente disponível para colocar recursos públicos" ao serviço da transição digital e assegurou que o país "está preparado" para aproveitar fundos da UE. O ministro da Economia e da Transição Digital …

Partido de Macron impede candidata de concorrer a eleição por usar hijab

O partido do presidente francês Emmanuel Macron impediu uma mulher muçulmana de concorrer como candidata às eleições locais porque tirou uma fotografia para um panfleto de campanha usando um hijab na cabeça. Sara Zemmahi ficou famosa …