Investigadores criam um robô inseto que consegue saltar na água

Investigadores coreanos desenvolveram um robô que não só anda na água como ainda consegue saltar.

Com o objetivo de tentar reproduzir um verdadeiro inseto a circular na água, o projeto é o avanço de um primeiro modelo que apenas conseguia andar.

Desenvolvido na Universidade Nacional de Seoul, na Coreia do Sul, o novo robô usa as quatro “patas” para se impulsionar a partir de uma superfície sólida ou líquida e usa a energia depositada num dispositivo que imita o movimento da perna da pulga quando esta salta.

Em declarações à revista Science, o grupo explica que a dimensão do robô tem em conta o limite de peso que a tensão superficial da água pode suportar e que o revestimento repelente nas patas é o principal responsável para evitar a impulsão da água.

Durante os testes, o invento experimentou acelerações com cerca de 13.8 g, três vezes mais do que os astronautas podem tolerar quando são lançados de uma nave especial.

O “robô inseto”, que salta mais de 14cm, pode auxiliar os especialistas em áreas como monitorização ambiental, operações de buscas e salvamento e na vigilância secreta de um inimigo.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.