MP está a investigar a Torre de Picoas que foi cedida ao BES por um euro

Google Maps

O Ministério Público está a investigar a construção da chamada Torre de Picoas, na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. Em causa estão suspeitas relacionadas com o processo de licenciamento dirigido pelo vereador do Urbanismo Manuel Salgado.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a abertura do inquérito em declarações à revista Sábado, notando que o processo “se encontra em investigação” no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).

O caso tem origem em suspeitas relacionadas com o licenciamento da Torre de Picoas, designadamente com a intervenção do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Manuel Salgado, depois de acusações feitas pelo ex-vereador da Mobilidade da CML, Fernando Nunes da Silva, e pelo ex-ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho.

Fernando Nunes da Silva contou aos jornais Sol e i que o antigo proprietário do terreno onde foi construída a Torre de Picoas, Armando Martins, teve vários projectos para a zona rejeitados durante mais de 20 anos. Recusas que Nunes da Silva atribui a Manuel Salgado, garantindo que tem documentos que confirmam que ele não forneceu ao proprietário todas as informações que deveria e poderia, lesando os seus interesses.

Como não conseguiu rentabilizar o terreno e tendo dificuldades financeiras, Armando Martins fez uma hipoteca de 15 milhões de euros sobre o mesmo ao BES, por recomendação de “um dos Espírito Santo”, como conta o i.

A chegada da crise e a impossibilidade de pagar a hipoteca, levaram Armando Martins a entregar o terreno ao BES por um euro. Na altura, o Banco era presidido por Ricardo Salgado que é primo direito de Manuel Salgado.

Nunes da Silva também assegura que informou Fernando Medina, o actual presidente da CML, sobre a actuação de Manuel Salgado. E o Sol garante que António Costa, ex-presidente da autarquia, recebeu documentos, alegadamente entregues pelo deputado social-democrata da Assembleia Municipal, Vítor Gonçalves, sobre o processo, quando estava de saída da Câmara.

O ex-vereador da CML, Manuel Maria Carrilho, que lançou suspeitas sobre Manuel Salgado no seu livro “Sob o Signo da Verdade”, reforça essa ideia em declarações ao jornal i, lamentando que foram “precisos 13 anos para se perceber o óbvio e as suas sinistras consequências”.

Na obra, Carrilho relata que quando concorreu à presidência da CML, Salgado queria ser o número dois da sua lista. Mas quando o confrontou com os conflitos de interesses entre as suas funções de vereador e os projectos atribuídos pela CML ao seu gabinete de arquitectura, o Risco, Salgado terá dito que “se podia pensar num blind trustee para dirigir” o atelier ou que o poderia vender “a alguém de confiança, que lho vendesse de novo quando ele saísse da Câmara”.

Em Junho passado, o Expresso noticiou que a Torre de Picoas tinha sido colocada à venda por 120 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …