MP está a investigar a Torre de Picoas que foi cedida ao BES por um euro

Google Maps

O Ministério Público está a investigar a construção da chamada Torre de Picoas, na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. Em causa estão suspeitas relacionadas com o processo de licenciamento dirigido pelo vereador do Urbanismo Manuel Salgado.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a abertura do inquérito em declarações à revista Sábado, notando que o processo “se encontra em investigação” no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).

O caso tem origem em suspeitas relacionadas com o licenciamento da Torre de Picoas, designadamente com a intervenção do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Manuel Salgado, depois de acusações feitas pelo ex-vereador da Mobilidade da CML, Fernando Nunes da Silva, e pelo ex-ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho.

Fernando Nunes da Silva contou aos jornais Sol e i que o antigo proprietário do terreno onde foi construída a Torre de Picoas, Armando Martins, teve vários projectos para a zona rejeitados durante mais de 20 anos. Recusas que Nunes da Silva atribui a Manuel Salgado, garantindo que tem documentos que confirmam que ele não forneceu ao proprietário todas as informações que deveria e poderia, lesando os seus interesses.

Como não conseguiu rentabilizar o terreno e tendo dificuldades financeiras, Armando Martins fez uma hipoteca de 15 milhões de euros sobre o mesmo ao BES, por recomendação de “um dos Espírito Santo”, como conta o i.

A chegada da crise e a impossibilidade de pagar a hipoteca, levaram Armando Martins a entregar o terreno ao BES por um euro. Na altura, o Banco era presidido por Ricardo Salgado que é primo direito de Manuel Salgado.

Nunes da Silva também assegura que informou Fernando Medina, o actual presidente da CML, sobre a actuação de Manuel Salgado. E o Sol garante que António Costa, ex-presidente da autarquia, recebeu documentos, alegadamente entregues pelo deputado social-democrata da Assembleia Municipal, Vítor Gonçalves, sobre o processo, quando estava de saída da Câmara.

O ex-vereador da CML, Manuel Maria Carrilho, que lançou suspeitas sobre Manuel Salgado no seu livro “Sob o Signo da Verdade”, reforça essa ideia em declarações ao jornal i, lamentando que foram “precisos 13 anos para se perceber o óbvio e as suas sinistras consequências”.

Na obra, Carrilho relata que quando concorreu à presidência da CML, Salgado queria ser o número dois da sua lista. Mas quando o confrontou com os conflitos de interesses entre as suas funções de vereador e os projectos atribuídos pela CML ao seu gabinete de arquitectura, o Risco, Salgado terá dito que “se podia pensar num blind trustee para dirigir” o atelier ou que o poderia vender “a alguém de confiança, que lho vendesse de novo quando ele saísse da Câmara”.

Em Junho passado, o Expresso noticiou que a Torre de Picoas tinha sido colocada à venda por 120 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …