MP está a investigar a Torre de Picoas que foi cedida ao BES por um euro

Google Maps

O Ministério Público está a investigar a construção da chamada Torre de Picoas, na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. Em causa estão suspeitas relacionadas com o processo de licenciamento dirigido pelo vereador do Urbanismo Manuel Salgado.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a abertura do inquérito em declarações à revista Sábado, notando que o processo “se encontra em investigação” no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).

O caso tem origem em suspeitas relacionadas com o licenciamento da Torre de Picoas, designadamente com a intervenção do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Manuel Salgado, depois de acusações feitas pelo ex-vereador da Mobilidade da CML, Fernando Nunes da Silva, e pelo ex-ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho.

Fernando Nunes da Silva contou aos jornais Sol e i que o antigo proprietário do terreno onde foi construída a Torre de Picoas, Armando Martins, teve vários projectos para a zona rejeitados durante mais de 20 anos. Recusas que Nunes da Silva atribui a Manuel Salgado, garantindo que tem documentos que confirmam que ele não forneceu ao proprietário todas as informações que deveria e poderia, lesando os seus interesses.

Como não conseguiu rentabilizar o terreno e tendo dificuldades financeiras, Armando Martins fez uma hipoteca de 15 milhões de euros sobre o mesmo ao BES, por recomendação de “um dos Espírito Santo”, como conta o i.

A chegada da crise e a impossibilidade de pagar a hipoteca, levaram Armando Martins a entregar o terreno ao BES por um euro. Na altura, o Banco era presidido por Ricardo Salgado que é primo direito de Manuel Salgado.

Nunes da Silva também assegura que informou Fernando Medina, o actual presidente da CML, sobre a actuação de Manuel Salgado. E o Sol garante que António Costa, ex-presidente da autarquia, recebeu documentos, alegadamente entregues pelo deputado social-democrata da Assembleia Municipal, Vítor Gonçalves, sobre o processo, quando estava de saída da Câmara.

O ex-vereador da CML, Manuel Maria Carrilho, que lançou suspeitas sobre Manuel Salgado no seu livro “Sob o Signo da Verdade”, reforça essa ideia em declarações ao jornal i, lamentando que foram “precisos 13 anos para se perceber o óbvio e as suas sinistras consequências”.

Na obra, Carrilho relata que quando concorreu à presidência da CML, Salgado queria ser o número dois da sua lista. Mas quando o confrontou com os conflitos de interesses entre as suas funções de vereador e os projectos atribuídos pela CML ao seu gabinete de arquitectura, o Risco, Salgado terá dito que “se podia pensar num blind trustee para dirigir” o atelier ou que o poderia vender “a alguém de confiança, que lho vendesse de novo quando ele saísse da Câmara”.

Em Junho passado, o Expresso noticiou que a Torre de Picoas tinha sido colocada à venda por 120 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …